Preciso de ajuda para encontrar o assento de batismo do meu bisavô português.
Olá pessoal, tudo bem?
Estou em busca do assento de batismo do meu bisavô materno, nascido em Tarouca porém não consegui encontrar informação sobre a Freguesia.
Fiz a solicitação pelo Civil Online, responderam por e-mail solicitando a Freguesia do nascimento, em virtude de, no ano de nascimento existir um livro para cada freguesia do concelho de Tarouca e neste momento não é possível a busca do assento por falta de recursos humanos.
Seguem os dados dele que possuo:
Diamantino Cardozo
Nascido em 23-03-1907
Filiação: João Cardozo e Maria Martins
Concelho: Tarouca
Freguesia: Desconhecida
Desde já agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@flaviorezende , o quão certo você está da data de nascimento dele e da freguesia exata? Qual a origem destas suas informações?
Pergunto porque encontrei este batismo em Santos Evos, freguesia do Concelho e Distrito de Viseu (no. 28, lado esquerdo superior):
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/d57ba94e62894a2982a4de9ef6028484?isRepresentation=false&selectedFile=55182413&fileType=IMAGE
Trata-se de um Diamantino, filho de João Cardoso e Maria Rita, com data de nascimento de 21/06/1907. A data de nascimento é diferente e se trata de uma freguesia que não é de Tarouca (ou seja, possivelmente se trata de um homônimo), mas se você tiver os nomes dos avós pode verificar se batem só pra ter certeza.
Outra informação importante é que, a julgar pelos averbamentos à margem do batismo, ele se casou na mesma freguesia com Irene de Jesus, e faleceu em uma freguesia de Lisboa em 1979. Tudo isso deve ajudá-lo a eliminar (ou não) este registro.
@flaviorezende , achei também este registro no FamilySearch:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FF3-9XVW?lang=pt
Infelizmente os livros de 1907 não estão disponíveis no Tombo.pt. Note que o batizado NÃO PODE SER o Abade Vasco D'almeida Moreira, porque ele não podia nascer abade. 😁 Logo, isso é quase certamente um erro de leitura do processo automatizado do FamilySearch, ou de um voluntário não familiarizado com a língua portuguesa, que colocou o nome do Abade (provavelmente a pessoa que realizou o registro) como sendo a criança. Fora isso, o nome dos pais bate, e a data está muito próxima (novamente pode ser um erro - a data acima pode ser a data DO BATISMO, e não do nascimento, que foi em final de março).
Como não há o livro online, sugiro entrar em contato com a conservatória e pedir que verifiquem se existe o registro do Diamantino em São João de Tarouca, neste ano de 1907,
Imagino que já tenha este cartão de imigração:
Esta é a miniatura da imagem no resultado da busca:
Infelizmente o link para o FamilySearch está dando erro, dizendo que "não pode exibir a imagem neste momento". Pode ser algo temporário, e talvez num outro momento funcione. O link está abaixo:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-61V3-QDN?lang=pt
@flaviorezende acredito que o batismo de Tarouca encontrado pelo @andrelas que está com nome do “Abade” possivelmente deve ser o dele, o family search as vezes tem esses erros de identificação. Tente ver essa imagem em um Centro da História da Família ou se for pedir direto use essa referência, a paróquia é São João da Tarouca.
achei a certidão de batismo do meu avô através do site da universidade de coimbra. On line. Tem q saber data e nome e local.. daí c paciencia achei. Eles tbm validam o documento e enviam por correio.
@flaviorezende Apenas complementando os achados do @andrelas temos também o registo de nascimento de um irmão do Diamantino, chamado Américo, que nasceu em 1905 e faleceu em 1906, tb na Freguesia de São João de Tarouca. Nesse registo tb aparece o tal de Abade.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FF3-9G6L?lang=pt
Já no CEPESE aparece o Diamantino como sendo da freguesia de Tarouca, Concelho de Tarouca, vindo para o Rio de Janeiro com 24 anos.
