Judeus Sefarditas - Informações e processos

1186187189191192194

Comentários

• Só queria atualizar todo mundo aqui. Acabei de colocar meu processo na planilha. 334xx/22… si da nada :(

• @lucaslna @sefardi @TBCorreia @avz Prezados, estamos na mesma agonia... Processo 46XXX/22 no Porto na bolinha "Para Decisão" desde 29/09/2024. Espero que esteja nessa fila aí para breve decisão ainda este ano. Nunca mandei e-mail nem telefonei para me informar pq acompanho por aqui e vejo que estou mais ou menos como muitos...

• Bom dia!

Copio abaixo parte da planilha da CRC Lisboa com a situação no final de junho/25 postada por usuário na sala de discussão “Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP” aqui do fórum.

Segundo a CRC informa, em junho estavam analisando processos iniciados em maio/21. As últimas três planilhas tem demonstrado um avanço de 15 dias por mês na análise inicial (em abril informaram terem iniciado a 1a quinzena de abril/21, em maio a 2a quinzena de abril/21 e agora em junho a 1a quinzena de maio/21).

Tenho visto, todavia, vários relatos de pessoas com processos iniciados em abril/21 no sentido de que seus processos ainda estão na bolinha 1 no site de acompanhamento. Tenho esperança de que a Conservatória já tenha iniciado a análise desses e apenas apenas não tenha atualizado o sistema.

• @IMM Obrigado por enviar a planilha de Lisboa. Alguém tem a planilha equivalente para o ACP? Da última vez que ouvi falar deles, estavam na segunda quinzena de abril de 2022. Imagino que ainda estejam por aí, mas existe alguma estimativa ou meta para finalizarem?

Também encontrei um artigo online publicado há 8 dias [Expresso].

"Governo reforça funcionários para acelerar pedidos de nacionalidade, que também podem ser feitos online: mexidas na lei aumentaram a pressão"

"A partir de 01 de julho, em Lisboa, o IRN [Instituto de Registos e Notariado] reforça os recursos humanos da Conservatória dos Registos Centrais, passando a contar com o apoio de mais quatro assistentes técnicos. No Porto, o Arquivo Central do Porto será reforçado com uma equipa de sete assistentes técnicos, para acelerar a entrada no sistema dos pedidos apresentados por correio e a tramitação dos pedidos pendentes", anunciou a tutela.

Boas notícias! Com sorte, isso vai acelerar o processo para todos nós que estamos à espera. Tenham um bom resto de semana.

• Prezados,

Atualizando meu processo:

Última bolinha em 21/04/2025.

Recebi meu assento em 29/04/2025.

Solicitei Cartão do Cidadão no Consulado do RJ em 15/05/2025 e recebi em 13/06/2025 (urgente)

Pedi meu passaporte no mesmo Consulado em 03/07/2025 e recebi hoje.

Boa sorte a todos

• @Hurricane legal! Parabéns e sucesso.

Eu continuo no aguardo. 03 anos e três meses na ACP e pelo jeito realmente julho impacta as analises… será que as férias dos funcionários é de 15? 30? 60 dias lkkk

• Nesse ritmo que a CRC tem levado na análise dos processos, daqui a um ano chegaremos a dezembro de 2021... Alguns processos de 2022 que entraram pela CRC de Lisboa foram transferidos para o Porto e já foram finalizados.

• Olá, pessoal!

A respeito das mudanças que vem ocorrendo e que virão ocorrer na legislação para obtenção de nacionalidade, alguém sabe me informar com certeza se as alterações afetarão quem já tem processo em andamento? Meu processo é de 2021.

Obrigada a todos

• @CAMLM, alterações legislativas normalmente não alcançam processos já em curso, exceto quando dizem respeito a questões procedimentais (tramitação do processo etc).

Nesse caso, como as alterações que estão sendo discutidas dizem respeito a restrições ao próprio direito à obtenção da nacionalidade pela via de descendência de judeus sefarditas, não devem atingir os processos já em tramitação.

O meu também é de 2021, precisamente de agosto/2021.

• Meu processo inicia 14…./22 e até o momento encontra-se no submetido , primeira bolinha. As bolinhas dois e três estão com uma exclamação, o quê significa ? Será que está próximo de finalizar ?

• obrigada, @IMM.

Isso tudo é muito demorado.

• @liviacabral12, na verdade o símbolo ao lado das bolinhas 2 e 3 é a letra "i", de informação. Ao passar o mouse sobre a letra aparece uma descrição da etapa.

De todo modo, temos verificado que alguns processos passam direto da bolinha 1 para a 4, então não se trata de um bom mecanismo de acompanhamento, é melhor ficar de olho nesse fórum.

