Preciso de ajuda para encontrar o assento de batismo do meu bisavô português.

2»

Comentários

• editado July 24

@flaviorezende

É... em PT as perguntas tem que ser bem diretas, sem deixar margem a dúvidas. Eles devem ter ficado confusos com um pedido sobre Conceição e depois um email falando de José.

Eu responderia que precisa dos assentos de nascimento de José e também do de Conceição (já que não acharam Conceição). Pelo visto, a Conceição não nasceu lá (ou não acharam)

Quem sabe assim eles te mandam o do José. Para ver ser lá tem algo sobre casar com Maria Paula. Quem sabe Maria Paula é de outra freguesia; seria mais um lugar para buscar a Conceição.

Sobre isso:

Sobre a Conceição, ela nasceu em Portugal e veio para o Brasil ainda criança (cerca de 2 a 3 anos) com os pais e o irmão Antônio, que era bebê de colo na época.

O Antonio aparece no casamento como tendo nascido no Rio de Janeiro;

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-61MJ-NQ

A história da família pode ter algumas incorreções ao ser passada de geração em geração - ou podem mesmo ter feito um outro registro de nascimento dele no Rio também (não apareceu ainda).

Pode ver que no casamento de Antonio menciona que na habilitação foi "apresentada a prova de idade com as respectivas certidões". isso daria a entender que não foi apenas uma declaração, mas que teria apresentado um documento, Mas, nunca se sabe, o escrivão pode ter escrito isso no "piloto automático", sem refletir fielmente a realidade.

Como o @andrelas havia reparado, uma testemunha nesse casamento é Jose da Silva Sanfins, solteiro. Sabe se seria irmão de Antonio e Conceição? Não vi nenhum registro dele até agora.

Edit: olha só que achei. O Antonio da Silva Sanfins se autoregistrou no Rio em 1940. Esse deve ter sido o documento que ele apresentou para casar, Ver a última página do PDF:

http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_6K/FSR/LTN/0090/BR_RJANRIO_6K_FSR_LTN_0090_d0001de0001.pdf

• Segundo edit:

Ao achar o auto registro de Antonio, apareceram os nomes dos pais de Maria Paula.

Com isso, apareceu o nascimento do José em 1921, possível irmão de Conceição e Antonio:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XKPT-XB

• andrelasandrelas Beta
    editado July 24

@CarlosASP , a história da Conceição ter vindo ainda bem pequena bate com o fato do Antônio ter nascido no Brasil, como sugere o documento. Além do fato de que o Antonio poderia não saber exatamente quando nasceu (extremamente comum antigamente, como você sabe) e foi ele que declarou a data, podendo ter errado por um ou dois anos, a Conceição nasceu em 1915 e ele diz ter nascido em 1917. Essa história oral só fortalece as convicções.

Agora, como você mandou o documento do SIAN, não posso deixar de fazer meu elogio de sempre ao Arquivo Nacional... Com pouca verba (infelizmente) fazem um trabalho absurdo de bom, tem tesouros e mais tesouros guardados (nem sempre nas melhores condições por falta de dinheiro) e o atendimento deles é absurdamente eficiente, cordial e interessado. Fiz pelo menos duas dúzias de visitas pessoalmente para pesquisas de imigrantes (da minha família e de colegas genealogistas de fora do Rio, antes que eles oferecessem as buscas à distância) e sempre fui muito bem atendido. E, claro, tudo de graça.

EDIT: @flaviorezende , como genealogista não pude deixar de comentar que, se você se interessar em procurar, você certamente tem um monte de primos de terceiro grau aqui no Brasil (fora os de quarto grau em diante lá em Portugal). Só, claro, se um dia for tentar achar, é preciso ter cuidado antes de se tentar contato com as pessoas, pois nunca sabemos quem são exatamente. Não é porque são nossos primos em grau "n" que são pessoas que gostaríamos de contactar. 😁 Eu conheci um sem-número de primos, tanto virtualmente quanto pessoalmente, aqui e em Portugal. Alguns ficaram bem próximos ao longo dos anos. Mas isso é outra coisa diferente do que você está fazendo agora. Você agora pesquisa "pra cima", e pra encontrar os primos vivos tem que pesquisar "pra baixo" a partir dos irmãos dos seus bisavós, trisavós, etc.