Diamantino Cardoso Tarouca(*) Tarouca João Cardoso Maria Martins 24 Rio de Janeiro
(*) Não é tão confiável, mas uma possibilidade.
Os avós do Diamantino eram:
Paternos: Antônio Cardoso e Maria Thereza
Maternos: José Martins e Bernardina Marinheira
Ratificando as sugestões do @andrelas e do @AlanNogueira , vc deve procurar em São João de Tarouca e, não achando, tb na Freguesia de Tarouca, ambas do Concelho de Tarouca, Viseu.
Muito obrigado @andrelas @AlanNogueira @Nairolasai!
Aparentemente o registro é ele mesmo, enviei para a Conservatória e estou aguardando resposta.
E buscando novas informações sobre o processo de cidadania aqui no fórum, me deparei com outro "problema":
Meus bisavós são portugueses e se casaram no Brasil, assim será necessário realizar a transcrição do casamento deles antes de enviar o processo de nacionalidade. Para isso, preciso do assento de nascimento da minha bisavó, o qual também não estou encontrando informações sobre o concelho e freguesia.
Caso consigam ajudar novamente, seguem os dados dela abaixo:
Conceição da Silva Sanfins (nome de solteira)
Data de nascimento: 14/11/1915
Filiação: José da Costa Sanfins e Maria Paula da Silva
Desde já agradeço pela atenção!
@flaviorezende , pelos hits no Familysearch eu suporia que eles são do Porto ou de Vila Real, mas não consegui chegar a uma conclusão nem mesmo do concelho, muito menos da freguesia. Saberia dizer o nome dos avós da Conceição, ou a data aproximada de nascimento ou casamento do José e Maria Paula (pais dela)?
@flaviorezende na falta de outra informação eu sugiro pedir uma pesquisa pelo civilonline na freguesia de Póvoa de Varzim, Concelho de Póvoa de Varzim, Porto. Isto porque ao entrar no Cepese/Remessa aparecem várias pessoas com sobrenome de Costa Sanfins neste local.
@andrelas consegui uma informação sobre os pais da Maria Paula, porém não sei se é verídica... seriam José da Costa Araújo e Maria da Silva.
@Nairolasai Hoje entrei em contato com um primo de segundo grau, que me disse que o pai da Conceição (José da Costa Sanfins) nasceu em Póvoa de Varzim, vou seguir a sua orientação e pedir uma pesquisa no civilonline. Obrigado!
@Nairolasai @andrelas @AlanNogueira @guimoss
Solicitei a pesquisa no CivilOnline e não localizaram . O que vocês me aconselham?
Consegui a certidão de casamento do Diamantino e Conceição no RJ, existe um meio de conseguir online a habilitação de casamento deles? Assim, poderia ter mais informações sobre a Conceição..
Eles casaram em 30-08-1933, na 7ª Pretoria Cível, freguesia de Inhaúma.
@flaviorezende , uma opção (que pode não dar em nada, mas é uma tentativa) é solicitar uma pesquisa no Arquivo Nacional:
https://consulta.an.gov.br/
PODE SER que eles tenham alguma coisa dele lá e, se tiverem, PODE SER que indique a freguesia de nascimento. Foi assim que achei a freguesia de origem do meu avô. Costuma levar umas semanas, mas é gratuito e não impede você de continuar tentando por outros meios.
A pesquisa precisa ser solicitada OU com nome e data de nascimento, OU com nome e nome dos pais. Se na certidão de casamento que você citou acima tiver os nomes dos pais, sugiro essa opção (nome dele e nome dos pais), já que a data de nascimento muitas vezes está incorreta em documentos no Brasil.
@flaviorezende Esse seu comentário dizendo que não acharam refere-se ao Diamantino, a Conceição ou ambos?
@Nairolasai Refere-se à Conceição, acabei não explicando.
Com relação ao Diamantino, ainda não obtive resposta da conservatória.
@andrelas Consegui os nomes dos avós paternos da Conceição, são:
Manoel da Costa Sanfins e Maria Joaquina.
