Dúvida no preenchimento do Formulário 1C

Oi pessoal, boa tarde!

Minha mãe teve a cidadania reconhecida por ser neta de português e já está com o estado civil atualizado em Portugal. Agora eu, maior de idade, quero tirar a minha cidadania como filho de portuguesa.

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço, pois não sei o que tem que preencher nos seguintes campos:

Quadro 2 - Declarações

os campos "freguesia" e "concelho" eu deixo em branco e país eu coloco Brasil?

Quadro 4 - Pagamento

aqui fala em cheque, nome de banco... devo deixar todo esse quadro em branco?

Quadro 5 - Dados para restituição

esse quadro todo é válido para quem reside no Brasil? Ou devo também deixar tudo em branco?

Quadro 6 - Assinatura

Aqui o campo Assinatura do Declarante aparece 2 vezes. Não sei se devo: i) assinar ambos os campos, ii) assinar somente o primeiro e deixar o segundo em branco, iii) assinar somente o primeiro e fazer um risco no segundo campo.

Muito obrigado!!

Comentários

• @arboc

os campos "freguesia" e "concelho" eu deixo em branco e país eu coloco Brasil?

Marque apenas a opção “mãe portuguesa” e deixe todo o resto em branco. Mande uma cópia simoles do assento de nascimento dela.

aqui fala em cheque, nome de banco... devo deixar todo esse quadro em branco?

Vc está preenchendo o formulário genérico que baixou do site do IRN. Pague a taxa de 175€ e vai receber por email um formulário com os dados de pagamento já preenchidos no caveçalho da primeira página. Siga o guia abaixo, lá tem as instruções e o link.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

esse quadro todo é válido para quem reside no Brasil? Ou devo também deixar tudo em branco?

Deixe em branco

Aqui o campo Assinatura do Declarante aparece 2 vezes. Não sei se devo: i) assinar ambos os campos, ii) assinar somente o primeiro e deixar o segundo em branco, iii) assinar somente o primeiro e fazer um risco no segundo campo.

Vai deixar a data e assinatura em branco e colocar data e assinar em apenas um deles na frente do funcionário do cartório para reconhecer firma por autenticidade.

• @ecoutinho

Muito obrigado pelas respostas!

Só fiquei com uma dúvida sobre o quadro 6 - assinaturas: no cartório, quando eu colocar a data e assinar em apenas um dos campos, eu coloco também o local de onde estou aqui no brasil, certo?

Agradeço pela paciência! 😅

• @arboc

Sim. Local, data e assinatura

• @ecoutinho

Já fiz o pagamento e recebi o formulário para preencher.

Só fiquei com uma dúvida referente à instrução na última página: "O presente modelo é constituído por três páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação ou do reconhecimento da assinatura."

Não entendi, pois o formulário tem 4 páginas, como que vou imprimir numa única folha frente e verso?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.