Informações e Ajudas sobre transcrição de casamento

Olá.

o processo de minha mãe, está próximo de ser concluído e gostaria de me organizar para fazer a transcrição do casamento dela com o do meu pai.

tenho algumas dúvidas

Documentos:

Mãe (portuguesa) - assento de nascimento simples * precisa de mais alguma documentação?*

Pai (Estrangeiro) - Certidão inteiro teor apostilada *Dúvida: Ela precisa ser por fotocópia e digitada ou apenas por foto cópia? Falta alguma documentação pro estrangeiro?

Mãe e pai: Certidão de casamento inteiro teor apostilada. *mesma dúvida: Ela precisa ser por fotocópia e digitada ou apenas por foto cópia?

No caso quando me refiro a fotocópia, seria a xerox fidedigna do livro, e a digitada será escrita novamente pelo responsável do cartório. Me recordo, que como a certidão da minha mãe foi escrita a mão foi recomendado emitir as duas… não sei se a mesma regra vale para o casamento.

Minha mãe é viva e fará a solicitação ela mesmo, eu não vou solicitar como filho… logo se exclui a necessidade de algum outro documento de identificação, correto?

Formulário:

Qual seria o nome, codigo do formulário para a transcrição?

alguma observação sobre o preenchimento?

após preencher, minha mãe deverá reconhecer firma por autenticidade? Precisa de mais alguma ação como o apostilamento?

Pagamento:

O link para pagamento é gerado só depois que a conservatória recebe os documentos e o formulário?

Prazo:

Qual o prazo médio e máximo desse processo?

pergunto isso pois após chegar a conclusão eu darei entrada no meu processo…

Local:

CRC do porto

Palacete das pestanas

Rua de gonçalo cristovão, 371

4000-270 -porto - portugal

Foi recomendado esse local, de fato é o mais rápido ou o que costuma ser enviado os processos?

——————————

Desde já agradeço…

Ressalto o quão importante está sendo esse forum para mim. Devo muito a vocês…

Att

Comentários

• editado August 27

@Juliocesar_

Você mora no Brasil? Se sim, te recomendo fazer a transcrição pelo consulado do RJ. A CRC Porto tem demorado uns 4 meses para transcrever um casamento, o Consulado do RJ geralmente faz em 1 mês. Se for fazer via consulado verifique a lista de doctos no site deles pois cada lugar tem suas próprias regras e pedidos de documentos.

Sobre suas dúvidas:

Mãe (portuguesa) - assento de nascimento simples * precisa de mais alguma documentação?*

Apenas cópia simples do assento de nascimento português, nada mais.

Pai (Estrangeiro) - Certidão inteiro teor apostilada *Dúvida: Ela precisa ser por fotocópia e digitada ou apenas por foto cópia? Falta alguma documentação pro estrangeiro?

Apenas digitada e apostilada. Para transcrição não é necessária a certidão reprográfica.

Mãe e pai: Certidão de casamento inteiro teor apostilada. *mesma dúvida: Ela precisa ser por fotocópia e digitada ou apenas por foto cópia?

Idem ao anterior

Minha mãe é viva e fará a solicitação ela mesmo, eu não vou solicitar como filho… logo se exclui a necessidade de algum outro documento de identificação, correto?

Errado. Precisa apresentar cópia do documento de identificação. Pode ser o cartão de cidadão (caso ela tenha) ou RG ou passaporte (português ou brasileiro).

Qual seria o nome, codigo do formulário para a transcrição?

Se for realmente fazer na CRC porto, vc encontra os modelos que eles usam nesse post aqui 

Se for fazer pelo consulado do RJ vá no site deles pois o modelo é diferente.

• @ecoutinho

Desde já agradeço pela ajuda…

vou optar pelo consulado, moro aqui no Rj.

mais algumas perguntas :

A documentação muda muito?

Tentei olhar no site mas não achei o formulário e a lista de documentos…

Como é a forma de entrega? Vi algumas pessoas que só é aceito pelo correio.

seria o mesmo método da conservatória? Mando os documentos e depois o consulado envia o link pra pagamento?

• @Juliocesar_

Confira novamente. No site do consulado tem indicando tudo.

A entrega é só pelo correio. Eles recebem os documentos, conferem e se estiver tudo certo pedem o pagto. Se os documentos não estiverem de acordo mandam de volta.

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

• @ecoutinho

Existe no formulário um trecho:

"vem requerer a V exa na qualidade de ( grau de parentesco ou procurador) ........................., a transcrição de casamento. 

O que eu coloco? Eu mesmo estou solicitando a transcrição do meu casamento. 

Após transcrever, meu filho maior dará entrada na cidadania dele, além dos documentos obrigat´rios para o processo, é valido ele incluir o assento, numero ou algum documento de cópia simples que faça alusão ao meu processo de casamento? Pergunto isso pois o meu nome mudou e consta na documentação dele o meu nome de casada. 

no caso, Além da:

COPIA SIMPLES DO ASSENTO DE NASCIMENTO 

FORMULÁRIO PREENCHIDO 

RG SOLICITANTE 

CERTIDÃO REPROGRÁFICA DO SOLICITANTE 

incluiria:

CÓPIA SIMPES DO ASSENTO OU NUMERAÇÃO DO CASAMENTO

• @Juliocesar_

"vem requerer a V exa na qualidade de ( grau de parentesco ou procurador) ........................., a transcrição de casamento. 

O que eu coloco? Eu mesmo estou solicitando a transcrição do meu casamento. 

na qualidade de nubente.

meu nome mudou e consta na documentação dele o meu nome de casada. 

no caso, Além da:

(...)

incluiria:

CÓPIA SIMPES DO ASSENTO OU NUMERAÇÃO DO CASAMENTO

Não é necessário pois o casamento estará averbado no seu assento de nascimento em sistema, mas se quiser mandar uma cópia simples do assento de casamento, não faz mal algum.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.