Estarei em Lisboa esse ano e marquei para associar a CMD ao passaporte da minha esposa. Também estou com um processo em andamento da minha filha, mas pretendemos ter outro no próximo ano
Algum especialista aqui do fórum poderia confirmar melhor essa informação, porém até onde eu sei não é obrigatório que os pais sejam casados, porém se forem casados no Brasil é importante transcrever o casamento, nomes podem estar divergentes e isso implicaria ser necessário realizar mudanças nos documentos, após a emissão. No entanto, para o pedido de nacionalidade online, o progenitor não português precisa ter a Chave Móvel Digital (CMD) ativada. é fundamental verificar se o consulado de sua região oferece o serviço de ativação da CMD para estrangeiros. Pode ter ocorrido alguma alteração, mas em minhas consultas recentes o único que realiza este ato é o consulado do Rio de Janeiro, os agendamentos são tranquilos de conseguir com muitas datas disponíveis.
Agradeço se nos mantiver atualizados sobre o seu processo. Tenho uma filha menor de 1 ano e, no próximo mês, irei ao Rio de Janeiro para ativar a Chave Móvel Digital (CMD), tanto a minha quanto a de minha esposa.
A intenção é realizar o processo online, após a conclusão, farei um relato sobre. Este processo deveria ser melhor divulgado, pois é uma opção mais econômica e célere do que a tramitação através das conservatórias.
Aviso sim, mas farei essa associação do CMD com o passaporte só no final de outubro. A minha filha fiz o processo normal por Lisboa já tem um ano que enviei a documentação e ainda não saiu o assento. Pelas informações aqui do fórum só o consulado do rio de janeiro que está fazendo essa associação aqui no Brasil. Vou aproveitar essa viagem para fazer a associação já pensando em um próximo filho, minha esposa também está com processo de nacionalidade, mas por casamento está demorando muito para sair, então estou preferindo já me preparar para o próximo filho ser mais fácil
Agradeço MUITO todas as contribuições que tivemos aqui nesse post, eu não sabia que existia esse procedimento e acabei de realizar faltando 1 mês para minha filha completar 1 ano de idade.
Venho contribuir aqui que o Consulado Português em São Paulo está sim fazendo a ativação da Chave Móvel Digital, inclusive para não portugueses! Não precisa de agendamento e o atendimento é das 10h00 as 13h00 e das 14h00 as 16h00 (existe a informação no próprio site do consulado).
Fiquei 3 horas esperando para ser atendida, mesmo com bebê de colo (não existe atendimento prioritário). Mas valeu muito a pena!
Conforme comentei anteriormente, venho trazer meu relato sobre o processo de atribuição de nacionalidade do meu filho, menor de um ano.
Vi aqui que uma colega mencionou ter conseguido fazer a Chave Móvel Digital (CMD) para estrangeiro no Consulado de São Paulo. Esta é uma informação nova, pois em minhas consultas recentes este serviço estava sendo realizado apenas no Consulado do Rio de Janeiro.
Como eu já havia agendado e comprado as passagens para o Rio meses atrás, mantive o meu agendamento por lá.
Realizamos a ativação das Chaves na segunda-feira, dia 22/09/2025. O agendamento estava marcado para as 10h, e fomos atendidos às 10h15. Acredito que o atendimento foi rápido por estarmos previamente agendados.
Em poucos minutos, finalizamos o processo e nos entregaram uma folha, a cada um, com o código PIN temporário. Juntamente com o código, recebemos um passo a passo para alterar o PIN temporário no site autenticacao.gov.pt.
A alteração do PIN temporário é obrigatória para ter acesso aos serviços. Para realizá-la, basta realizar login no site, é necessário, após inserir o PIN temporário, informar um código SMS recebido nos respectivos celulares.
Tentei fazer a alteração por diversas vezes, mas eu simplesmente não recebia o código SMS. Após muitas tentativas, testei alterar o navegador, eu estava usando o Chrome, testei o Edge, que também não funcionou. Apenas quando usei o Firefox deu certo. Percebi, inclusive, que diversos outros serviços, como o site de agendamentos consulares, funcionam melhor no Firefox. Fica, então, a dica de utilizarem este navegador caso tenham alguma dificuldade com bugs em sites oficiais.
Mesmo no Firefox, o registro de nascimento para menor de um ano apresenta muitos bugs. Tive que preencher todas as informações três vezes até conseguir submeter o pedido.
Após o envio, minha esposa recebeu um e-mail com um link para confirmar o pedido. Entramos no link e fizemos a autorização, realizando o mesmo processo de autenticação com a Chave Móvel Digital via SMS dela.