• @andrelas

Também tenho a maior admiração pelo trabalho do AN. Já achei muita coisa lá.

Sobre a Maria Paula da Silva e família (pois temos os pais dela agora), quem sabe você ou alguém mais consegue achar algo sobre ela em PT, para ver se aparece a freguesia dela, um possível casamento dela ou algo mais que leve à filha Conceição. Numa busca inicial, não tive sorte.

• andrelasandrelas Beta
    editado July 24

@CarlosASP , achei esse batismo em Mindelo/Vila do Conde/Porto, mas os nomes são comuns demais pra cravar, além de faltar o "Paula" do "Maria Paula" (que sei que pode acontecer mas, neste caso, com nomes tão comuns, torna ainda mais difícil confiar):

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/39437cf63d38407ea931c86a215faefa?isRepresentation=false&selectedFile=62396094&fileType=IMAGE

(número 16, lado esquerdo)

Se a Conceição tivesse nascido até 1911, dava pra ver se achávamos o batismo dela por lá, mas como é 1915 não tem online. Sugestões? Eu vou ver se dou sorte e acho o casamento do Sanfins com ela.

EDIT: Não achei o casamento em Mindelo, ao menos entre 1905 (ela teria 14 anos, já é mais do que improvável) e 1911, que é o último ano em que há livros lá. Pode, claro, estar entre 1912 e 1914, já que a primeira filha conhecida é a Conceição, em princípio nascida em 1915...

• @andrelas @CarlosASP complementando sobre o casamento da Maria Paula:

A transcrição no assento de nascimento do José foi em 1913, possivelmente o casamento do José e da Maria Paula pode ter sido nesse ano

• @andrelas

Acho interessante essa possível conexão com Mindelo (Vila do Conde). Apesar de próxima, não é exatamente vizinha de Navais (Povoa).

https://geneall.net/pt/mapa/212/vila-do-conde/

https://geneall.net/pt/mapa/209/povoa-de-varzim/

E Mindelo já tinha aparecido em registros (anotado nas laterais, como local do óbito) do possível irmão e da mãe de José:

Aqui o batismo do possível irmão Manoel (começa na página anterior, mas o óbito está anotado nessa):

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/c02d4800c6d244999820573da7fe7983?isRepresentation=false&selectedFile=62211075&fileType=IMAGE

Aqui o batismo da possível mãe Maria (joaquina):

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/9b2d19eb69a54b6bafbab9d759cef79b?isRepresentation=false&selectedFile=62209596&fileType=IMAGE

Talvez em algum momento a familia tenha mudado para Mindelo e José tenha se casado com Maria Paula lá. E depois vindo para o BR.

Vamos ver se @flaviorezende consegue algo sobre Jose com a conservatória de Povoa.

Se quiser arriscar, também pode mandar um email para a de Vila do Conde para ver se Conceição nasceu ali (na freguesia de Mindelo):

Registo Civil de Vila do Conde

Contactos

Email: civil.vconde@irn.mj.pt

• @flaviorezende , a tentativa sugerida pelo @CarlosASP de contactar o Registro Civil de Vila do Conde é bem interessante, porque os livros de Mindelo são MUITO pequenos. Para você ter uma ideia, o livro de 1911 tinha sete batizados apenas. Dessa maneira, e a depender da boa vontade do pessoal do Registro Civil, pode ser que seja possível pedir a eles que verifiquem se existe:

• Conceição, filha de José da Costa Sanfins e Maria Paula, data PROVÁVEL MAS INCERTA de nascimento 14/Nov/1915, nascida em Mindelo
    • Se possível, verificar os livros de 1912 até 1917 (inclusive), mas dando como "alvo" principal 1915/1916.