Atualmente, a ACP está deliberando processos com a mediana da numeração em 51.XXX, que correspondem a pedidos protocolados em abril de 2022. Se seu processo for 14.XXX, deve está bem próximo (está mais atrasado do que o normal, inclusive), se for 140.XXX, vai demorar

• @TBCorreia obrigada pelo seu retorno!

meu processo é 148…/22 será que ainda demora muito ? Não consigo compreender o acompanhamento pela planilha 🫣. Processo completou 3 anos

• @liviacabral12 , A planilha do fórum tem poucos processos de cidadania pela via sefardita o que dificulta a análise, acompanhe o andamento dos processos por meio dessa discussão ou da discussão "Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP"

Você também pode acessar o aplicativo "CitizCheck" e a página do “Oráculo da Nacionalidade” (https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOTdhZDgzYTctMDI2OC00YWRlLTk0MGQtYTY3MTE0MWU1M2M1IiwidCI6Ijc1MGM5YTk1LTk0YTYtNDlhMy04YjNlLTgzZmVjMWYxMzMzMiJ9&pageName=ReportSectionee426570006c6b930030). Ambos são gratuitos.

Meu processo é de número 104.XXX, completará 3 anos de submissão no dia 29/07 e pelo ritmo atual somente será deliberado daqui 18 meses. Minha esperança é que as conservatórias acelerem a análise

• Proceso 46XXX/22 no Porto na bolinha "Para Decisao" desde 29/09/2024. A esperança esvaindo a cada noticia das restriçoes a novos imigrantes...

• Olá a todos,

Dei entrada no meu processo em agosto de 2022, como parte do meu processo de divórcio espanhol. 

Por algum motivo, o site de rastreamento mostra a data de entrada como outubro de 2022. 

Conferi com o meu advogado e ele confirmou que está tudo certo, pois o recibo com a taxa comprova que o pedido foi realmente recebido em agosto.

Gostaria de perguntar se isso é comum, e se alguém sabe quando esse tipo de processo costuma ser analisado. 

Também gostaria de saber se há alguma forma de acelerar o processo, devido a um problema de saúde que enfrento – ou mesmo por causa da guerra em Israel.

Vale a pena enviar um e-mail ao IRN?

Agradeço desde já!

• @Nati Eu estou numa situação similar. Meu processo foi entregue em agosto/22, mas no site aparece com data de entrada em setembro/22. Meu advogado diz que não tem problema.

• @alexmar @geluk

Boa tarde, preciso de ajuda!!

Disseram-me na Conservatória que minha COnservadora enviou um despacho de decisão à minha advogada, mas ela não o recebeu. Alguém me pode confirmar isso?

Obrigado.

• @sefardi paga 10 euros no civil on line. Se a resposta for positiva, você vai saber em 48 horas. Se for negativa, eles devolvem o dinheiro, demora, mas devolvem.

• @sefardi

como é que alguém aqui no fórum vai poder confirmar se a conservadora responsável pelo seu processo enviou um despacho para sua advogada, e que sua advogada não recebeu o despacho????

o melhor que você faz é ligar na linha registos.

• Como liga na linha de registros, pessoal? Desculpa a pergunta idiota, mas realmente não sei como me informar sobre meu processo no Porto. Tem alguma via e-mail?

• @Likabahia eu ligava usando o skype, agora não sei qual sistema permite fazer essa ligação de forma barata.

• @sefardi Acesse esta página e tenha um cartão de crédito/débito em mãos para pagar 10 euros.

https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/CertidaoController?action=semCDO

Em tipo de certificação, selecione nascimento.

Em Dados de Pedido, selecione minha.

Em seguida, insira seu nome completo, telefone e e-mail.

Clique em Continuar e siga o processo.

• Olá, alguém tem alguma informação sobre o Registo Civil de Viana do Castelo? O meu pedido, apresentado em 2021, está pendente de decisão desde dezembro de 2024. Pediram informações aos meus advogados, que as forneceram prontamente, pelo que ainda faltam 4 bolas. Encontrei um endereço de e-mail e um número de telefone no site do Registo, mas não tenho a certeza se ligar ou enviar um e-mail resolve alguma coisa. Que tal ir pessoalmente? Agradeço qualquer conselho.

• @traveler602 Bom dia! Eu tentaria ligar e enviar email. Mencione o numero do seu processo e o historico, para ver o que eles tem a falar, antes de ir la pessoalmente. Boa sorte!!

• @alexmar @eduardo_augusto @lucaslna

Muito obrigado a todos pelo apoio!!

Já solicitei o parto... vamos ver o que acontece.

Eu aviso-te.

• @alexmar @eduardo_augusto @lucaslna

Vou-te dizer, paguei os 10 euros, escreveram-me da CivilOnline a dizer que o certificado está no registo de Benavente, mas hoje responderam-me que não, que é um erro.

Ontem estive quase três horas na fila de registo (porque a fila era cortada de hora em hora...) e disseram-me que não, que o meu processo ainda estava a ser analisado.

Quanta paciência devemos ter nesta vida!!

• @sefardi realmente seu caso está demorando muito, mas vai ficar pronto, em algum momento. Paciência...

• Alguém sabe informar sobre os processos de sefarditas em Lisboa? Qual mês eles estão analisando? Entrei em março de 2022, fazem 3 anos que o processo está parado na bolinha 1. 😫

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.