Dúvida Processo de filho de português formulário 1c
O novo formulário vem 4 páginas ao invés de 3 como descrito nas instruções de preenchimento no final das páginas ,imprimi duas folhas frente e verso cada e a assinatura ficou no início da segunda folha onde somente tem esse campo da assinatura e as instruções,acredito ser erro de formatação deles pois assim que foi enviado e no campo código postal aparece 7 dígitos e não oito que é o padrão brasileiro alguém tem alguma dica? E se meu irmão pode aproveitar o envio dos correios para o porto por se tratar do mesmo pai porém cada envelope com seus documentos separados . Desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Cristianorecreiorj
A parte sobre o número de páginas está explicada aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27640/guia-impressao-e-assinatura-de-formulario-de-solicitacao-de-nacionalidade
Sobre o código postal. Coloque o primeiro dígito do CEP antes do início do espaço, Coloque os dígitos restantes nos espaços designados do formulário.
Sim, se ambos os processo vão para a ACP, pode por ambos na mesma remessa; coloque cada processo completo em um envelope separado e aí coloque os dois envelopes na remessa.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Obrigado pela explicação,no.
No meu processo e do meu irmão ambos de filho de português enviaremos somente a cópia simples do assento do nosso pai que obteve nacionalidade portuguesa a 1 mês pelo avô dele) que contém o número ,data e local emito sendo assim marcamos qual opção no formulário a de certidão de registro nascimento do nosso pai ou marca opção outros documentos especificando que o documento enviado foi a cópia do assento português do nosso pai agora português
@Cristianorecreiorj
Só para confirmar: você tem um assento de nascimento PT de seu pai (similar a esse abaixo) e vai colocar uma cópia dele em cada processo?
https://www.melhoresdestinos.com.br/wp-content/uploads/2021/04/certidao-nascimento-portuguesa-820x707.jpg
Sendo isso, a parte do Quadro 2 onde se pede Freguesia, Concelho etc você deixa em branco.
Mas não esqueça de assinalar o quadrado de que está pedindo a nacionalidade pelo "pai PT".
No Quadro 3 você vai ticar o quadrado "2 Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português." (além dos outros que forem relevantes)
Oi Carlos por coincidência mesmo nome do meu pai é exatamenteease papel branco contendo o número assento ,data de emissão ,data nascimento e local do meu pai você disse no quadro 3 ticar quis dizer clicar ou marcar? Seria marcar os três primeiros então certidão de nascimento do interessado ,abaixo certidão de nascimento do meu pai e abaixo fotocópia do passaporte (tirei cópia original colorida e apostilada )
Conferindo os dados só não saiu a hora do nascimento mas ta a data acredito não ter sido relevante depois da data tem uns asteristicos. E tem também o numero do processo do meu pai
@Cristianorecreiorj
Esse exemplo que mandei vem com um pouco mais de informações que os emitidos atualmente. Não se preocupe com hora etc.
O assento de nascimento PT hoje em dia é basicamente "virtual". Os dados estão inseridos no sistema e se imprime mesmo em uma folha de papel comum, Quem realmente precisa verificar os dados, tem acesso ao sistema e pode ver as informações lá.
Se você está mandando esses três itens, então são esses que vai ticar/marcar/clicar no formulário.
Obrigado pela ajuda 🙂
Outra dúvida é se pode enviar o meu processo e do meu irmão.ambos c1 filho maior no mesmo malote do correios envelopes diferentes
@Cristianorecreiorj
Pode sim.
Pessoal, boa tarde!
Tenho algumas dúvidas sobre esse mesmo assunto e queria ver se alguém consegue me auxiliar.
O assento da minha mãe saiu em janeiro e, em seguida, fizemos a transcrição do casamento dela para comprovar a filiação (meus pais se separaram) e essa etapa também já foi concluída.
