Estou a procura da certidão de batismo ou nascimento

Olá Bom dia, estou a procura da certidão de batismo ou nascimento.

Nome: José duarte

Pai: Manoel Duarte

Mae: Maria da Conceição Duarte

Nascimento: 27/06/1903

Região Leiria - Ansião portugual

Se puder me ajudar agradeço, pois não estou achando.

Obrigado

Comentários

• @Douglasvilasboas , de que documento(s) você conseguiu estas informações? E saberia dizer se Ansião seria a FREGUESIA ou o CONCELHO? Portugal é dividido em Distritos (no seu caso seria Leiria), Concelhos (existe um concelho de nome Ansião) e freguesias (Ansião tem diversas freguesias, e uma delas também se chama Ansião).

• @Douglasvilasboas Teria também nome de outros familiares, local de falecimento, etc?

• Boa Tarde @andrelas , eu tirei essas informações na certidão de casamento , meu bisavô casou no Brasil com minha bisavó, aonde tem apenas essa informação Ansião portugal 27/06/1903.

Já entrei em alguns site e consegui o livro de batismo de 1903 de leiria mais não consigo visualizar 100% as escritas.

Caso queira te envio a foto da certidão de casamento

• editado July 31

@Nairolasai ele faleceu no Brasil em Santa Bárbara do Oeste 20 de Julho 1976 era caso com dolores bonet duarte.

Segue o link do livro de batismo que encontrei, mais não consigo ler corretamente.

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/21ab348e9c084dbfbb78ea2b4fa93071?isRepresentation=false&selectedFile=46206347&fileType=IMAGE

• andrelasandrelas Beta
    editado July 31

@Nairolasai , a ficha do casamento está no link abaixo mas, como 99% dos documentos de São Paulo, só está disponível num CHF. É impressionante que SP esteja sentado em cima tanto dos documentos civis quanto dos religiosos até hoje. Parei de evoluir num ramo da árvore da minha esposa porque ele foi desembocar no estado de São Paulo...

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:X9TT-B4FX?lang=pt

Os dados lidos de forma automática estão todos bem errados, mas dá pra ver que se trata do documento em questão, embora eu ache que seja só a ficha-resumo e não o livro.

@Douglasvilasboas , pelo seu comentário você está olhando os livros da freguesia de Leiria mas, pelo que está escrito acima, ele não nasceu lá. Ele nasceu no concelho de Ansião, que fica no distrito de Leiria. PODE SER que ele tenha nascido na FREGUESIA de Ansião (dentro do concelho de Ansião), mas isso é incerto ("Ansião" pode ser referir tanto ao concelho quanto à freguesia).

O gráfico ficou BEM tosco (fiz em 2 minutos), mas ilustra o que eu quero dizer:

Como visto acima, o concelho de Ansião tem nove freguesias dentro dele e, se o documento se refere ao concelho, ele pode ter nascido em qualquer uma delas:

https://tombo.pt/m/ans

Dei uma olhada inicial neste livro da FREGUESIA de Ansião para ver se o batismo estaria nele:

https://tombo.pt/f/ans02

Vi este livro: Batismos 1900-01-01 – 1904-12-31

Olhei da página 148 (final de maio de 1903) até a última página (página 239, 31/12/1904) e não encontrei o batismo. Como ele teria nascido em junho de 1903 (note que isso NUNCA pode ser considerado 100% correto, antigamente as pessoas nem sempre sabiam suas datas de nascimento), das duas, uma: ou ele nasceu em outra freguesia do concelho de Ansião (mais provável) ou foi batizado muito tardiamente e o batismo pode estar num dos livros subsequentes desta freguesia de Ansião (menos provável). Ou, claro, nasceu em outro ano...

Você pode tentar olhar um a um os livros de todas as freguesias de Ansião para este período (olhe ao menos de final de maio de 1903 até meados de 1904) e ver se encontra. Se ele realmente nasceu nesta data há uma boa probabilidade de encontrar, mas algumas freguesias têm livros bem menos fáceis de ler (e bem maiores) do que o livro que eu consultei, será bem trabalhoso - mas há boa chance de sucesso. É preciso apenas ser meticuloso e metódico para não pular nenhum registro e manter o controle do que já foi ou não consultado. Lembre-se que aquele registro que você pulou porque estava ruim de ler pode ser exatamente o dele...

