FIlha menor - mãe portuguesa - pai brasileiro falecido - não averbação casamento

Querido,

Peço ajuda aqui:

Fiz minha cidadania pois meu pai era portugues.

Tenho uma filha de 12 anos.

Quem averbou o nascimento foi o pai.

Pai faleceu antes de eu ter a cidadania.

Fui casada com ele, NÃO MUDEI DE NOME, mas não queria ter que transcrever esse casamento, pois já era divorciada antes dele falecer.

pergunta:

Quero mandar tudo pra acp porto para pedir a cidadania da minha filha, mas não quero averbar um casamento com um falecido. Mando quais documentos? Já que ele faleceu, ele não assinará o formulário.

Penso em mandar: meu cartão cidadao autentcado, meu passaporte portugues autenticado, certidao nascimento apostilada da minha filha, certidão de óbito apostilada do pai e formulario !C.

Alguém para ajudar?

Comentários

• @Pbas ,

Boa noite!

Consulte o guia documentos para atribuição filho menor Art. 1C.

• PbasPbas Member

@ANGELICE obrigada.

O caso da minha filha é mais tenso pois o pai é falecido e eu não queria transcrever o casamento, visto que não houve alteração de nome.

• PbasPbas Member

@ANGELICE lá também não fala sobre um dos genitores tendo falecido.

Deixo em branco o nome do pai no form 1C?

• @Pbas ,

Acredito que deve acrescentar à lista de documentos o atestado de óbito do pai, para justificar a ausência da assinatura.

No demais, pela idade da sua filha e sendo você a portuguesa, não vejo necessidade de transcrever.

@ecoutinho , @eduardo_augusto , o que lhes parece?

• @Pbas ,

O formulário deve ser preenchido de acordo com os dados contidos na certidão de nascimento.

• editado August 23

@Pbas

Deixo em branco o nome do pai no form 1C?

Não! O pai é falecido, mas a criança tem pai, precisa preencher os dados dele no quadro 1 exatamente como consta na certidão de nascimento da filha. Vc só não preenche os dados no quadro 2 (onde ficam os dados de quem assina o formulário)

Penso em mandar: meu cartão cidadao autentcado, meu passaporte portugues autenticado, certidao nascimento apostilada da minha filha, certidão de óbito apostilada do pai e formulario !C

Não invente moda… qual o sentido de enviar cartão de cidadão e passaporte?

Siga o guia do fórum. Como o pai faleceu vc vai fazer as seguintes alterações:

• Não vai envie o rg do pai
    • adicione a certidão de óbito do pai, em inteiro teor reprográfica e apostilada para justificar a ausência da assinatura do pai
    • No formulário 1c no quadro 1 (dados do requerente) vai preencher o nome do pai normalmente como consta na certidão de nascimento da filha
    • no quadro 2 (dados dos declarantes) vai preencher apenas os seus dados, pois apenas você assina.

Acredito que aceitem apenas a certidão de óbito brasileira, mas vejo um risco (pequeno) de o conservador ainda assim querer o casamento e o óbito do marido transcrito em Portugal.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

• PbasPbas Member

@ecoutinho Eu realmente achava que seria necessário envio do meu cartão cidadão e passaporte portugês.

Eu fiz a minha cidadania em 2022.

Mas se lhe parece exagero, não vou enviar. Enviarei somente a cópia simples do meu assento.

• @Pbas

Você precisará enviar um documento de identificação por que como sua filha é menor, você assina como representante legal dela. Escolha um documento que tenha menos de 10 anos de emissão e contenha filiação, mas mande apenas um documento. As opções possíveis:

• RG/CIN
    • Passaporte brasileiro
    • Cartão de cidadão

O passaporte português não tem filiação, então eu não usaria. A cópia precisa ser autenticada e apostilada.

• PbasPbas Member

@ecoutinho NA LISTA PEde para enviar cc e passaporte. Veja no item3.

1. Certidão de nascimento do ascendente português. Pode ser uma cópia simples do assento de nascimento ou basta informar os dados no quadro 2 do formulário 1C.

2. Certidão de nascimento do filho requerente de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Caso a certidão repográfica não esteja legível é aconselhável enviar, além da repográfica, uma certidão de inteiro teor digitada.

3. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente. Se o requerente for menor de 14 anos o documento de identificação é dispensado. Os documentos de identidade devem ter sido emitidos a menos de 10 anos. Caso o progenitor português tenha CC ou passaporte português deve enviar uma cópia autenticada, não sendo necessário enviar identidade brasileira apostilada.

4. Imprimir o formulário 1C 

• PbasPbas Member

@ecoutinho MUITO OBRIGADA PELA AJUDA

• @Pbas

Leia o item 3 novamente... RG ou passaporte/CC ou Passaporte. É um ou outro. Eu não usaria o passaporte português pela falta da filiação, mas se optar por enviar mesmo assim, avise por aqui depois se deu tudo certo.

• PbasPbas Member

Enviei hoje e mandei todos os documentos e mais alguns sim.

Volto para contar quando o processo for recebido.

• PbasPbas Member
    editado September 10

Processo filho menor recebido dia 8/09 na ACP Porto - rua do cunha.

Enviado via DHL

Recebido código de acompanhamento do processo no dia 10/09 pelo email.

• @Pbas, obrigada pelas atualizações!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.