Finalizei o pedido agora pouco. Retorno aqui em breve para informar sobre o prazo de conclusão e quando receberei o Cartão de Cidadão.
Vi relatos de pessoas que receberam o cartão na própria morada, no entanto, ao fazer o pedido, só havia a opção de entrega no consulado, selecionei o de São Paulo. Vamos aguardar para ver se enviam por correio ou se terei de ir busca-lo.
Continuando com o compromisso de trazer o relato sobre o processo do meu filho, informo que na data de hoje recebi o e-mail do IRN com a emissão do assento de nascimento. O prazo total, desde o protocolo até o recebimento do assento, foi de exatamente 15 dias.
Esta é, sem dúvidas, a via mais rápida e mais econômica para a obtenção de cidadania para menores de um ano que nascem no estrangeiro. Espero que este relato possa ajudar futuras famílias a seguirem também por este caminho na obtenção da cidadania de seus filhos menores de um ano. Planilha atualizada!
Neste sábado eu pedi a Chave Movel Digital como estrangeiro no consulado de SP. Estão atendendo todos os sábados de outubro de 2025 até 13h. Levei apenas passaporte e foi super simples. Minha esposa já tinha a CMD dela.
Fiz todo o processo em https://nascimento.justica.gov.pt/ hoje, anexando foto, DNV e certidão de nascimento brasileiros. Foi super simples e nós assinamos com a chave movel digital. Vamos agora aguardar o processamento.
DICA IMPORTANTE: o cartório brasileiro retém a Declaracao de Nascido Vivo quando é feita a certidão de nascimento. Por isso, levam dias (e cobram) para entregar uma cópia da DNV. Tire uma foto antes de entregar no cartório, pois isso facilita o processo e é necessário para o envio à Portugal.
@brunokloss Só uma duvida quando você solicitou Chave Movel Digital como estrangeiro no consulado de SP, você fez o pin na hora? E depois qual foi o procedimento para validar no aplicativo?
Prezados, estou no processo de cidadania de filho 1c (expectativa de conclusão em abr/26). Considerando isso, algumas dúvidas:
(i) já posso obter a CMD para a esposa do português de forma antecipada ou precisará sair antes a minha cidadania e ir junto com ela ao consulado? Eu mesmo, ainda sem ter a cidadania poderia adiantar a obtenção da CMD ?
(ii) Considerando que fui o declarante do nascimento do meu filho, preciso antes de solicitar a cidadania dele online ter o meu casamento transcrito? Pergunto por que há grande chance de se isso for necessário, não ter tempo de sair minha cidadania, transcrever o casamento e iniciar o processo online antes que ele complete 1 ano.
você fez o pin na hora? E depois qual foi o procedimento para validar no aplicativo?
Fiz a da minha esposa recentemente. No momento da ativação da CMD, o agente consular entrega uma folha com um PIN temporário e as instruções para alterá-lo. Mas, resumidamente, basta ir ao site https://www.autenticacao.gov.pt/, clicar em “Ativar Chave Móvel Digital” e seguir os passos. Será enviado um código SMS para o número indicado no ato da ativação da CMD no consulado, preencha o código no site e poderá definir um novo PIN. A minha sugestão é usar o Firefox para acessar aos sites do governo português, pois outros navegadores costumam apresentar mais instabilidade.
DICA IMPORTANTE: o cartório brasileiro retém a Declaracao de Nascido Vivo quando é feita a certidão de nascimento. Por isso, levam dias (e cobram) para entregar uma cópia da DNV. Tire uma foto antes de entregar no cartório, pois isso facilita o processo e é necessário para o envio à Portugal.
Apenas uma correção: a DNV não é obrigatória no processo online. Caso o bebê já tenha a certidão de nascimento, esta por si só é suficiente para o reconhecimento.
@PH86 meu PIN foi sim feito na hora e o oficial inclusive me ajudou a trocar o temporário, fazendo todo o processo no sábado.
@Sukita1914 bom saber a questão da DNV, pois como era dito no site como obrigatório, fiz o pedido ao cartório
De toda forma, a boa notícia: processo de nacionalidade da minha filha já foi finalizado hoje. Cidadania em 9 dias corridos. Agora irão fazer a emissão do cartão do cidadão, mas já recebemos o Registo de Nascimento.
Pessoal, atualizando aqui pela ultima vez. Cartão do cidadão em mãos. Processo completo, desde a entrada da certidão brasileira, até a emissão do cartão do cidadão, em 20 dias.