Independente disso, se puder postar o casamento aqui, REMOVENDO INFORMAÇÕES QUE CONSIDERE SENSÍVEIS, pode ser que vejamos algo a mais em termos de informação.

• @Douglasvilasboas @andrelas Encontrei tb esta ficha do casamento em 1942. O problema é que os registros de Americanas estão bloqueados. Sugiro ao Douglas ir em um Centro do FamilySearch e buscar na certidão de casamento se consta o local de nascimento do José Duarte.

Locais onde encontrar os Centros: https://www.familysearch.org/pt/help/helpcenter/article/onde-posso-encontrar-um-centro-de-historia-da-familia

• @andrelas segue os dois documentos que tenho referente a eles. Aonde também não tem muita informação sobre qual

• @Douglasvilasboas , lendo os documentos observei o seguinte:

• Data de nascimento do José: 27/06/1903
    • Data de nascimento da Maria: 27/06/1913

Pode ser uma coincidência que a esposa seja EXATAMENTE dez anos mais nova do que o marido? Pode. É provável? Não.

Considerando que muita gente não sabia sua data de nascimento naquela época, é POSSÍVEL que o José tenha nascido em outro dia/ano e tenha "chutado" este dia/ano no momento do casamento. Já o nascimento em Ansião ,embora ainda seja incerto se se trata do concelho ou da freguesia, me PARECE mais provável que seja, de fato, na freguesia.

Assim, minha sugestão imediata seria que você buscasse manualmente nos livros de batismo de Ansião, expandindo a busca para alguns anos antes e depois de 1903. É importante ter em mente que podem existir homônimos (José, filho de Manoel Duarte e Maria é extremamente comum), mas você pode ir guardando os que encontrar. Fora isso, poderia verificar se o cartório ainda tem os documentos apresentados para a habilitação do casamento.

• @andrelas @Nairolasai Percebi isso agora mesmo, não tinha reparado nessa data de aniversário que erá igual e só mudava o ano. Já estou fazendo a solicitação da cópia da certidão de casamento e pedi os documntos apresentados no ato do casamento.

Também descobri que meu bisavô era casado também em Portugual com outra esposa.

Estárei esperando chegar a certidão de casamento e vou verificar a data de nascimento se muda.

• @andrelas @Nairolasai Boa Noite, tudo bem ? Hoje eu consegui encontrar o batizmo dele pelo site Tombo. Segue a imagem , agora qual seria o próximo passo ?

• NairolasaiNairolasai Member
    editado August 2

@Douglasvilasboas A data do registo de nascimento (jan/1898) é bem diferente do que se pensava inicialmente (jun/1903), por isso o @andrelas não achou ao folhear os registros de 1903. No registro consta o averbamento de casamento com Maria do Carmo em 1920.

Vc pode agora pedir a certidão através do CRAV:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

• @Douglasvilasboas , dados os nomes comuns e as discrepâncias entre o nascimento em Portugal e os documentos do Brasil, ainda que seja mesmo o batismo do José, PODE SER (não sei dizer) que o conservador peça mais provas de que se trata da mesma pessoa. Os nomes dele, do pai e da mãe, bem como a freguesia, estão corretos; entretanto, temos as discrepâncias abaixo:

• Os dois documentos do Brasil dizem que ele nasceu em 17/06/1903; o batismo diz que a criança nasceu em 27/12/1897
    • O casamento no Brasil diz que ele era solteiro, mas à margem do batismo está escrito que ele se casou em Ansião em 31/07/1920 com Maria do Carmo

Eu até acredito que possa ser o mesmo José dado o tamanho de Ancião e os poucos nascimentos que ocorriam lá, e também que era mais do que comum que os imigrantes omitissem informações aqui (ele podia até ainda ser casado lá e abandonou a família, por exemplo). No entanto, tenho quase certeza de que, se você não provar de outras formas que é ele, o conservador vai encrencar. Talvez você possa abrir um tópico perguntando sobre isso para que quem tem mais experiência nessa parte responda.

@Nairolasai , o que acha?

• @andrelas @Douglasvilasboas A princípio nao precisaria apresentar essa certidão de casamento no Brasil.

Teria q ver as certidões de nascimento dos filhos e netos do José na linha que vai solicitar a nacionalidade.

A questão do averbamento do casamento em Portugal pode ser um problema. Seria bom conseguir a certidão de casamento de 31 julho de 1920, registro 62, com a Maria do Carmo para ver se o casamento foi desfeito, se o José ficou viúvo.

