Registro em Viseu
Rafaela Manni
Member
Olá!
Estou buscando um registro de JOSÉ LOURENÇO PORTELLA, nasceu em 15.02.1906, Viseu. Era filho de Manoel Fernandes Portella e Piedade Maria.
Se casou em 09.03.1929 com Emilia Ferreira (1908) e chegaram ao Brasil em 17.10.1929. Os registros dos filhos são todos no Rio de Janeiro!
Busquei os passaportes emitidos em Viseu e também o livro das embarcações que vieram de Portugal e aportaram em 17.10, mas não localizei!
Se puderem me ajudar, agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Rafaela Manni
Me parece que a Emilia Ferreira (filha de Manoel Ferreira e Custodia Pinto) é de Mamouros. concelho de Castro Daire, distrito de Viseu. Há registros de possíveis irmãos dela no Rio e, para alguns, se chega aos batismos nessa freguesia.
Como frequentemente se casava na freguesia da noiva, você pode arriscar 10 euros e pedir pelo civilonline o casamento deles.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Se ele for também de Mamouros, os livros de batismo não estão online. Podem ou estar no Arquivo Distrital sem serem digitalizados (acho que não é o caso, mas tente), ou podem ainda estar na conservatoria de Castro Daire.
No caso de estarem no AD, tem que pedir uma pesquisa pelo CRAV. Siga o guia abaixo, mas troque por "Pesquisa" ao invés de "pedido de certidão":
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
Eu faria dois pedidos de pesquisa separados. Um para José e outro para Emilia. Pois pode se achar só um deles. Se for o de Emilia, às vezes tem na lateral a informação sobre o casamento.
Se os livros ainda estiverem na conservatória, mande um email para lá. No mesmo email, mencione que está buscando os batismos de Emilia e Joao. Mencione o casamento também.
Registo Civil Predial e Comercial de Castro Daire
Morada: Rua Padre Américo Palácio da Justiça, 3600-132 Castro Daire (mapa)
Email: registos.cdaire@irn.mj.pt
Você pode também esperar Castro Daire responder e ver se eles confirmam o casamento. Aí economizaria os 10 euros, mas uma conservatoria pode levar mais tempo por email que usando o civilonline,
@Rafaela Manni @CarlosASP Interessante que no site do CEPESE REMESSA aparece a existência de um passaporte em nome de um José Lourenço Portela nascido em Castro Daire, mas com nome dos pais completamente diferentes dos que foram indicados:
Nome Freguesia Concelho Pai Mãe idade Destino
331512 José Lourenço Portela Castro Daire Castro Daire José Duarte Pinto Ana Pereira Sem Indicação 41 Rio de Janeiro Casado
Já no DIGITARQ pode ser visto o passaporte de um filho do mesmo casal acima, mas em nome de José Duarte. https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/2946d9878c984dafbaaac445e264fd7f
Parece haver um erro no CEPESE pois os sobrenomes do filho não "batem" com os sobrenomes dos pais. De qq forma coloquei aqui como mais um subsídio.
@Nairolasai @Rafaela Manni
Talvez seja um homônimo. Talvez parente de alguma maneira.
Outro dia aqui no fórum teve um caso parecido. A pessoa tinha achado um passaporte de "Lino Ramalho", da mesma freguesia da pessoa que procurava, No fim, só pela idade deu para ver que era homônimo. Aí depois se achou o tal homônimo - que também tinha emigrado para o mesmo lugar no BR.
Como o CEPESE não abre de graça em que data o passaporte foi expedido, não dá para saber de cara o ano que esse José nasceu.
No caso do Lino, tinha se achado o passaporte pelo AD e lá tinha o ano de emissão e idade.
@Nairolasai @CarlosASP Isso! Eu encontrei esse registro no CEPESE.
Procurando os registros nos passaportes de Viseu, não encontrei nenhum dos dois. Inclusive, encontrei alguns José Portella, mas nenhum que pudesse ser ele!
Vi sobre Castro Daire também!
Farei isso!, Obrigaa!!!