Não estou encontrando a certidão de nascimento do meu avô em Portugal
Olá, bom dia!
Consegui localizar a certidão de casamento do meu avô no Brasil, onde consegui algumas informações:
Nome: Manoel Roque
Ano de nascimento: 1895
Local de nascimento: Distrito de Coimbra, freguesia de Santo António dos Olivais - Portugal
Filiação:
Pai: José Maria Roque
Mãe: Mavilia de Jesus
Não estou conseguindo encontrar a certidão. Alguém conseguiria me ajudar a localizá-lo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@MarcioRoque
Esta data está correta? Há um homônimo filho de pais também homônimos em Alhadas, mas é de 1874: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9SL-JCV?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FF7-MDG3&cc=1928593&lang=pt&groupId=
@MarcioRoque Nos índices dos livros de batismos da Freguesia de Santo Antônio dos Olivais, entre 1885 e 1905, não foi encontrado. Seria interessante vc anexar aqui os documentos que vc possui para ajudar na busca.
Na certidão de casamento do meu avô diz que ele tinha 30 anos quando casou e ele casou em 1925
Eu tentei anexar mas não consegui, vou tentar novamente
Consegui anexar o casamento do meu avô e o nascimento do meu pai
@MarcioRoque @AlanNogueira A árvore no Fs não possui dados adicionais: https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GFMK-PC3
Poderia tentar ver se os documentos de habilitação do casamento ainda estão arquivados no cartório de Sapucaia
Consegui anexar o casamento do meu avô e o nascimento do meu p
@Nairolasai consegui anexar o casamento do meu avô e o nascimento do meu pai
@AlanNogueira eu não tenho certeza se a data e esta na certidão está escrito que ele casou com 30 anos e ele casou em 1925
@Nairolasai e só ligar para o cartório e pedir o documento de habilitação do casamento de Manoel Roque e isso
@MarcioRoque
Neste óbito de uma filha em 1930 ele declarou chamar Manoel Soares Roque (mesmos sobrenomes da esposa na certidão que você postou, note que não aparece aqui como “Maria Júlia”. Repare que ele assina escrevendo o “Soares”: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-672S-7C1?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWY2H-7B6Z&cc=1582573&lang=pt&groupId=M941-H21
Outro detalhe: declarou ter 39 anos (1930-39=1891)
@AlanNogueira eu posso até dar uma olhada nos registros de 91, mas acho a diferença de 4 anos muito grande, baseado na certeza que eu tenho da idade dele na certidão de casamento. Entenderia se fosse só um ano de diferença.
Quanto ao filho que morreu eu não tenho conhecimento se meu avô teve algum filho nesse cenário
@MarcioRoque Vc pode telefonar ou mandar email cartorio.sapucaia@yahoo.com.br . Não encontrei o nome dele nos registros da Freguesia indicada em um período de mais de 10 anos. Ou houve uma falha nos índices ou teve um registro tardio ou a Freguesia que aparece na certidão não está correta. Pode ser que ele tivesse a lembrança de morar lá, mas nasceu/foi registrado em outra Freguesia. Se o cartório tiver os documentos de habilitação do casamento poderia ajudar.
@MarcioRoque desculpe a sinceridade, mas já vi inúmeras pessoas aqui no fórum que passam anos procurando registros que conferem "perfeitamente" com as "certezas" que possuem com base em historias familiares ou documentos posteriores baseados apenas na palavra da pessoa que estava realizado no ato e por qualquer motivo tinha interesse em "mentir" a idade, a origem ou qualquer outro dado biográfico.
Com o devido respeito, o casamento indicado apenas dá uma base de idade, e não uma certeza, dado as muitas divergências que apresentam em relacao ao conjunto. Veja que por ex. o nome da propria esposa varia entre o casamento e o nascimento que você mesmo anexou, bem como o nome do proprio Manoel tem variações com a inclusao do patronimico Soares em outros documentos. 4 anos infelizmente não é uma variação assim tão grande, não sei o que ocorria na época mas ao cruzar o Atlântico nossos antepassados geralente remoçavam alguns aninhos, também aconteceu na minha familia :-) Tirando a brincadeira, as pessoas na época tinham pouca instrução e os dados da pessoa na maioria das vezes eram passados apenas de forma verbal, sendo relativamente comuns essas é divergencias, o importante é analisar o conjunto da obra para verificar se trata-se da mesma pessoa/família. e assim ir construindo um caminho até a localização dos documentos que precisamos para dar inicio ao processo de nacionalidade, o que acredito seja seu objetivo aqui no forum.
Por incrivel que pareça há casos em que o pessoal aqui no forum encontra o registro e a pessoa que pediu ajuda se recusa terminantemente a aceitar que aquele é de fato o registro "certo" em razão de pequenas divergências, passando anos (ou quiça a vida toda) em busca de um registro "ideal" que pode não existir, podendo até mesmo perder o direito a nacionalidade pelo decurso do tempo e o infortunio do falecimento dos descendentes, que no geral já são pessoas de mais idade, considerando que são netos de pessoas nascidas no final dos anos 1800.
Faço esse alerta para que analise com calma todas as pistas, com a mente aberta, de modo a que possa tornar sua busca mais eficaz.