• andrelasandrelas Beta
    editado August 2

@Nairolasai , meu receio é esse... O conservador vai ver no batismo o averbamento do casamento, vai olhar o nascimento da avó/avô do @Douglasvilasboas no Brasil onde a esposa do José é outra (e é espanhola), e pode questionar. Ele pode vir a pedir tudo: o casamento em Portugal, alguma "prova" de que o casamento acabou (divórcio, falecimento da esposa, etc), o casamento no Brasil (onde vai ver a discrepância da data de nascimento). Como isso (se acontecer, pode ser que não) só vai acontecer daqui a tres ou quatro anos, quando o conservador pegar o processo pra olhar, talvez seja melhor se adiantar ao processo e já procurar por conta própria estes documentos pra se preparar ou até mesmo mandar tudo junto.

@Douglasvilasboas , você teria o nascimento do filho do casal (seu avô/avó)? Seria interessante ver o que está escrito lá.

• @Nairolasai @andrelas

Esse documento que enviei do batismo, eu descobri através da neta dele que conseguiu a nacionalidade também. Ela me enviou uma cópia desse batismo e eu consegui encontrar nos registros.

Pela história que ela me contou, ele era casado em portugual e depois veio ao Brasil e casou novamente.

Sim, tenho também a certidão de nascimento da minha vó filha do José, sendo que esta na certidão o nome do pai e mãe e também dos avós pai e mãe do José e os nomes são os mesmos que aparecem nesse documento do batismo.

Como a nacionalidade da neta deu certo, o próximo passo seria pedir a certidão através do crav?

• @Douglasvilasboas , se ela conseguiu sugiro se informar com ela exatamente como foi o processo. Nos últimos tempos as conservatórias estão um pouco mais exigentes, mas tendo este caso anterior creio que você tem boas chances de não ter problema.

Sim, o primeiro passo é recolher os documentos todos. No link abaixo há a lista de documentos mínimos exigidos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d#latest

• @Douglasvilasboas

Sim, peça ao CRAV o batismo. Siga esse guia:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

Você vai precisar do código de referência do livro para por no pedido. Está na parte de baixo do arquivo, onde diz "Ficheiro":

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/0eb6392dc8ba4b66976d006a43a6e21e?isRepresentation=false&selectedFile=45940486&fileType=IMAGE

Como o @andrelas já comentou, a certidão de casamento que você tem é uma digitada. É comum o pessoal do cartório digitar errado dados; seria bom pedir para conferir o que está escrito no original: por exemplo, se ele nasceu mesmo em 27/06; se ele aparece como solteiro etc.

Vi que já pediu também para o cartório do casamento para desarquivar a habilitação do casamento, para ver o que ele declarou ou apresentou de documentos para poder casar.

Como sugerido pela @Nairolasai também pediria pelo civilonline o casamento de 1920 em PT para ver se consta algo a mais sobre isso. Acho que pode constar algo, pois pode ver que a anotação desse casamento foi feita no batismo dele só em 1957. Algo "disparou" essa anotação; talvez o óbito de um cônjuge. um inventário ou outro evento. Leia com atenção a partir final do guia por ser um registro com mais de 100 anos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

Mas, uma vez "provado" que se trata da pessoa certa (a contento do conservador), mesmo que o ascendente PT tenha realmente se casado no BR sem o casamento anterior em PT ter sido dissolvido (na época, por óbito do cônjuge), isso não invalida um pedido de nacionalidade de seus descendentes. Não seria a primeira vez que um imigrante PT teve casamentos paralelos em PT e no BR.

Sobre o filha BR de José Duarte: quem foi o declarante do nascimento dela? Declarante é a pessoa que vai no cartório, diz que a criança é filha e neta de fulano e sicrana etc etc e assina o livro de registro. E quanto tempo depois do nascimento dela foi feito o registro?

• Oi @CarlosASP , a filha dele foi registrado 6 dias de diferença do nascimento. Só estou esperando a certidão de nascimento dela para conferir quem realmente registrou. poderia me ajudar e informar o código desse batismo ? Não estou conseguindo visualizar corretamente já coloquei no Chatgpt mais ele da um numero que quando coloco da errado.

• @CarlosASP @Nairolasai @andrelas consegui esse código de referencia PT-ADLRA-PRQ-PANS02-001-0015_m0397 está correto ? quando entro no CRAV. ele não tem esse distrito ADLRA , sabe oque posso fazer ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.