Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1131416181936

Comentários

• Como é essa questão do sistema estar inoperante? É de verdade isso? Quer dizer que está tudo parado sem condições de ter decisão favorável e finalização ? Dura muito tempo isso será?

• Uma dúvida, quanto tempo demora para dar a senha de acceso? Tenho lido no fórum e algumas pessoas recebem isso bem rápido, enquanto outras levam até mais de 6 meses sem senha... Eu já enviei um email mas ainda não recebi uma resposta, vou tentar ligar, Mas gostaria de saber uma estimativa de tempo, segundo o chatgpt não demora mais que 3 meses para receber a senha

• @Luisdmatos, depende. No Porto, geralmente em menos de 2 semanas, já Lisboa está levando vários meses. Os relatos mais recentes são de senhas do final de outubro de 2024. E nem adianta ligar, vão dizer que tem que esperar...

• caioqvcaioqv Member

Boa tarde pessoal, com relação a essa tabela da CRC Lisboa enviada pela Beatriz, qual é o campo correto para acompanhar um processo de filho, maior de idade, enviado através de advogado.

É o NAC B, art. 1C via transcrição (fevereiro de 2022) ou via inscrição (julho 2023)?

Obrigado

• @caioqv transcriçao

• Boa tarde, alguém teria a tabela do ACP PORTO atualizada, será que para filho maior 1C começaram julho 24?

• @RAFAEL_BM

ja teve até processo de meados de julho de 2024?aprovado…

• @eduardo_augusto de fato. Olhando na planilha aqui do site, vi agora que alguns que começaram jul 24 finalizaram agora, obrigado pelo aviso!

• Boa tarde, alguém teria a tabela do ACP PORTO atualizada? Obrigado

• @brunof8

"É esse tipo que ainda estão analisando a 1ª quinzena de fevereiro de 2022? A sensação é de que estão nesse estágio há anos!"

É isso mesmo Bruno, este orgão em Lisboa é de uma incompetencia absurda, e pior que não largam o osso, a tal ordem de chegada dos processos é uma piada, vide que o Estado Português é o responsável pelas atribuições de cidadania (direito legal irrevogável pra quem é filho/neto de português). De que importa se foi para o orgão X ou Y o responsável é o Estado, e portanto os orgãos que estão ridiculamente atrasados, devem balancear o trabalho a fim de promover a real justiça da ordem de chegada e não onerar outro orgão com o direcionamento dos pedidos por ser mais rapido, o que obviamente tb é ridiculo, afinal se vc trabalha melhor e mais rapido vai receber mais trabalho, entao pq trabalhar mais rapido?

Para ilustrar, Lisboa está rodando processos de 1c por transcrição de fev 2022 (desde final de fev de 2025 que nao muda a 1 quinzena de 2022), enquando o ACP está em oq jun/julho 2024? Acho que tem algo estranho né... Ai vem o CRC Lisboa e envia processos de neto para o ACP, WTF e os de filho não?

É abissal a incompetencia dos orgãos no que diz respeito a justiça e legalidade, e não há como dizer agora que não há comunicação entre os orgãos pois o sistema não tão informatizado.. agora é, tem até IA rsrsrs. É uma grande piada.

• Boa tarde

Alguém teve alguma notícia da ACP? Eu já tentei algumas vezes a pedir a tabela de junho e até agora não responderam.

Queria saber sobre o artigo 6.1.

Obrigado :)

• @dududuedu como você consegue acomopanhar um processo protocolado ou em Santos ou em SP? Eles te deram protocolo? Pq minha amiga fez por Santos do filho dela e nao deram protocolo. ela nao sabe como está o processo e nem sabe para onde eles enviaram.

• @ebanin

Aparentemente estão com bastante volume lá, tanto que pararam de atender no balcão, recebendo agora apenas por correio ou online (no caso de adv), para poder direcionar mais pessoal para analisar os pedidos de nacionalidade.

Encerramento temporário dos serviços presenciais na ACP

• @dfernandes

não há como dizer agora que não há comunicação entre os orgãos pois o sistema não tão informatizado.. agora é, tem até IA rsrsrs. É uma grande piada.

Não acredite muito nessa "informatização" e muito menos na "IA"...