Comentários
Bom dia
Estarei em Lisboa esse ano e marquei para associar a CMD ao passaporte da minha esposa. Também estou com um processo em andamento da minha filha, mas pretendemos ter outro no próximo ano
@cadmon
Algum especialista aqui do fórum poderia confirmar melhor essa informação, porém até onde eu sei não é obrigatório que os pais sejam casados, porém se forem casados no Brasil é importante transcrever o casamento, nomes podem estar divergentes e isso implicaria ser necessário realizar mudanças nos documentos, após a emissão. No entanto, para o pedido de nacionalidade online, o progenitor não português precisa ter a Chave Móvel Digital (CMD) ativada. é fundamental verificar se o consulado de sua região oferece o serviço de ativação da CMD para estrangeiros. Pode ter ocorrido alguma alteração, mas em minhas consultas recentes o único que realiza este ato é o consulado do Rio de Janeiro, os agendamentos são tranquilos de conseguir com muitas datas disponíveis.
@rafael888
Agradeço se nos mantiver atualizados sobre o seu processo. Tenho uma filha menor de 1 ano e, no próximo mês, irei ao Rio de Janeiro para ativar a Chave Móvel Digital (CMD), tanto a minha quanto a de minha esposa.
A intenção é realizar o processo online, após a conclusão, farei um relato sobre. Este processo deveria ser melhor divulgado, pois é uma opção mais econômica e célere do que a tramitação através das conservatórias.
@Sukita1914
Aviso sim, mas farei essa associação do CMD com o passaporte só no final de outubro. A minha filha fiz o processo normal por Lisboa já tem um ano que enviei a documentação e ainda não saiu o assento. Pelas informações aqui do fórum só o consulado do rio de janeiro que está fazendo essa associação aqui no Brasil. Vou aproveitar essa viagem para fazer a associação já pensando em um próximo filho, minha esposa também está com processo de nacionalidade, mas por casamento está demorando muito para sair, então estou preferindo já me preparar para o próximo filho ser mais fácil
Olá pessoal!
Agradeço MUITO todas as contribuições que tivemos aqui nesse post, eu não sabia que existia esse procedimento e acabei de realizar faltando 1 mês para minha filha completar 1 ano de idade.
Venho contribuir aqui que o Consulado Português em São Paulo está sim fazendo a ativação da Chave Móvel Digital, inclusive para não portugueses! Não precisa de agendamento e o atendimento é das 10h00 as 13h00 e das 14h00 as 16h00 (existe a informação no próprio site do consulado).
Fiquei 3 horas esperando para ser atendida, mesmo com bebê de colo (não existe atendimento prioritário). Mas valeu muito a pena!
Abraços
Boa tarde.
Conforme comentei anteriormente, venho trazer meu relato sobre o processo de atribuição de nacionalidade do meu filho, menor de um ano.
Vi aqui que uma colega mencionou ter conseguido fazer a Chave Móvel Digital (CMD) para estrangeiro no Consulado de São Paulo. Esta é uma informação nova, pois em minhas consultas recentes este serviço estava sendo realizado apenas no Consulado do Rio de Janeiro.
Como eu já havia agendado e comprado as passagens para o Rio meses atrás, mantive o meu agendamento por lá.
Realizamos a ativação das Chaves na segunda-feira, dia 22/09/2025. O agendamento estava marcado para as 10h, e fomos atendidos às 10h15. Acredito que o atendimento foi rápido por estarmos previamente agendados.
Em poucos minutos, finalizamos o processo e nos entregaram uma folha, a cada um, com o código PIN temporário. Juntamente com o código, recebemos um passo a passo para alterar o PIN temporário no site autenticacao.gov.pt.
A alteração do PIN temporário é obrigatória para ter acesso aos serviços. Para realizá-la, basta realizar login no site, é necessário, após inserir o PIN temporário, informar um código SMS recebido nos respectivos celulares.
Tentei fazer a alteração por diversas vezes, mas eu simplesmente não recebia o código SMS. Após muitas tentativas, testei alterar o navegador, eu estava usando o Chrome, testei o Edge, que também não funcionou. Apenas quando usei o Firefox deu certo. Percebi, inclusive, que diversos outros serviços, como o site de agendamentos consulares, funcionam melhor no Firefox. Fica, então, a dica de utilizarem este navegador caso tenham alguma dificuldade com bugs em sites oficiais.
Mesmo no Firefox, o registro de nascimento para menor de um ano apresenta muitos bugs. Tive que preencher todas as informações três vezes até conseguir submeter o pedido.
Após o envio, minha esposa recebeu um e-mail com um link para confirmar o pedido. Entramos no link e fizemos a autorização, realizando o mesmo processo de autenticação com a Chave Móvel Digital via SMS dela.
Finalizei o pedido agora pouco. Retorno aqui em breve para informar sobre o prazo de conclusão e quando receberei o Cartão de Cidadão.
