Nacionalidade p cônjuge
Boa tarde
Alguém sabe qto tempo está demorando pra sair a nacionalidade portuguesa do cônjuge,
Deu entrada em Lisboa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Boa tarde
Alguém sabe qto tempo está demorando pra sair a nacionalidade portuguesa do cônjuge,
Deu entrada em Lisboa
Comentários
@Glauce Cristina Cerca de 4 anos.
Boa tarde!
Gostaria de uma orientação para o meu caso: meu marido é cidadão português e sou sua segunda esposa. Ele fez a transcrição do primeiro casamento para que a ex esposa pudesse viver na Europa com ele, há anos atrás. Eles já estão divorciados no Brasil e já averbaram em Portugal também. Temos mais de 7 anos de casados, eu tenho direito á cidadania?
@patriciagonzalez
Sim.
Se o divórcio que dissolveu o primeiro casamento já foi homologado por um tribunal em PT e averbado no assento de nascimento PT dele, o próximo passo é fazer a transcrição do seu casamento com ele. Estou supondo que se casaram no BR.
Hoje em dia, se estiver no BR, o lugar mais rápido é no consulado do Rio (se envia tudo por correio):
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Caso more perto de BH ou Brasília, nesses lugares eles fazem a transcrição presencialmente bem rápido (ou no mesmo dia ou seguinte). Mas o gargalo é conseguir fazer o agendamento para ir nesses locais dar entrada na documentação.
Concluída a transcrição, pode fazer o seu pedido de nacionalidade como cônjuge. Isso só tramita em Lisboa, ver o guia abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
O processo como cônjuge tem levado uns 4 anos para concluir.
@CarlosASP super obrigada pela orientação!! Foi muito esclarecedora. Já vou reunir a documentação para a transcrição de casamento. Muito obrigada, mais uma vez!!