Judeus Sefarditas - Informações e processos

1185186188190191194

Comentários

• Solange4Solange4 Member

Mudanças nas leis de nacionalidade portuguesa:

https://www.instagram.com/p/DLQdu3ENdwU/?next=%2F&img_index=1

Fim do regime de Sefarditas para novos pedidos

• editado June 24

Por enquanto nada mudou, nomeadamente, nada foi apresentado, emendado, votado ou passado pela sanção presidencial. Apenas houve a aprovação do plano do governo.

Os projetos dos partidos ainda serão discutidos e podem sofrer alterações e talvez nem passar no todo ou em parte. Resta aguardar.

Há ainda a questão da constitucionalidade de parte do que se quer aprovar, que não vou me aprofundar aqui, mas deve ser muito discutida.

• @alexmar

Perdoem o meu português assistido por computador.

O meu processo começou em Lisboa em janeiro de 2021.

No dia 7 de março, recebi um pedido de documentos adicionais:

- Cópias impressas da certidão CIP e da Árvore Genealógica

- A procuração original.

O meu advogado enviou os documentos. De acordo com a informação de rastreio, a carta chegou à Conservatória do Registo Civil de Lisboa a 17 de abril.

Nada mudou desde então, mas reparei que na página do meu processo aparece a seguinte mensagem no pedido deles:

O que é que isso significa? Significa que receberam os documentos que pediram, ou significa que pedem para os enviar novamente?

Muito obrigado pela vossa ajuda.

• igorvribeiroigorvribeiro Member
    editado June 26

@alexmar Tudo bem? Parece que estão solicitando o envio da documentação "CIP + Procuração.PDF". Se já enviou, tenta contato com eles pelo email da Conservatoria de Lisboa, enviando a documentação previamente enviada digitalizada e o comprovante de rastreio. Achei este email: registos.centrais@irn.mj.pt

• @sovasova Eu entendo isso diferente do igorvribeiro. Minha leitura é que registraram como recebidos os documentos requisitados, e a data de "confirmação de recebimento" da parte deles é 13 de Maio.

• Olá a todos, espero que estejam bem.

O português não é a minha primeira língua, então peço desculpas se cometo algum erro ao escrever.

Gostaria de pedir a vossa orientação e apoio em relação ao processo da minha nacionalidade. O meu pedido encontra-se no Arquivo Central do Porto, processo número 53XXX/22, submetido na segunda semana de abril de 2022. Atualmente, está em fase de análise.

Tenho ouvido alguns rumores de que o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN) mencionou uma sobrecarga no sistema, o que estaria a causar atrasos nas últimas semanas, em comparação com os meses anteriores.

Notei que recentemente têm saído vários despachos próximos do meu número de processo — já vi, por exemplo, alguns 538XX.

Na vossa experiência, quanto tempo acham que ainda poderá demorar o meu processo?

Também reparei que existe uma folha de cálculo aqui no fórum. Qual seria a utilidade de inserir os dados do meu processo lá?

Desde já, agradeço a atenção.

Cumprimentos!

• @lucaslna obrigado pela lembrança companheiro de jornada aqui hehe é bom poder discutir sobre os processos no tópico dos serfaditas que em que pese parecer distante de Portugal, somos todos igualmente descendentes de portugueses. Pois bem, ainda nada. Parado na análise desde 30/10/24 e sem atualização. A última notícia era que consultaram a Pj em Março e ainda sem resposta. @avz meu processo é 65xxx/22 Conservatória do Porto, 09/05/22. Está parado. Também tenho percebido que nos últimos dias/semanas as análises dos processos da ACP diminuíram em vista dos meses anteriores (não sei se por falta de pessoal agora nas férias de verão ou se de forma consciente da administração da conservatória, pois sempre foram rápidos). Confesso que é um pouco frustrante ver que cada vez mais temos que lidar com o acaso na análise dos processos.

@lucaslna quando sair o meu vou para a outra fase que (filhos menores e casamento)

• @MalloneBarros eu estou nessa fase, Casamento já está averbando, filhos estou coletando documentos, mas não é garantido. Vou enviar na esperança do bom senso do conservador. Eu não sabia que meus filhos não tinham direito de filhos automaticamente, se soubesse teria enviado via processo sefardita tbm, mas agora o jeito é arriscar.

Como Portugal está em vias de mudar de 5 para 10 anos o tempo de permanência, morar lá até sair a residência deles não é mais uma opção.

Boa sorte aí no seu processo.

• @lucaslna , boa tarde! Tudo bem? Uma duvida: para o processo de aquisição de cidadania, pela via sefardita, filhos nascidos antes do inicio do processo do pai e menores até a conclusao deste processo com deferimento, e obtenção da cidadania do pai, passam a ter direito à cidadania também, desde que seja feito o pocesso administrativo no Consulado de Portugal? Obrigado!!