Mesmo assim, não consegui encontrar nada de relevante nas pesquisas que fiz...
@flaviorezende
esse talvez seja o batismo de Jose, pai de Conceição. Freguesia de Navais, concelho de Povoa de Varzim:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/14af089fe8ec4af7b5c103ce10c4bbb5?isRepresentation=false&selectedFile=62209319&fileType=IMAGE
Pode ver que tem uma anotação ao lado sobre ser transcrito em 1913. Talvez isso tenha sido feito para o casamento dele.
Tentaria contato com a conservatoria de Povoa de Varzim, para ver o que foi realmente feito em 1913. Quem sabe leva ao casamento e isso dá pistas para achar a filha:
Registo Civil de Póvoa de Varzim
Instituto dos Registos e do Notariado ⁄ Contactos do Registo ⁄ Registo Civil de Póvoa de Varzim
Contactos gerais
Email: civil.pvarzim@irn.mj.pt
Incluiria no email o link para esse batismo - e ressaltando no email o teor da anotação na lateral
Aqui o processo de naturalização de Manoel da Costa Sanfins Junior, provavelmente o avô de Conceição:
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_A9/0/PNE/27617/BR_RJANRIO_A9_0_PNE_27617_d0001de0001.pdf
@CarlosASP @flaviorezende , a idade do José (pai da Conceição) bate com o que diz o casamento de um irmão da Conceição, salvo uma coincidência enorme de nomes:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-61MJ-NQ?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6T8T-Q49C&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=
O casamento foi em 1945, e diz que ele teria cinquenta e dois anos. OK, de 1895 até 1945 seriam cinquenta anos, mas sabemos que as idades quase nunca são exatas em documentos antigos. Já a Maria Paula, mãe da Conceição, já havia falecido. Há ainda uma testemunha José DA SILVA Sanfins, que quase certamente é OUTRO irmão da Conceição.
O que acham? São as mesmas pessoas?
@flaviorezende , como meu cérebro estava dando nó (não conheço tão bem as pessoas da árvore como você e também ajudo outras pessoas, às vezes me perco), e como você está empenhado em encontrar as certidões (o que é louvável), montei um pedaço da árvore aqui do meu lado para não enlouquecer. Pode ver se fiz alguma besteira?
Lado da Conceição:
Lado do Diamantino:
É isso mesmo?
Além de me ajudar a visualizar, e permitir possíveis matches no MyHeritage (onde coloquei a árvore), organizar desse jeito vai facilitar a outros que estejam tentando te ajudar também.
Outra observação: no casamento do Antonio, suposto irmão da Conceição, diz que ele nasceu no Rio de Janeiro em 1917. A Conceição nasceu em 1915, segundo as informações que você tem. Logo, para ela ter nascido em Portugal, os pais têm que ter vindo pra cá entre o nascimento dela e o do Antonio. Não é impossível, claro, mas tem certeza de que ela nasceu em Portugal?
Uma série de informações para você avaliar, ver se servem de algo, e ver se se trata mesmo de parentes seus:
José da Costa Sanfins estava vivo em 1936 e era comerciante na Pavuna:
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_05&pesq=%22da%20costa%20sanfins%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=65865
As notícias abaixo acho que não tem a ver com seus antepassados, mas achei por bem citar. Achei outros "da Costa Sanfins", mas as notícias não teriam interesse na sua pesquisa:
Em 1861 chegou ao Brasil, via Santos, um Manoel da Costa Sanfins com sua esposa e três filhos (pode não ser seu parente, pode ser seu parente mas depois voltou, pode ser um irmão de um antepassado seu que ficou em Portugal, etc):
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=217280&pesq=%22da%20costa%20sanfins%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=19140
Ele entrou de novo, mas sozinho, em 1864:
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=217280&pesq=%22da%20costa%20sanfins%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=26194
E, se for a mesma pessoa, se naturalizou em 1896:
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=830380&pesq=%22da%20costa%20sanfins%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=1771
@flaviorezende , olha o que eu achei:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FFS-LTGK?lang=pt
É a data exata em que você acredita que o Diamantino nasceu. Diria que as chances de que seja ele são grandes, dado que essa indexação automática do FamilySearch é um terror... Infelizmente, ao clicar para ver onde a imagem estaria disponível, recebo esta mensagem:
Imagem disponível - Para visualizar estas imagens, escolha uma das seguintes opções: É possível ver esta imagem ao acessar um de nossos sites parceiros ou um guardião de registros autorizado (tarifas podem ser cobradas).
