Transcrição de casamento
Como faço a transcrição de casamento? Tem q ser pelo consulado ou mando direto pra Portugal? Alguém teria o passo a passo?
Grata!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Como faço a transcrição de casamento? Tem q ser pelo consulado ou mando direto pra Portugal? Alguém teria o passo a passo?
Grata!
Comentários
@Talita_sm
Tem as duas opções.
O passo a passo depende de para onde mandar, pois varia um pouco.
Se morar no BR, o mais "fácil e rápido" tem sido pelo consulado do RJ, onde se manda por correio, eles examinam os docs e, estando OK, eles vão pedir o pagamento. Siga exatamente as instruções na página deles:
https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Pode ver nesse tópico alguns comentários recentes sobre quanto tempo tem levado:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj#latest
Agora, se tiver alguma divergência nos documentos (algo que não bata entre as certidões de nascimento e casamento dos envolvidos), aí pode ser que seja melhor mandar para a CRC Porto, que tende a ser mais flexível com pequenas divergências que os consulados.
Eu moro no Rio de Janeiro. Grata pela ajuda!