"Alguém sabe em que mês a CRC Lisboa está nos processos de netos pós-exigência?"

Olá, pessoal! 😊

Meu processo de atribuição de nacionalidade como neta deu entrada na Conservatória de Lisboa em 19/06/2021.

Ele caiu em exigência em 09/05/2025, a qual foi cumprida em 30/05/2025.

Gostaria de saber se alguém tem informações atualizadas sobre em que mês a Conservatória está atualmente nos processos de netos que já cumpriram exigência e qual tem sido o prazo médio para retomarem a análise e despacho após o cumprimento.

Se alguém estiver em fase parecida e puder compartilhar a sua experiência e as datas do processo, ficarei muito agradecida! 🙏💛

Vamos trocando informações para nos ajudarmos nesse caminho. 🌟

Comentários

• @Tregina

em que mês a Conservatória está atualmente nos processos de netos que já cumpriram exigência

Não existe essa informação, pois as tabelas divulgadas pela ACP e pela CRC não trazem uma linha separada tratando de processos que cairam em exigencia.

qual tem sido o prazo médio para retomarem a análise e despacho após o cumprimento.

Não há um tempo médio. Há processos que em poucas semanas são concluídos, outros ficam meses e meses até serem finalizados.

Depois que o processo cai em exigencia, nao tem muito o que fazer, é ter paciencia e esperar...

• gostaria de saber se existe alguma coisa que se possa fazer para tentar agilizar a resposta do CRC, ja que as exigencias solicitadas foi cumprida na integra. Mandar email ao CRC não respodem. Somente como o email automático. No meu caaso já são 4 anos e 3 meses de espera para uma decisão. Esta angustiante a demora do conservador em responder, depois que caiu em exigência.

• @Tregina qual foi a exigência e qual conservadora está com processo ? no meu caso caiu em exigência em novembro do ano passado cumpri em janeiro desse ano dia 27, e até agora nada, está com a Andréia Thomáz conservadora.

• @Tregina

gostaria de saber se existe alguma coisa que se possa fazer para tentar agilizar a resposta do CRC

Infelizmente, não.

• Caro Will_osugui,

- esclarecimento das circunstâncias e motivos pelos quais o registo de nascimento do/a interessado/a Telma Regina Ignacio foi lavrado apenas em 12/11/1971, sete anos após o nascimento ocorrido em 02/11/1964.

A exigencia foi para eu justificar porque meu pai me registrou aos 7 anos. Não entendi o porque disso, sendo que na minha certidão reprografica autenticada e apostilada, existe a assinatura de meu pai e de 2 testemunhas signatarias que assinaram junto com ele. E também consta o nome dos 2 avôs que são portugues, fiz a justificativa e enviei.

- nova fotocópia, não só autenticada, como também legalizada, do documento de identificação, válido, do/a interessado/a, contendo fotografia e menção da filiação (artigo 37º nº 1 e 42º nº 1 do RNP; OIS 2/2016) comprovando a conformidade dos elementos relativos à filiação, a nacionalidade e os dados necessários para a emissão / validação do certificado de registo criminal, tendo anteriormente apresentado apenas fotocópia autenticada, mas não legalizada.;

Ao dar entrada no processo anexei 1 copia autenticada no cartorio de Braga em PT , do meu passaporte brasileiro emitido pela Policia Federal e ele solicitou de novo nova fotocopia de certo porque não apostilei ja que estava em Portugal não achei necessario. So que agora enviei, CPF, Passaporte e Historico Escolar, todos autenticados, apostilados.

Bão existe margem a duvida, pois o nome do nacional Portugues esta na certidão copia reprografica, autenticada e apostilada pelo cartório onde fui registrada. Tem a assinatura de meu pai, e de duas testemunhas. Inclusive dentro deste processo de pedido meu de nacionalidade, já até desarquivei as certidões de nascimento do meu avô e avó ambos portugueses e ja realizei a transcrição do casamento deles . Não sei porque esta exigência. Mas o que pega é a demora. Quero voltar para Portugal, estou somente esperando isso.

