É visto na foto de 9 de janeiro de @texaslady eles estavam na segunda quinzena de maio e já se passaram 7 meses e só avançaram um mês, é uma pena mesmo, me sinto devastado, meu processo de setembro de 2022 nunca sairá nesse ritmo, supõe-se que tenha mais pessoal trabalhando agora
Obrigada @ANGELICE. É triste mesmo, nenhum avanço. Já se 2 meses ainda estão no mesmo lugar. Em relação ao mês de setembro foi ainda pior: ficaram vários meses avaliando o mês de setembro. Neste ritmo, logo logo serão preciso 5-6 anos para se obter o reconhecimento da nacionalidade pelo casamento
@Steff, boa tarde! O seu processo é atribuição pelo art. 1C?
Se for o caso, solicite informações pelo e-mail crcentrais.atribuição@irn.mj.pt
O meu processo também está lá. Questionei sobre os atrasos e a resposta é basicamente: " devido ao grande número de processos é inevitável que possa haver alguma divergência nos tempos de analise e decisão..."
Enviei meus documentos e chegou lá em 15/12/2024. Ainda não recebi o link e senha para acompanhamento, mas pelo seu relato acredito que o meu esteja próximo. Haja paciência para essa boa vontade toda rs
Reclamar não arranca pedaço (principalmente se for uma reclamação bem fundamentada com dados e fatos) e não acredito que haja motivo para receio, mas também não acho que reclamar da demora vá fazer muita diferença.
O IRN e o governo estão carecas de saber da demora dos prazos e claramente resolver isso não está entre a prioridade deles. Eles não podem simplesmente pegar o caso de alguém que reclamou e "passar na frente", ou seja, teriam que resolver o problema para todos.
Comentários
@IMM ,
Desculpe postar separado, não consigo capturar tudo junto.
@ANGELICE , muito obrigada!
É visto na foto de 9 de janeiro de @texaslady eles estavam na segunda quinzena de maio e já se passaram 7 meses e só avançaram um mês, é uma pena mesmo, me sinto devastado, meu processo de setembro de 2022 nunca sairá nesse ritmo, supõe-se que tenha mais pessoal trabalhando agora
Atualização do status Maio 2025 Nacionalidade CRC Centrais
Só pode ser piada que a CRC Lisboa ainda tá na 1º quinzena de fevereiro de 2022. Desse jeito, só avançam pra Março no ano que vem.
Obrigada @ANGELICE. É triste mesmo, nenhum avanço. Já se 2 meses ainda estão no mesmo lugar. Em relação ao mês de setembro foi ainda pior: ficaram vários meses avaliando o mês de setembro. Neste ritmo, logo logo serão preciso 5-6 anos para se obter o reconhecimento da nacionalidade pelo casamento
uma boa noticia para fechar o dia, processo de neto.
Minha senha chegou hoje (12/08/2025), minha documentação foi recebida no dia 04/11/2024. Já vi que serão longos anos de espera...
@ANGELICE o meu processo se encontra em Lisboa, porem nada de ser concluido
@Steff, boa tarde! O seu processo é atribuição pelo art. 1C?
Se for o caso, solicite informações pelo e-mail crcentrais.atribuição@irn.mj.pt
O meu processo também está lá. Questionei sobre os atrasos e a resposta é basicamente: " devido ao grande número de processos é inevitável que possa haver alguma divergência nos tempos de analise e decisão..."
Só nos resta aguardar.
@Jean Rodrigues Parabéns, comemore muito!!!🥂
@ANGELICE Obrigado pela postagem das tabelas!
Infelizmente, artigo 3.1 Casamento estão analisando 2a quinzena de outubro de 2021 desde maio de 2025.
São mais de 3 meses para analisar uma quinzena.
Nesse ritmo, os processos art.3.1 vão demorar 6 a 8 anos
@raphaelramalho
Enviei meus documentos e chegou lá em 15/12/2024. Ainda não recebi o link e senha para acompanhamento, mas pelo seu relato acredito que o meu esteja próximo. Haja paciência para essa boa vontade toda rs
@RodrigoM , os processos 1C estão há 6 meses, sem evolução na tabela.
Acredito que todos os que têm processos pendentes em Lisboa compartilham da mesma frustração.
@Raphaelbarreto33
Meus documentos foram recebidos no mesmo dia, 4 de novembro de 2024 en Lisboa, e ainda não recebi a senha nem o número do processo. D:
Meus documentos foram entregues dia 21/07/25, mas conforme os relatos aqui do forum a senha vai demorar a chegar.
E o processo de conclusão do processo não conseguimos imaginar o quão demorado será.
OBS: Meu processo é para neto e foi enviado para Lisboa.
Olá, alguem tem a tabela desse mês para o ACP(Porto) dos processos? Muito obrigado.
Bom dia a todos,
alguém saberia informar se ajudaria alguma coisa enviar uma reclamação sobre a demora da conclusão do processo para a provedoria de justiça?
sei que para casos da AIMA/SEF até resolve, mas para o IRN estou com um pouco de receio.
se alguém já teve a experiência por favor compartilhe :)
Obrigada!
@SoaresRachel
Reclamar não arranca pedaço (principalmente se for uma reclamação bem fundamentada com dados e fatos) e não acredito que haja motivo para receio, mas também não acho que reclamar da demora vá fazer muita diferença.
O IRN e o governo estão carecas de saber da demora dos prazos e claramente resolver isso não está entre a prioridade deles. Eles não podem simplesmente pegar o caso de alguém que reclamou e "passar na frente", ou seja, teriam que resolver o problema para todos.
Bom dia,
Alguém tem a tabela de agosto do ACP Porto?
@ANGELICE Obrigada!
Isto serve apenas para análise ou inclui "tomada de decisão"? E é concluído em conjunto?
Não consigo entender como Lisboa consegue ser tão incompetente em comparação ao Porto.
Situação atual dos pedidos no GERAL:
Pararam de trabalhar em 2025, pelo visto.
https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Dados-e-Estatisticas/pk_vid/683abf87444bdb251755724561f0e82b#&tematica=Nacionalidade
@Pedroylunga vc poderia nos passar onde conseguimos pegar a tabela atualizada (agosto) de análise de processos CRC Lisboa? Obrigado
@Cyn , a tabela não especifica.
Se considerar a data de entrada do seu processo, está exatamente na quinzena divulgada. Então, eu acredito que logo estará comemorando !
Pessoal não consigo entender nessa tabela em que parte esta os processos para judeu sefardita, alguém que entenda melhor pode me informar?
@ANGELICE olá,
O meu processo é o seguinte, aplicado através do Porto, quando acham que poderá terminar?
Obrigado.