Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1159615971599160116021624

Comentários

• @reni_rjb o seu processo foi entregue na ACP no dia 20/08/2024? Pois o meu foir entregue lá no dia 21/08. Então as expectativas agora eestão altas aqui...rs

• @jpvecchi vc tem um exemplo claro para reclamação, considerando que o cumprimento da fila não é uma opção para eles.

• @ecoutinho Bom dia, uma dúvida aqui: Estou preparando a documentaçao e no caso preciso enviar junto documento de identificaçao (passaporte ou identidade apostilados), pois a assinatura atual dele nao está igual a esses 2 documentos( estes documentos sao de quando ele era de menor) ou envio apenas o formulario 1C assinado na presença por autenticidade?

Obrigada.

• @mariavigus

Bom dia, uma dúvida aqui: Estou preparando a documentaçao e no caso preciso enviar junto documento de identificaçao (passaporte ou identidade apostilados), pois a assinatura atual dele nao está igual a esses 2 documentos( estes documentos sao de quando ele era de menor) ou envio apenas o formulario 1C assinado na presença por autenticidade?

Não entendi. Se trata de outro processo ou é o mesmo que caiu em exigência pedindo um novo formulário com assinatura reconhecida por autenticidade?

• @reni_rjb

bom dia

Parabens !!!

Aproveite bastante a nacionalidade !

Eu digo que é uma herança que recebemos, que abre as portas para o mundo !

• @mariavigus

Não procure chifre em cabeça de cavalo, envie apenas o que foi pedido na carta de exigência.

- Deverá instruir o pedido com novo requerimento de nacionalidade, uma vez que a sua assinatura deverá ser reconhecida presencialmente ou por autenticidade, não sendo admissível para este efeito, o reconhecimento por semelhança, ou por confronto com a assinatura constante de um documento de identificação, nos termos dos artºs 35º nº1 do RNP e 153º e 155º do CN.

Na conservatória ninguém vai tentar bater se a assinatura do RG que está lá confere com a do formulário. Isso é trabalho do cartório que vai reconhecer a firma por autenticidade. Para a conservatória só interessa se o RG tem menos de 10 anos, se consta filiação e os dados batem com os do requisitante (Nome, filiação, data e local de nascimento).

• Pessoal, meu processo de Neto 1D foi entregue no ACP Porto em 08/07/25 e acabei de receber o código por e-mail. O único detalhe é que o item "Local do pedido" apresenta apenas "-", sem indicar se ACP Porto ou CRC Lisboa.

• @Chrieso

O único detalhe é que o item "Local do pedido" apresenta apenas "-", sem indicar se ACP Porto ou CRC Lisboa.

Aparentemente agora isso é "normal". Em até uma semana vai atualizar e aparecer a conservatória. Eu acredito (mas não tenho certeza) que esse "limbo" é o tempo para que seja distribuído o processo para a conservatória onde o processo vai correr.

• @ecoutinho

Perfeito. Bom saber. Obrigado pela informação, colega.

• Olá pessoal!

O meu irmão deu entrada no processo dele de cidadania para Filho no dia 11.07.2024 em Vila do Conde. A etapa de análise no site de consulta apareceu no dia 10.02.2025 mas depois disso não tivemos mais nenhuma atualização. Alguém sabe se o processo é analisado lá ou se é mandado para o ACP?

Obrigada!

• @jpvecchi

também estou aguardando um processo, parece que o do seu irmão que foi realizado após o meu também já saiu resultado

• Gente, é normal o civil online demorar tanto? Pedi na segunda feira de manhã e até agora nada.

Alguém mais tá tendo problema?

Pra reclamar é no próprio civil online ou tem que entrar em contato com a CRC Lisboa (no e-mail de pagamento informa que foi encaminhado pra lá).

• @hugonpassos

Costumam mandar o código de acesso ao assento de um dia para o outro. Já viu se não tem nada na caixa de spam? Para reclamar é direto com eles.

• @ecoutinho olhei. Nada por lá. Será que é por conta da época do ano?

Eu solicitei no nome de solteira da minha mãe (conforme fizemos no processo e constava na página de acompanhamento antes da conclusão).

Algo que me chamou a atenção é que, após a decisão, aprece o nome de casada dela na página de acompanhamento e na decisão que despachou (antes aparecida de solteira mesmo). Será que foi registrado o assento com o nome de casada e por isso não tão achando ou demorando?

• @hugonpassos

Será que foi registrado o assento com o nome de casada e por isso não tão achando ou demorando?

Não acredito que seja essa a causa. Possivelmente é por conta da época do ano, em que operam com pessoal reduzido. Aguarde até sexta, se não chegar nada, segunda-feira pela manhã faça uma reclamação respondendo o email em que recebeu a confirmação do pedido.