Ele não diz QUE site parceiro ou "guardião de registros". No Digitarq, como você sabe, os documentosde São João de Tarouca acabam por volta de 1890.
Mandei mensagem num grupo de genealogia perguntando se sabem dizer onde o documento estaria disponível mas, enquanto isso, você poderia tentar junto
@andrelas @flaviorezende
O casamento de Conceição diz explicitamente que ela nasceu em PT:
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_N3/FIH/LTC/0024/BR_RJANRIO_N3_FIH_LTC_0024_d0001de0001.pdf
O problema do MyHeritage é ser um site pago. com muita coisa não podendo ser visualizada por não-assinantes.
O FS é completamente gratuito; tudo pode ser visto por todos.
Aqui as árvores dos envolvidos no FS. Acho que, até se ter certeza que o José nas duas árvores é a mesma pessoa, é bem prudente não unificar as árvores. Unificar se faz em poucos cliques; mas desfazer uma unificação errada no FS dá um trabalho gigantesco!
aqui a árvore "brasileira":
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/P35M-6W2
e aqui a "portuguesa":
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/P3TK-HWM
Já apareceram bastante indícios de que o possível pai de José, que pode ser esse Manoel que se naturalizou em 1896, já estava no BR há tempos - inclusive tendo uma filha (Antonia) que nasceu em SP (no Brás). Mas a família parece ter ido e vindo - essa mesma Antonia casou duas vezes no Porto, por exemplo. Pode ser esse Manoel que achou essas entradas na década de 1860.
E tem pelo menos três gerações de "Manoel": um casado com Maria Rosa (que pode ser esse que se naturalizou); o filho dele (casado com Maria Joaquina); e um neto casado em PT com Deolinda (pelo menos esse último tem o nome de Manoel dos Santos Sanfins para não aumentar a confusão)
@CarlosASP , eu criei a mini-árvore no MyHeritage porque sou assinante e porque existe a possibilidade de encontrar informações lá (em especial matches) que não estejam no FS. Além disso, claro, manter árvore no FS é complicado, porque qualquer um pode mexer e, com isso, em pouco tempo vira a casa da mãe Joana. 😁 Por isso mesmo eu mantenho a minha pessoal no MyHeritage (tenho pedaços que coloquei no FS unicamente para pesquisa, já que não tem como eu transferir meus 2500 indivíduos pra lá sem enlouquecer).
O que você acha do "Arlindo Genico" ali em cima? Achei promissor.
@flaviorezende @CarlosASP , tenho uma boa e uma má notícia. 😁
A boa é que uma colega genealogista, gentilmente, conseguiu o assento do "Arlindo Genico" (link abaixo) para mim, e É O DIAMANTINO!
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FFS-LTGK?lang=pt
Estou anexando o assento.
A má notícia é que, como vocês verão no assento, ele foi invalidado! Por outro lado, está escrito nesta invalidação que o assento válido está ao final do mesmo livro. A mesma colega já se dispôs a buscar este assento correto amanhã pela manhã, quando terá tempo novamente. Aguardemos! Ela conseguindo, metade do problema (o assento do Diamantino) está resolvido, faltando apenas o da Conceição.
Segue o assento (invalidado) do Diamantino:
@andrelas @flaviorezende
Ótimo achado do Diamantino! Mostra como é sempre importante ficar de olho nesses registros com óbvios erros de indexação no FS (apesar de muita gente achar que OCR já é a oitava maravilha do mundo, essa tecnologia ainda tem que melhorar muito para documentos manuscritos, mas não deixa de ser bem útil e importante por isso).