Porque estas datas: os livros até 1911 estão online e ela não está neles; em 1917 sabemos que ela e os pais já estavam aqui porque o Antonio, irmão dela, nasceu aqui, logo cobrindo entre 1912 e 1917 (digo inclusive 1917 porque vai que eles vieram pra cá com o Antonio na barriga da mãe) cobrimos todas as possibilidades. Não deve ter nem 50 assentos nestes anos todos juntos, e os livros são pré-impressos e muito organizados, dá pra ver todos eles em cinco minutos.

• @flaviorezende

Maria Paula

Assento 16, ano 1891, freguesia Mindelo, concelho Vila do Conde

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/39437cf63d38407ea931c86a215faefa?isRepresentation=false&selectedFile=62396094&fileType=IMAGE

Pedido de passaporte:

ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

169851 Maria Paulo Da Silva Vila do Conde Vila do Conde José da Costa Araújo Maria da Silva Doméstica 27 Rio de Janeiro Casado

ID Nome ID Titular Nome Titular Grau Idade Sexo

5185 Conceição 169851 Maria Paulo Da Silva Filha 1 Feminino

Como Maria Paula tinha 27 anos, esse pedido deve ter sido em 1918.

Conceição tinha 1 ano, deve ter nascido em 1917, provavelmente em Mindelo.

• andrelasandrelas Beta
    editado July 24

@Guilherme Moreira , havia enviado o link do batismo dessa Maria ali em cima, mas não ficamos 100% seguros de que se trate dela. Há grande possibilidades, no entanto, mas o pedido de passaporte que você enviou fortalece ainda mais essa hipótese. Sugerimos que o @flaviorezende tente contactar Vila do Conde para ver se encontram a Conceição, dado que os livros infelizmente não estão online. Obrigado!

@flaviorezende , segue abaixo o batismo do Diamantino. Estou mandando tanto o batismo retificado (duas páginas) quanto aquele que foi invalidado e que contém o irmão Arlindo (uma página). Acho interessante que você guarde os dois (embora só vá enviar o correto junto com o processo, claro) para dirimir qualquer eventual dúvida futura.

• @flaviorezende

As informações que colocou nesse post

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/372307/#Comment_372307

estão corretas quanto ao nascimento de Conceição na freguesia de Mindelo.

Em tempo: António é mais velho, nasceu em 1913.

• @andrelas @CarlosASP @Guilherme Moreira muito obrigado, vocês são feras!!!!!

Sobre o assento do José, a transcrição era sobre a informatização do assento...

• @andrelas Sobre o assento do Diamantino, já enviei vários e-mails para a conservatória e nenhum retorno ainda...

• @Guilherme Moreira as informações que você trouxe, deu ainda mais certeza de que estamos no caminho certo para encontrar o assento de nascimento da Conceição, enviei e-mail para a conservatória e aguardo a confirmação.

• @flaviorezende , não entendi o comentário sobre ter enviado e-mails à conservatória sobre o assento do Diamantino. Esse está resolvido, está ali em cima anexado. Agora falta o da Conceição apenas.

• @andrelas No início, eu tinha feito a solicitação do assento de batismo do Diamantino no CivilOnline, mas na época ainda não tinha informação sobre a freguesia.

Posteriormente, a conservatória de Tarouca me enviou e-mail dizendo que não tinha como pesquisar sem a informação da freguesia. Assim que descobrimos a freguesia, respondi o e-mail com os dados corretos. E até o momento não tive retorno.

• @flaviorezende , entendi!

• @flaviorezende

Eu mandaria um novo email anexando essa imagem do batismo do Diamantino que o @andrelas colocou aqui, dizendo que é o batismo número tal do ano tal, da freguesia tal etc. Assim eles já sabem de cara que não tem que gastar tempo procurando nada.

E perguntaria se os livros de 1907 da freguesia de Sao Joao de Tarouca ainda estão na conservatória de Tarouca ou se foram enviados para o Arquivo Distrital.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.