Boa sorte!
@MarcioRoque
Este Manoel, n. 118/1891 da freguesia de Santo Antonio dos Olivais, por exemplo, é um grande candidado, apesar dos sobrenomes https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer/descriptions/33912/528340 repare que o pai é "Jose Maria Simões" e o nome da mãe é bastante semelhante "Mabilia de Jesus" (não é um nome comum, e a combinação ainda menos se considerada a freguesia e periodo corretos). Me intriga o sobrenome Simões, quando no Brasil ele usou o Soares (da esposa) e o Roque, que pode ter sido "inventado", tirado de alguma outra geração anterior ou pode ser da familia da esposa também, ja que os pais dela também usavam este patronimico.
Vale investigar mais...
@MarcioRoque
Misterio desvendado, eu pessoalmente tenho certeza que se trata de seu antepassado. Casamento dos pais deste Manoel filho de Jose Maria Simoes e Mabilia de Jesus está registrado no n. 2/1885 da mesma freguesia de Santo Antonio dos Olivais: https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer/descriptions/33943/529170 - a caligrafia do nome do pai do noivo (avô de Manoel) aqui está melhor: Roque Simões.
Provavelmente na vida adulta fixou seu nome como Manoel Roque, e posteriormente ainda misturou o Soares da esposa.
Do ponto de vista geneológico creio estar bem embasado, porém para fins de nacionalidade creio que você precisará embasar isto melhor, e, provavalmente, partir também para retificacoes dos documentos brasileiros. Vamos escutar as opinioes dos demais colegas acerca disto.
@Nairolasai qual a sua opinião, acha que de fato este é o registro que o Marcio procura?
@Nairolasai solicitei ao cartório a verificação das informações sobre o registro de habilitação do casamento, estou aguardando resposta
@AlanNogueira De fato, informações passadas verbalmente podem se divergir. Obrigado por esclarecer e pelo esforço em me ajudar a encontrar esses documentos. Vou olhar com mais atenção para esses registros! O que me preocupa foi o que você disse no final de achar o registro e não aceitarem como válido.
Seria mais eficiente ir no Consulado Geral ( aqui em Botafogo RJ) para eles tentarem localizar?
@MarcioRoque acredito que não, geralmente os consulados em materia de nacionalidade costumam exigir ainda mais documentos do que se voce enviar diretamente para Portugal, além de demorarem mais. Se ler os topicos aqui do forum vera que a recomendação é sempre ingressar com o processo diretamente em Portugal e nunca pelos consulados.
Veja com calma os documentos, na minha opiniao está ai o batismo que voce procurava, agora voce precisa arrumar a documentacao e dar entrada em seu processo.
@MarcioRoque @AlanNogueira Tem realmente tudo para ser ele, principalmente pelo nome da mãe (Mabília / Mavilia) bastante incomum para ser coincidência. A família da esposa tb usa o sobrenome Roque, que ele pode ter se apossado da mesma forma que fez com o Soares. A única estranheza é ter aparecido o sobrenome Roque no pai. Mas naquela época tudo era possível, ele poderia saber apenas que o pai chamava José Maria e dito que tb tinha o sobrenome Roque, pois tudo era muito da prova verbal. @MarcioRoque tudo isso acontece e já vimos coisas muito mais estranhas do que essa.
@MarcioRoque e @Alan @ALage estranho tb que na certidão de casamento não conste o nome dos pais dele. Está escrito "filho legítimo de." e nada escrito. Mais uma coisa pra ver no cartório.
@Nairolasai tambem fiquei intrigado com isso, mas depois vi que o avô dele se chamava Roque Simões, creio que daí tenha tinhado o "Roque".
@Nairolasai a moça do cartório disse que na época tinha muito isso porque começava a escrever e do mada ia fazer outra coisa e quando voltava não começava de onde parou só dava sequência mas o nome dos pais dele está na certidão de nascimento do meu pai
Consegui anexar o casamento do meu avô e o nascimento do meu p
@AlanNogueira , olhando bem parece ser mesmo, se eu utilizar este registro e nas pesquisas lá em portugal no conferir o que acontece com o meu processo? E como faço pra solicitar o envio deste registro?
@MarcioRoque
Como pedir certidões de batismo através do CRAV (anteriores a 1911) role pra baixo neste link tem um post de um colega explicando como pedir na Universidade de Coimbra (não é pelo sistema CRAV)
@AlanNogueira no meu caso tenho que mandar mensagem para a universidade de Coimbra e solicitar lá porque no poste que voce me enviou não abriu o arquivo disse que não foi encontrado
Mas sua informação foi muito completa obrigado
@MarcioRoque https://www.uc.pt/auc/servicos/formularios/
Eu queria a agradecer ao @AlanNogueira e ao @Nai por todas as informações que me foram dadas e pelo registro do meu avô, que o registro e praticamente o cerro, eu queria pedir mas um apoio com relação ao passaporte do meu avo,
Tem como conseguir o passaporte dele?
@MarcioRoque esse não achei
@AlanNogueira eu já procurei na web mas não achei nenhum caminho, mas obrigado pela tentativa