• @jessicacarminati

como você consegue acomopanhar um processo protocolado ou em Santos ou em SP? Eles te deram protocolo? Pq minha amiga fez por Santos do filho dela e nao deram protocolo. ela nao sabe como está o processo e nem sabe para onde eles enviaram.

olá,

envie um e-mail para o Consulado de SP ou Escritório de Santos e pergunte o Status do processo de nacionalidade em nome do interessado, não há garantia de que irão responder de primeira , mas vá tentando, não existe numero de protocolo, o Consulado trata o processo , e encaminha para CRC Lisboa para integração. Geralmente após a entrada da documentação no Consulado de SP eles demoram em torno de 1 ano e meio para enviar para integração, antes disso pode esquecer.

como citei no exemplo :

2 amigos deram entrada pessoalmente em Dezembro de 2022 no Consulado de SP ,os processos foram para integração em JULHO de 2024, conforme informações do próprio Consulado, as integrações são feitas na CRC de Lisboa.

na tabela da CRC estão integrando os processos que deram entrada em MARÇO DE 2024 oriundos dos Consulados

portanto se a data de entrada do processo da sua amiga no Consulado for recente nem adianta perguntar .

outro detalhe, por ocasião da entrada do processo , o Consulado deixa claro que não é possivel acompanhar o andamento do processo.

• @Jacqueline Thompson

Veja a postagem logo acima…

• Primeiro gostaria de agradecer a toda ajuda que tive neste fórum, sem vcs não teria sido possível fazer tudo sozinha.

Hoje saiu a aprovação da minha cidadania, depois de exatos 4 anos tendo tirado primeiro a da minha avó, depois meu pai e agora a minha, todas pela ACP.

A minha teve uma duração de 13 meses de processo, contando o tempo de envio da exigência que cai.

Já vivo em Lisboa há algum tempo mas não tirei documento nenhum aqui, minha ultima dúvida seria o que faço saindo o assento, procuro qual órgão aqui? Busquei nos tópicos e não encontrei nada sobre essa situação...

Meu caso também não esta na planilha, pois não sei fazer isso.

• @BrunaAlvim ,

parabéns pelas conquistas! Agora precisa tirar seu cartão de cisadão e passaporte português. Pode fazê-lo nos balcões de cidadão e no aeroporto de Lisboa, já que reside aí. No link abaixo pode obter maiores informações inclusive preços etc.

https://www2.gov.pt/servicos/pedir-o-passaporte-eletronico-portugues

• @BrunaAlvim

Parabéns pela conquista!

Para incluir seu processo na planilha é bem simples, o link é esse aqui: Novo Processo - Planilha Cidadania Portuguesa

basicamente, é só colocar as mesmas informações que você encontra na página de acompanhamento online da conservatória.

• @dududuedu muito obrigada, falei com ela e ela irá pedir o status que se encontra.

ela disse que, qd deu entrada, informaram o prazo de 3 meses a 1 ano, por se tratar de menor de idade, na época o bebê tinha mais ou menos uns 9/10 meses

• @dududuedu a resposta deles foi a seguinte:

"O processo está em andamento, o prazo para conclusão de nacionalidade é de 6 meses a 1 ano."

• Bom dia!

Olhando a tabela ref. dezembro de 2024 no primeiro post deste tópico, a situação de análise de processos do art. 3.1 estava na 2a quinzena de setembro de 2021.

Na tabela mais atual estão analisando processos art.3.1 da 2a quinzena de outubro de 2021.

Parece que em 6 meses foi analisado somente 1 mês de processos. Será que estou interpretando corretamente?

• @RodrigoM exatamente isso,agora é só fazer a conta do tempo que levará para analisar1 ano...

• Boa Tarde.

Alguém com a tabela da ACP atualizada? A última que temos é do mês de Maio.

Meu processo é o 6.1

A rezar para que as novas contrataçoes dinamizem o serviço :)

Muito obrigado.

Gabriel.

• @jessicacarminati ,

excelente que responderam prontamente, agora só aguardar , boa sorte !

• AledAled Member

@dududuedu Meu processo de neta, é de 14.01.2021 e o status ainda mostra só o submetido.

Tenho visto pessoas falando que a analise estava em Set/21 então o meu o que será que houve? Sumiu ??kkkkkk

Sabe dizer como fazemos para ter um status correto? Se temos que acionar empresas quw cuidam de cidadania para desenrolar ?

Agradeço a quem puder responder

• Marco MemoriaMarco Memoria Member
    editado July 3

Tentei não fazer essa pergunta, mas após ler dezenas de posts não consegui chegar a uma conclusão

Quanto tempo em media está levando o processo de aquisição de nacionalidade pela ACP caso não caia em nenhuma exigência ?

• @Aled seu processo teve alguma exigência?

Estranho processo de neto de janeiro/2021 não ter sido decidido ainda, se fosse eu, ligaria para a linha de registos o mais rápido possível.

• editado July 4

@Marco Memoria, depende do tipo de processo. Atribuição de filho maior, por exemplo, leva em torno de 1 ano. Qual tipo de processo você quer saber?

• a tabela atualizada do ACP para o mês de junho (obtido de um grupo do facebook).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.