Nacionalidade pelo casamento
Olá,
Alguém poderia me me dizer, se com as mudanças que estão ocorrendo em Portugal, ainda será possível solicitar a nacionalidade pelo casamento e qual o procedimento necessário?
Agradeço desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Pietro , primeiramente vale ressaltar que, pelo entendimento das pessoas do fórum, as novas condições de obtenção da cidadania como cônjuge só valerão para os processos iniciados APÓS A PROMULGAÇÃO da nova lei. Pode levar um mês (altamente improvável), pode levar um ano (idem), mas o mais provável é que leve uns meses. Assim, PELO ENTENDIMENTO DO FORUM, se você conseguir iniciar seu processo antes da promulgação valerão as regras atuais. Como sempre vale ressaltar, não sou advogado e vale consultar um caso tenha dúvidas.
Isso posto, segue o que EU ENTENDI da proposta de lei:
EM TODOS OS CASOS a cidadania de cônjuges é por naturalização. Requisitos:
Como disse, pode ser que eu esteja enganado, pode ser que eu esteja certo mas a proposta sofra mudanças, etc.
Caso deseje, neste tópico abaixo estão sendo debatidas estas novas alterações (o debate com a lei já proposta se inicia na página 14, especificamente na mensagem do PH86 que aparecerá no topo com o link abaixo, onde ele posta um PDF com o texto completo):
@andrelas muito obrigado.
Pelo o que eu entendi, mesmo antes da mudança de lei, é necessário comprovar ligação com portugal, certo? Um casal brasileiro, que sempre morou no Brasil, tendo um do cônjuges dupla nacionalidade, o outro conseguiria?
@Pietro
A ligação com Portugal nesse caso é ser casado com um Português.
@eduardo_augusto mas pelo que eu já li aqui, tem que comprovar essa ligação? até pq esse português é brasileiro também, que sempre morou no Brasil
@Pietro
entendo que você está se referindo a esse seu outro post aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/371040#Comment_371040
a comprovação da ligação é fazer a transcrição do casamento.