• @pizzaiolo @sovasova Tudo bem, pessoal? Verdade, pode ser que tenham recebido e esteja tudo certo. Tomara! Fiquei em duvida, pois não ficou clara a mensagem deles. A sugestão é fazer uma consulta a eles por email, concordam?

• @igorvribeiro

Já lhes enviei um e-mail. Tenho um pouco de esperança. Quando enviei a mensagem de correio eletrónico, recebi uma resposta automática que dizia basicamente - não vale a pena enviar-nos mensagens de correio eletrónico

• editado June 28

• @avz é importante que você inclua os dados de seu processo na folha de cálculo (planilha) exatamente para que possamos tentar estimar a duração da análise pela conservatória

Atualmente a ACP está decidindo os processos com número entre 45.XXX e 53.8XXX, o que significa que o seu, se estiver completo, deve ser deliberado brevemente. Ainda assim, processos que demandem complementações podem atrasar um pouco, e a ACP ainda tem decidido processo com numeração abaixo de 30.XXX

• @igorvribeiro houve uma pequena atualização na planilha do oráculo, o último processo certificado pela CIL é o 116.500 de 28/07/2022. Acredito que em breve devem iniciar a certificação dos processos de agosto

• @TBCorreia , tudo bem? Tenho Acompanhado! Ótimo! Em paralelo, na Conservatoria, o seu processo está em qual etapa? Boa semana a todos!!

• @igorvribeiro os filhos menores, anteriores a cidadania dos pais, tem direito desde que cumpram alguns requisitos. Um deles é ter vínculos com a comunidade portuguesa, o que os meus não tem. Eu vou enviar mesmo assim, pois algumas pessoas relatam que tiveram sucesso, mesmo sem a comprovação de vínculos.

Eu vou enviar, mesmo sabendo que pode ser indeferido.

• @lucaslna Excelente! Muito obrigado! Quando chegar a minha vez, se der certo, farei desta forma tambem!

• Então @igorvribeiro o problema é que esse processo de filho menor via artigo 2 demora 3 anos. Não é rápido e simples como o via artigo 1.

• @lucaslna Entendi. A questão é durante este prazo ele não atingir 18 anos, correto? Ou o que vale é a data do protocolo e a idade dele nesta data?

• @geluk @alexmar TODOS

Olá novamente,

O meu caso está parado há anos... o coNSERVADOR que estava a tratar do caso entrou de baixa médica e parece que ainda não tem um Conservador designado. Alguém sabe a quem foram atribuídos os ficheiros do conservador Lino? Todos sabem do meu desespero, o meu processo é de 2020, acho que já vos venci a todos.KKK

• @igorvribeiro a data é a da entrada. Pelo que entendi, não tem problema atingir a maioridade durante o processo.

• Olá @sefardi , tudo bem? Voce já tentou contato nos emails ou telefones abaixo?

Conservatória dos Registos Centrais

Emails: crcentrais@dgrn.mj.pt e crcentrais.diversos@dgrn.mj.pt

Exclusivos para informações sobre processos de nacionalidade: No Exterior: 00 351 21 154-4475 ou Em Portugal: 707 2011 22

https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

Aqui ainda fala em consultar a Linha de Registos: (+351) 211 950 500

• @igorvribeiro estranho você mencionar isso, pois meu processo é datado de em 12/07/22 (953xx/22) e não houveram alterações por aqui. Foi através da ACP.

• @PriscilaLima a tudo certo? Talvez valha a pena enviar um e-mail perguntando se o processo está seguindo a ordem cronológica e se há alguma documentação pendente. Pode ser que isso ajude a movimentar ou esclarecer a situação.

• @igorvribeiro Já enviei centenas de e-mail, já tentei ligar, mas não consigo contato de jeito nenhum. Você tem alguma sugestão?

Acredito que @avz esteja mais próximo da realidade em relação ao momento deles de análise. Ele diz: "Atualmente a ACP está decidindo os processos com número entre 45.XXX e 53.8XXX, o que significa que o seu, se estiver completo, deve ser deliberado brevemente". Sendo que o meu é (953XX).

O que vocês acham? Mas estou aberta a novas formas para entrar em contato. Caso saibam.

• @PriscilaLima veja se estes dois emails surtem efeito:

1) arquivocentral.porto@irn.mj.pt (vem no protocolo de submissão do processo)

2) acp@irn.mj.pt

3) nacionalidade.acp@irn.mj.pt

• E telefone: pela Linha Registos: +351 211 950 500 (tenha em mãos o número do processo e seus dados pessoais) 

Boa sorte!!

• @igorvribeiro Vou tentar, muito obrigada!

• Ola, meu processo tem por numero 137031 / 2021. Ele continua como "submetido" desde agosto/2021. Como faço para incluir na listagem de acompanhe do forum? Desde já, muito obrigado

• @FernandoCostaNatal

é só incluir as informações: Novo Processo - Planilha Cidadania Portuguesa

lembrando que a atualização é feita manualmente, pela própria pessoa. ou seja, sempre que mudar alguma coisa no processo, você tem que entrar lá e atualizar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.