• @Godoiw Finalmente chegou meu código de acesso. Pedido entregue dia 12/06, submetido 17/07.

@ecoutinho Vi aqui que eles realmente não estão dizendo o local do pedido. Acabei de acessar e está "Local do pedido: -". Daqui uns dias eu volto. Espero que realmente esteja submetido na ACP.

• @daniel04

Tenho uma prima que recebeu o código há dois dias e está na espera... Vamos torcer... Parece que o IRN resolveu adicionar uma pitada de emoção nesse início de processo

• editado July 17

Finalmente! Estou muito feliz!

Gostaria de agradecer a todos desse fórum que me ajudaram demais, desde a época do processo da minha mãe! Vocês ajudaram muito, tirando dúvidas e ajudando na minha ansiedade.

@eduardo_augusto @ecoutinho @Destefano @texaslady @jpvecchi E outras pessoas!

Hoje de manhã recebi o e-mail informando que o processo havia terminado e que, em breve, receberei um email com o registro de nascimento.

• editado July 17

@PedroCCZ

aeeeee! parabéns, aproveite bastante e com responsabilidade os direitos e deveres de ser um cidadão português!!

quando tiver um momento, por favor inclua/atualize na nossa planilha: Filhos (Mod 1C) - Planilha Cidadania Portuguesa

isso ajuda todo mundo!

• @PedroCCZ

Parabéns pela conquista!!!! Que te abra muitas portas e oportunidades! Comemore com um bom vinho do Dão e uns pastéis de bacalhau, de preferência recheados de queijo da Serra da Estrela 😉

• @daniel04

boa tarde !

eu tmb recebi a senha do processo do meu filho (maior) sem o local tmb !

como bem disse o @ecoutinho vai ser com uma pitada de emoção 😱

Deus nos ajude 🙏

• @eduardo_augusto Muito obrigado! Atualizei lá!

Que loucura, aliás. Não esperava sair tão cedo. Espero que continue nessa velocidade!

@ecoutinho Obrigado! Hoje já tem comemoração! Hahaha

Vocês sabem o lugar mais rápido para eu tirar o passaporte e CC?

• Pessoal, tô na etapa de solicitação das certidões de nascimento (de minha mãe - neta de português; e de meu avô - filho de português)...

Já solicitei a de minha mãe, colocando a necessidade de informar na certidão de nascimento o código de comunicação da certidão de casamento, já que ela agregou o sobrenome de meu pai.

Irei agora solicitar a do meu avô (filho de português) e gostaria de saber se tem alguma especificidade....

Pedirei certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica com apostilamento....é isso mesmo?

Cordialmente,

Mariana Nossa

• Parabéns pela enorme conquista @PedroCCZ

Uma pena que não dei a mesma sorte!!!

Os colegas mencionados @ecoutinho @Destefano @eduardo_augusto @texaslady e outros já sabem que sou " carinha marcada " neste Fórum!

rsrsrs

Espero poder contar em breve com o assento!

• @jpvecchi

tá difícil isso aí!

como alguns colegas já mencionaram, eu acho que você tem todos os elementos e informações para fazer uma reclamação.

• Pessoal, tô na etapa de solicitação das certidões de nascimento (de minha mãe - neta de português; e de meu avô - filho de português)...

Já solicitei a de minha mãe, colocando a necessidade de informar na certidão de nascimento o código de comunicação da certidão de casamento, já que ela agregou o sobrenome de meu pai.

Irei agora solicitar a do meu avô (filho de português) e gostaria de saber se tem alguma especificidade....

Pedirei certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica com apostilamento....é isso mesmo?

@mariananossa https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

Dá uma olhada nesse link, pelo que eu entendi você quer fazer um processo de cidadania para a sua mãe, que é neta de Português, correto? Ai vai ter tudo bonitinho explicado.

• @PedroCCZ ,

parabéns, boa sorte nesta nova jornada! Se processo foi bem rápido, considerando os tempos de hoje.

• Sim @eduardo_augusto , mandei a reclamação, inclusive com o " print " da sra Conservadora Lígia Carneiro atestando não exercer função no Porto para:

uaci@irn.mj.pt --> Unidade de Auditoria e Controlo Interno

saigs1@irn.mj.pt -->Setor Inspeção e Gestão de Serviços

Onde estes fazem contato constante com o Centro de Operações de Registo do IRN.

Mas até o momento, nenhum retorno!

• @reni_rjb caraca. Foi muito rápido! Tomara que o meu tenha o mesmo tempo de curso. Estou com boas espectativas pois a minha senha chegou em 4 dias.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.