Processo Nacionalidade Filhos (Menor)
Boa noite Colegas!!
Eu finalizei a separação e os apostilamentos dos meus filhos hoje por aqui em São Paulo, vou postar amanhã cedo pela DHL a documentação.
Agora a minha pergunta é se posso colocar no mesmo envelope os 02 processos juntos (Filho e Filha), ou eu coloco em envelopes separados?
Aguardo orientações dos colegas mais experiências.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Paulecass pode colocar tudo no mesmo envelope sim. Apenas separe o que é de cada processo, com um clip ou dois envelopes dentro de um envelope.
@LeoSantos Muito obrigada !
Como eu imprimi o requerimento 1C em folha A3, ficou como um folder as 3 páginas, irei colocar a documentação de cada um dentro do requerimento. 😉
Boa tarde pessoal!
Tudo bem? @Paulecass a nacionalidade para menores não precisa de nenhum pagamento de taxas como consta no roteiro? Teria como confirmar os documentos que você enviou? Estou iniciando o processo para o meu filho menor de idade (2 anos).
Só para confirmar... ando meio desatualizado...
Desde já agradeço a todos dessa comunidade que ajuda muito e há muito tempo!
Grande abraço!
@DSMachado
A nacionalidade pelo artigo 1C, para menor de idade, é gratuito.
@DSMachado
Teria como confirmar os documentos que você enviou? Estou iniciando o processo para o meu filho menor de idade (2 anos).
Use o guia/checklist abaixo. O colega @Paulecass pode ter um caso diferente do seu, ou pode ter se enganado em algum documento, ou pode se esquecer de algum detalhe ao te informar... O guia está atualizado e já está mais do que testado. E sim, o pedido de atribuição de menores de idade pelo art1c (filhos) é isento de taxa do IRN. Só terá os custos com cartório no Brasil e envio dos documentos para Portugal.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
Qual endereço enviar o pedido de atribuição de nacionalidade para menores? Nas instruções da no lista de check list aqui do fórum está Arquivo central do Porto (Tua do Cunha ) e quando entra no link justica.gov.pt nas instruções está conservatória dos registros centrais, Lisboa.
Fiquei na dúvida agora, podem ajudar?
@larissamedeiros
siga o que está no nosso guia.
Oi @DSMachado e @larissamedeiros
Eu segui as orientações do fórum.
Imprimi o requerimento 1C Menor na gráfica em Folha A3 estilo Folder (as 03 páginas ficam juntas), preenchi a mão e datei e assinei na frente do escrevente no cartório em Atibaia - SP.
Requerimento - Apostilado
Certidão de Nascimento Inteiro Teor - (cópia Reprográfica) - Apostilado
RG(s) meu e do meu esposo - Cópia Apostilada - obs.: Mandei meu RG porque não tenho ainda o meu Cartão Cidadão - ainda não chegou!)
Cópia Simples do meu Assento Português.
Enviei no dia 18/07/2025 pelo DHL e já chegou no ACP - Porto
Agora é só aguardar!!! 😊
Espero ter ajudado!!!