Quanto à Conceição, se o livro abrangendo 1915 para Navais ainda estiver na conservatória (nunca se sabe exatamente quando eles são transferidos para os ADs), há que se esperar o contato com a conservatória de Povoa para saber se a pista do José acima vai render algo. A teoria é que talvez o assento "paroquial" dele tenha sido "invalidado" ao ser trasladado para o registro "civil" em 1913 (isso ocorreu muito após 1911), possivelmente na preparação para de um casamento - e que esse casamento poderia depois ter gerado a Conceição em 1915. A conferir. Se der sorte, o assento "civil" de José em Navais em 1913 poderia conter alguma anotação sobre um eventual casamento. Aí veríamos se é o José certo. Ou, se der azar, esse José foi simplesmente tirar um Bilhete de Identidade ou passaporte (ou algo parecido) e isso causou o traslado do assento.
Sim, o MH é uma opção para assinantes e uso próprio, mas acaba não sendo uma opçao tão conveniente aqui nesse fórum onde o interesse básico não é genealogia, mas cidadania, por não permitir o trabalho colabolativo - com todos os problemas mencionados por você que ele traz. E aí o esforço de uma pessoa em achar documentos etc acaba tendo que ser duplicado por quem mais tentar ajudar a pessoa. Basicamente por isso, para fins desse fórum aqui, acabo só usando e me referindo ao FS. Também tenho vistos nesses anos casos de pessoas diferentes de uma mesma família, sem contato entre si, aparecerem aqui no fórum pedindo informações. E, se os dados não tiverem sido inseridos em uma plataforma aberta como FS, se acaba repetindo todo o trabalho já feito por outros anteriormente - se tudo estivesse compartilhado, se acharia no FS em um minuto.
@CarlosASP , meu objetivo específico ao criar a mini-árvore foi mesmo validar meu entendimento das relações entre as pessoas, ou seja, desenhar a árvore e validar com o Flávio, pois como pesquiso outras coisas a cada vez que eu voltava neste tópico precisava ler tudo de novo. 😁
Como a ferramenta com a qual estou habituado é o construtor de árvores do MH, fiz por lá. Quando disse que "ajudaria a outros que estivessem tentando ajudar" me referi aos screenshots que coloquei acima mesmo, não a acessar a árvore diretamente. Tembém tinha a esperança de matches no próprio MH, claro, uma vez que há informações lá que não existem no FS (e vice-versa mas, no caso do MH, ele também consulta o FS), mas era só um plus mesmo. 😊
@andrelas @CarlosASP obrigado, ajudaram muito!
@andrelas Arvore que você montou está correta sim.
Enviei o e-mail para a Conservatória de Povoa de Varzim onde já havia solicitado o assento da Conceição e não foi encontrado. Perguntei sobre a transcrição no assento de nascimento de José, porém não me responderam o que perguntei.
@andrelas @CarlosASP
Sobre a Conceição, ela nasceu em Portugal e veio para o Brasil ainda criança (cerca de 2 a 3 anos) com os pais e o irmão Antônio, que era bebê de colo na época.
Inclusive ela possuía um documento emitido pelo "Serviço de registro de estrangeiros" aqui no Brasil.
@andrelas sobre o assento do Diamantino/Arlindo
Pelo o que entendi lendo o documento, eles eram irmãos gêmeos. Que legal!! Estou descobrindo muitas coisas que não fazia ideia kkkk
@flaviorezende , sim eram gêmeos. E eu suspeito que a razão do cancelamento do assento do Diamantino foi que o padre era preguiçoso e quis economizar trabalho, escrevendo ao final do assento que "todo o restante era como o assento supra" e não funcionou. 😁 Das duas, uma: ou os pais reclamaram, ou alguma coisa NÃO era igual (padrinhos, por exemplo) e ele precisou fazer o assento de novo.
Amanhã de manhã creio que a colega me envie o assento retificado do final do livro, e te mando aqui.