• O meu processo esta no CRC de Lisboa. E não foi me dito quem é a conservatora que esta com ele não. Ele entro em exigência em 09/05/25. Eu enviei a solicitação em 30/05/25. E estou esperando.

• @Tregina

É porque foi um registro "tardio" (depois de um ano de idade). Existem dispositivos na legislação PT que fazem essa distinção entre registros antes ou depois de um ano. Quando aparece um registro tardio, normalmente o conservador vai fazer uma exigência e pedir explicação da razão.

O bom é que normalmente as explicações são aceitas sem maiores problemas.

Tem até um post específico sobre isso:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/25906/guia-justificativa-de-registro-tardio

• @CarlosAlberto

Eu gostaria de saber quem é o conservador do meu processo. Mas gostaria de saber também se posso pedir celeridade dele, pois eu quero retornar pra Portugal, e espero este processo a 4 anos ser concluido. Todos os email que envio ao CRC de Lisboa retornam com respostas automaticas, e não dizem em que data esta a lista de exigencia cumpridas. Nem como é feita a analise apos cair em exigencia. Sei que administrativamente o meu processo ja passa em muito. Ferindo o artigo 82 do CPC.

• @Tregina será que não pode haver outra exigência?

• @Tregina

So que agora enviei, CPF, Passaporte e Historico Escolar, todos autenticados, apostilados.

Eu nao vi, na exigencia, pedido de envio de historico escolar, nem de cpf. Quando voce envia documentos desnecessários, vc se enrola. Pq os documentos serão analisados, e qualquer divergencia neles, dá problema. Nunca envie nada que nao for solicitado.

De resto, nao adianta escrever para o conservador pedindo celeridade. Será ignorado. Os conservadores sabem que está tudo atrasado.

O que vc tem a fazer é esperar. Seu processo é de junho de 2021. Até o fim do ano ele termina.

• @guedesmarcia no meu caso não houve mais nenhuma exigência. Somente o que postei lá em cima.

• @Tregina então melhor,o que vc justificou no fato do registro tardio?

• @guedesmarciaEu expliquei as verdades dos fatos que eu tinha conhecimento, pois meu pai já é falecido. Comecei desta forma esxrita em baixo e destaquei 4 pontos, incluindo que meu pai realizou tudo dentro das lei vigentes há epoca e que existe a assinatura dele na minha certidão bem como de 2 testemunhas que compareceram com ele ao cartorio e também assinaram a certidão. e que tudo esta na copia reprografica, apostilada e autenticada. Inclusive que no rodape da certidão consta que foi cumprida as exigencias de lei.

Exmo(a). Senhor(a) Conservador(a),

Eu, Telma Regina Ignacio, nascida em 02 de novembro de 1964, venho, na qualidade de requerente, apresentar os seguintes esclarecimentos, conforme solicitado no projeto de decisão datado de 09/05/2025, referente ao pedido de atribuição da nacionalidade portuguesa.

1.     Esclareço que o meu registo de nascimento foi lavrado apenas em 12 de novembro de 1971, sete anos após o meu nascimento, ocorrido em 02 de novembro de 1964. Tal situação ocorreu devido às dificuldades sociais e financeiras enfrentadas pela minha família à época, residente numa região com acesso limitado aos serviços públicos e cartoriais. Era prática comum, em tais contextos, que os pais realizassem o registo de dois ou mais filhos numa única ocasião, como forma de otimizar custos e deslocamentos. Assim, o meu pai optou por realizar o meu registo juntamente com o de outro filho, numa data posterior. Foi nesse cenário que o meu pai procedeu ao meu registo tardio. 

• @Tregina está perfeito,vao aceitar com toda certeza,nao entendo o porque da demora.

• Processo de março de 21 que caiu em exigência e na mesma situação que o seu processo. Na fase de tomada de decisão após o cumprimento das exigências. Eu fiz atraves de advogada que me informou que nem eles estão tendo mais retorno sobre os processos...

• @Tregina,

minha situação está bem semelhante com a sua. Meu processo foi submetido em 08-06-2021. Em 28/02/2025, foi solicitado uma nova certidão do registo civil de nascimento do/a interessado/a, que foi protocolada em Lisboa em 16/04/2025. Desde então não tive nenhum avanço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.