Agora, eu e meu irmão queremos dar entrada em nosso pedido de atribuição de filhos pelo 1C, mas temos uma questão que é: eu estou atualmente residindo em Portugal. A cópia autenticada e apostilada do documento de identidade (nesse caso o passaporte) não será um problema, mas sim o reconhecimento de firma do formulário...Pensei na alternativa de assinar via certificado digital, e-Notariado ou até mesmo pelo GOV.BR, porque são assinaturas passíveis de confirmação da veracidade, mas não encontrei nenhuma discussão acerca desse tema e sei também que Portugal pode não considerar a assinatura digital válida. Alguém poderia me dizer se já passou por situação similar ou se haveria chances deles aceitarem uma assinatura digital no formulário?
Caso contrário, não sei como resolveria, apenas se retornasse ao Brasil para fazer esse procedimento, porque já verifiquei que o Consulado Brasileiro não oferece o serviço de reconhecimento de firma.
O do meu irmão, tudo certo, ele está morando no Brasil e me enviaria a documentação dele para que eu possa enviar à Conservatória.
Agradeço desde já!
Complementando minha dúvida acima, será que um reconhecimento de firma de cartório aqui em Portugal teria o mesmo efeito?
@BPiazza
A cópia autenticada e apostilada do documento de identidade (nesse caso o passaporte) não será um problema, mas sim o reconhecimento de firma do formulário...Pensei na alternativa de assinar via certificado digital, e-Notariado ou até mesmo pelo GOV.BR, porque são assinaturas passíveis de confirmação da veracidade, mas não encontrei nenhuma discussão acerca desse tema e sei também que Portugal pode não considerar a assinatura digital válida. Alguém poderia me dizer se já passou por situação similar ou se haveria chances deles aceitarem uma assinatura digital no formulário?
Se atualmente você reside em Portugal está fácil, você pode ir a qualquer conservatória e pedir reconhecimento da sua assinatura, da mesma forma que no Brasil pediria um reconhecimento de firma no cartório.
será que um reconhecimento de firma de cartório aqui em Portugal teria o mesmo efeito?
Sim!!!!
@ecoutinho Muito obrigada pelo retorno!!
@ecoutinho Boa tarde, tudo bem?
Poderia me ajudar com outra dúvida, se souber responder, rs, por gentileza?
Conforme dito, nós já fizemos a transcrição do casamento da minha mãe via Consulado de Portugal. Meus pais se divorciaram e os documentos dela já saíram com o nome de solteira. Na minha certidão de nascimento também já consta a averbação do divórcio deles, mas o meu passaporte (que será o meu documento de identificação), por exemplo, ainda consta o nome dela de casada.
Na hora de preencher o formulário, em nome da mãe portuguesa, eu indico o nome dela de casada ou de solteira? Mesmo com esse histórico, há algum risco de cair em exigência?
Muito obrigada desde já e novamente :)
@BPiazza
Na hora de preencher o formulário, em nome da mãe portuguesa, eu indico o nome dela de casada ou de solteira? Mesmo com esse histórico, há algum risco de cair em exigência?
No quadro 1 do formulário 1c (Dados pessoais do interessado), item 4 (Nome da mãe) preencha o nome dela exatamente como consta na sua certidão de nascimento e passaporte (o nome de casada). Esse era o nome dela quando você nasceu, ela ter se divorciado posteriormente não muda o nome que ela tinha no passado.
No quadro 2 (Declarações) marque "X" na opção mãe portuguesa e não precisa preencher mais informação nenhuma dela nesse quadro, deixe o restante em branco. Mande o assento de nascimento. Lá constará o nome de solteira e o averbamento informando do casamento e a mudança de nome.
Mesmo com esse histórico, há algum risco de cair em exigência?
O que aconteceu com sua mãe após seu nascimento (divórcio, novo casamento, divorciar de novo etc) não faz diferença alguma para o seu pedido de nacionalidade. O que interessa é a situação no momento em que você nasceu. Se ela era casada com seu pai quando você nasceu e esse casamento está transcrito em Portugal, não vejo motivo algum para preocupação.
@ecoutinho Muitíssimo obrigada! Vou seguir dessa forma então.