Informações e Ajudas sobre transcrição de casamento
Olá.
o processo de minha mãe, está próximo de ser concluído e gostaria de me organizar para fazer a transcrição do casamento dela com o do meu pai.
tenho algumas dúvidas
Documentos:
Mãe (portuguesa) - assento de nascimento simples * precisa de mais alguma documentação?*
Pai (Estrangeiro) - Certidão inteiro teor apostilada *Dúvida: Ela precisa ser por fotocópia e digitada ou apenas por foto cópia? Falta alguma documentação pro estrangeiro?
Mãe e pai: Certidão de casamento inteiro teor apostilada. *mesma dúvida: Ela precisa ser por fotocópia e digitada ou apenas por foto cópia?
No caso quando me refiro a fotocópia, seria a xerox fidedigna do livro, e a digitada será escrita novamente pelo responsável do cartório. Me recordo, que como a certidão da minha mãe foi escrita a mão foi recomendado emitir as duas… não sei se a mesma regra vale para o casamento.
Minha mãe é viva e fará a solicitação ela mesmo, eu não vou solicitar como filho… logo se exclui a necessidade de algum outro documento de identificação, correto?
Formulário:
Qual seria o nome, codigo do formulário para a transcrição?
alguma observação sobre o preenchimento?
após preencher, minha mãe deverá reconhecer firma por autenticidade? Precisa de mais alguma ação como o apostilamento?
Pagamento:
O link para pagamento é gerado só depois que a conservatória recebe os documentos e o formulário?
Prazo:
Qual o prazo médio e máximo desse processo?
pergunto isso pois após chegar a conclusão eu darei entrada no meu processo…
Local:
CRC do porto
Palacete das pestanas
Rua de gonçalo cristovão, 371
4000-270 -porto - portugal
Foi recomendado esse local, de fato é o mais rápido ou o que costuma ser enviado os processos?
——————————
Desde já agradeço…
Ressalto o quão importante está sendo esse forum para mim. Devo muito a vocês…
Att
Comentários
@Juliocesar_
Você mora no Brasil? Se sim, te recomendo fazer a transcrição pelo consulado do RJ. A CRC Porto tem demorado uns 4 meses para transcrever um casamento, o Consulado do RJ geralmente faz em 1 mês. Se for fazer via consulado verifique a lista de doctos no site deles pois cada lugar tem suas próprias regras e pedidos de documentos.
Sobre suas dúvidas:
Mãe (portuguesa) - assento de nascimento simples * precisa de mais alguma documentação?*
Apenas cópia simples do assento de nascimento português, nada mais.
Pai (Estrangeiro) - Certidão inteiro teor apostilada *Dúvida: Ela precisa ser por fotocópia e digitada ou apenas por foto cópia? Falta alguma documentação pro estrangeiro?
Apenas digitada e apostilada. Para transcrição não é necessária a certidão reprográfica.
Mãe e pai: Certidão de casamento inteiro teor apostilada. *mesma dúvida: Ela precisa ser por fotocópia e digitada ou apenas por foto cópia?
Idem ao anterior
Minha mãe é viva e fará a solicitação ela mesmo, eu não vou solicitar como filho… logo se exclui a necessidade de algum outro documento de identificação, correto?
Errado. Precisa apresentar cópia do documento de identificação. Pode ser o cartão de cidadão (caso ela tenha) ou RG ou passaporte (português ou brasileiro).
Qual seria o nome, codigo do formulário para a transcrição?
Se for realmente fazer na CRC porto, vc encontra os modelos que eles usam nesse post aqui
Se for fazer pelo consulado do RJ vá no site deles pois o modelo é diferente.
@ecoutinho
Desde já agradeço pela ajuda…
vou optar pelo consulado, moro aqui no Rj.
mais algumas perguntas :
A documentação muda muito?
Tentei olhar no site mas não achei o formulário e a lista de documentos…
Como é a forma de entrega? Vi algumas pessoas que só é aceito pelo correio.
seria o mesmo método da conservatória? Mando os documentos e depois o consulado envia o link pra pagamento?
@Juliocesar_
Confira novamente. No site do consulado tem indicando tudo.
A entrega é só pelo correio. Eles recebem os documentos, conferem e se estiver tudo certo pedem o pagto. Se os documentos não estiverem de acordo mandam de volta.
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
@ecoutinho
Existe no formulário um trecho:
"vem requerer a V exa na qualidade de ( grau de parentesco ou procurador) ........................., a transcrição de casamento.
O que eu coloco? Eu mesmo estou solicitando a transcrição do meu casamento.
Após transcrever, meu filho maior dará entrada na cidadania dele, além dos documentos obrigat´rios para o processo, é valido ele incluir o assento, numero ou algum documento de cópia simples que faça alusão ao meu processo de casamento? Pergunto isso pois o meu nome mudou e consta na documentação dele o meu nome de casada.
no caso, Além da:
COPIA SIMPLES DO ASSENTO DE NASCIMENTO
FORMULÁRIO PREENCHIDO
RG SOLICITANTE
CERTIDÃO REPROGRÁFICA DO SOLICITANTE
incluiria:
CÓPIA SIMPES DO ASSENTO OU NUMERAÇÃO DO CASAMENTO
@Juliocesar_
"vem requerer a V exa na qualidade de ( grau de parentesco ou procurador) ........................., a transcrição de casamento.O que eu coloco? Eu mesmo estou solicitando a transcrição do meu casamento.
na qualidade de nubente.
meu nome mudou e consta na documentação dele o meu nome de casada.
no caso, Além da:
(...)
incluiria:
CÓPIA SIMPES DO ASSENTO OU NUMERAÇÃO DO CASAMENTO
Não é necessário pois o casamento estará averbado no seu assento de nascimento em sistema, mas se quiser mandar uma cópia simples do assento de casamento, não faz mal algum.