Vi relatos de pessoas que receberam o cartão na própria morada, no entanto, ao fazer o pedido, só havia a opção de entrega no consulado, selecionei o de São Paulo. Vamos aguardar para ver se enviam por correio ou se terei de ir busca-lo.
Bom dia.
Continuando com o compromisso de trazer o relato sobre o processo do meu filho, informo que na data de hoje recebi o e-mail do IRN com a emissão do assento de nascimento. O prazo total, desde o protocolo até o recebimento do assento, foi de exatamente 15 dias.
Esta é, sem dúvidas, a via mais rápida e mais econômica para a obtenção de cidadania para menores de um ano que nascem no estrangeiro. Espero que este relato possa ajudar futuras famílias a seguirem também por este caminho na obtenção da cidadania de seus filhos menores de um ano. Planilha atualizada!
Neste sábado eu pedi a Chave Movel Digital como estrangeiro no consulado de SP. Estão atendendo todos os sábados de outubro de 2025 até 13h. Levei apenas passaporte e foi super simples. Minha esposa já tinha a CMD dela.
Fiz todo o processo em https://nascimento.justica.gov.pt/ hoje, anexando foto, DNV e certidão de nascimento brasileiros. Foi super simples e nós assinamos com a chave movel digital. Vamos agora aguardar o processamento.
DICA IMPORTANTE: o cartório brasileiro retém a Declaracao de Nascido Vivo quando é feita a certidão de nascimento. Por isso, levam dias (e cobram) para entregar uma cópia da DNV. Tire uma foto antes de entregar no cartório, pois isso facilita o processo e é necessário para o envio à Portugal.
Agradeço pelas dicas aqui!
@brunokloss Só uma duvida quando você solicitou Chave Movel Digital como estrangeiro no consulado de SP, você fez o pin na hora? E depois qual foi o procedimento para validar no aplicativo?
Prezados, estou no processo de cidadania de filho 1c (expectativa de conclusão em abr/26). Considerando isso, algumas dúvidas:
(i) já posso obter a CMD para a esposa do português de forma antecipada ou precisará sair antes a minha cidadania e ir junto com ela ao consulado? Eu mesmo, ainda sem ter a cidadania poderia adiantar a obtenção da CMD ?
(ii) Considerando que fui o declarante do nascimento do meu filho, preciso antes de solicitar a cidadania dele online ter o meu casamento transcrito? Pergunto por que há grande chance de se isso for necessário, não ter tempo de sair minha cidadania, transcrever o casamento e iniciar o processo online antes que ele complete 1 ano.
Muito obrigado!
@brunokloss @Sukita1914 @marimartinshanna
@Phil_SP
1 - Precisa esperar vc ser português para a esposa poder pedir a CMD.
2 - Não precisa esperar a transcrição para registrar o nascimento do filho
@ecoutinho , obrigado!
@PH86
você fez o pin na hora? E depois qual foi o procedimento para validar no aplicativo?
Fiz a da minha esposa recentemente. No momento da ativação da CMD, o agente consular entrega uma folha com um PIN temporário e as instruções para alterá-lo. Mas, resumidamente, basta ir ao site https://www.autenticacao.gov.pt/, clicar em “Ativar Chave Móvel Digital” e seguir os passos. Será enviado um código SMS para o número indicado no ato da ativação da CMD no consulado, preencha o código no site e poderá definir um novo PIN. A minha sugestão é usar o Firefox para acessar aos sites do governo português, pois outros navegadores costumam apresentar mais instabilidade.
@brunokloss
DICA IMPORTANTE: o cartório brasileiro retém a Declaracao de Nascido Vivo quando é feita a certidão de nascimento. Por isso, levam dias (e cobram) para entregar uma cópia da DNV. Tire uma foto antes de entregar no cartório, pois isso facilita o processo e é necessário para o envio à Portugal.
Apenas uma correção: a DNV não é obrigatória no processo online. Caso o bebê já tenha a certidão de nascimento, esta por si só é suficiente para o reconhecimento.
Olá, pessoal! Voltando aqui para atualizar:
@PH86 meu PIN foi sim feito na hora e o oficial inclusive me ajudou a trocar o temporário, fazendo todo o processo no sábado.
@Sukita1914 bom saber a questão da DNV, pois como era dito no site como obrigatório, fiz o pedido ao cartório
De toda forma, a boa notícia: processo de nacionalidade da minha filha já foi finalizado hoje. Cidadania em 9 dias corridos. Agora irão fazer a emissão do cartão do cidadão, mas já recebemos o Registo de Nascimento.
Pessoal, atualizando aqui pela ultima vez. Cartão do cidadão em mãos. Processo completo, desde a entrada da certidão brasileira, até a emissão do cartão do cidadão, em 20 dias.