Via consulado ou com empresa que faça o processo em Portugal
Meu pai já é português por aquisição, ele está vivo.
Sou casado e tenho um filho de 6 meses. Estou querendo tirar a minha cidadania, da minha esposa(3 anos de casado) e do meu filho.
Quais as diferenças (custo e prazo) de fazer tudo sozinho no consulado, enviando por correio ou por uma empresa que faça todo o processo em Portugal?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Jvc__ evite fazer qualquer processo de nacionalidade via consulado. Demoramais, são mais exigentes e você não consegue acompanhar o processo.
Você (caso queira) pode fazer todo o processo sozinho.
Siga o que diz no guia para filhos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Após concedida a sua cidadania, poderá dar entrada na cidadania do seu filho (conforme acima) e da sua esposa:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3
Aqui no fórum não podemos indicar nenhuma empresa ou profissional. Cada um deles tem o seu preço, cabe a você pesquisar caso queira ir por esta via.
@Jvc__
Meu pai já é português por aquisição, ele está vivo.
Pode explicar melhor como ele obteve nacionalidade portuguesa? Sei que os termos aquisição ou atribuição de nacionalidade causam muita confusão por parecerem a mesma coisa, mas eles tem algumas diferenças importantes.
A dúvida é que se realmente ele obteve por aquisição (pelo casamento, tempo de residência, descendente de judeu sefardita, neto pela lei antiga etc) ele não consegue "passar" a nacionalidade para filhos maiores de idade e netos. Se ele obteve por atribuição (por ser filho de português, ou neto pela redação da lei após Nov de 2020) aí sim os descendentes têm direito também à nacionalidade.
Além disso, reforço a orientação do LeoSantos. Fazer pelo consulado é a maior causa de arrependimento que conheço. Demora mais, eles criam 1000 obstáculos desnecessários e depois que o processo inicia vc fica cego, não tem como acompanhar então são 3 a 4 anos de angústia. A recomendação é você juntar os documentos sozinho conforme o guia fornecido pelo fórum e mandar via correio ou dhl para a conservatória em Portugal.
O colega @ecoutinho prestou atenção nesse detalhe da aquisição que me passou batido
@Jvc__ ,
somente acrescentando ao que os colegas já disseram e no caso de você ter direito a nacionalidade por parte de pai, vale lembrar que se você tem apenas 3 anos de casado, para tirar a cidadania de sua esposa é requerido que vocês tenham filhos em comum de nacionalidade portuguesa atribuída. Ou seja após sair a sua cidadania, você deve pedir a de seu filho e só após sair a dele você poderá pedir a cidadania para a sua esposa.
Quando seu processo terminar e durante o processo de seu filho, se seu casamento completar 5 anos e se sua esposa for natural de país de língua portuguesa você já pode pedir a nacionalidade dela.
@LeoSantos amigo, boa tarde!!
Me tire uma dúvida por favor?!
Meu pai tem a cidadania portuguesa e agora estou fazendo a transcrição de casamento dele com minha mãe para poder dar entrada em minha cidadania.. Gostaria de saber se eu fosse para Portugal e desse entrada lá, eu iria conseguir fazer minha cidadania mais rápido?
@migueloriguela
Meu pai tem a cidadania portuguesa e agora estou fazendo a transcrição de casamento dele com minha mãe para poder dar entrada em minha cidadania.. Gostaria de saber se eu fosse para Portugal e desse entrada lá, eu iria conseguir fazer minha cidadania mais rápido?
Já te respondi a mesma dúvida aqui, mas reforço: não há diferença alguma em termos de prazo você dar entrada no seu pedido de nacionalidade presencialmente em Portugal ou mandando por correio a partir do Brasil ou de qualquer lugar do mundo. Nem os processos que entram online (via advogados ou solicitadores) vão mais rápido que os físicos que chegam pelo correio para respeitar o princípio da igualdade de tratamento.
Um ponto que você não perguntou, mas é super importante: como seu pai obteve cidadania portuguesa? Foi por uma via originário (ser filho/neto de um português) ou por uma via derivada (casamento, tempo de residência, descendente de judeu sefardita, neto pela lei antes de 2020 etc)? Se foi por uma via derivada, infelizmente os filhos maiores de idade não têm direito à nacionalidade pelo artigo 1c. Se ele tiver obtido por via originária (filho/neto) aí tudo bem.
@ecoutinho Bom dia meu amigo.
Meu pai é filho de portuguesa e obteve sua cidadania através disso, tiramos a cidadania dele meados de 2020/2021. Ele já possui a documentação e por isso demos entrada na transcrição de casamento dele com minha mãe para poder passar aos filhos.
Estou fazendo essa pergunta pois ultimamente estou tendo muita vontade de ir morar em Portugal e gostaria de ir legalizado, sem muitas preocupações com imigração etc… Visto em conta que o processo de cidadania demora, estou vendo os meios mais rápidos para que eu possa ir.
Obrigado por tirar minhas dúvidas.
Abraços!
@migueloriguela
Meu pai é filho de portuguesa e obteve sua cidadania através disso, tiramos a cidadania dele meados de 2020/2021. Ele já possui a documentação e por isso demos entrada na transcrição de casamento dele com minha mãe para poder passar aos filhos.
Duas coisas:
1 - ótimo, se seu pai obteve cidadania por ser filho, ele pode "passar" a nacionalidade aos descendentes maiores de idade.
2 - Muito provavelmente você não precisa esperar a transcrição para dar entrada na cidadania dos filhos. Se o português (seu pai) é quem consta como declarante na certidão de nascimento do filho (você) e esse filho foi registrado antes de completar 1 ano de idade a transcrição é dispensada. A transcrição é obrigatória para garantir o direito a cidadania para sua mãe (caso ela queira).
Estou fazendo essa pergunta pois ultimamente estou tendo muita vontade de ir morar em Portugal e gostaria de ir legalizado, sem muitas preocupações com imigração etc… Visto em conta que o processo de cidadania demora, estou vendo os meios mais rápidos para que eu possa ir.
Junte a papelada conforme o guia que o LeoSantos compartilhou acima (esse aqui) e mande por correio para o Arquivo Central do Porto. Em aproximadamente 1 ano você será português e poderá viver em Portugal ou qualquer país da UE sem ter que se preocupar com imigração. Esse é o caminho mais "rápido" e confiável que conheço desde que comecei a acompanhar esse tema há uns 5 anos.
Pessoal,
Corrigindo o que eu falei, meu pai conseguiu por atribuição, o avó dele era português, foi feito a atribuição para a mãe do meu pai e depois para o meu pai e meu irmão.
Sobre fazer com empresa já tenho uma indicação, sei que o forum não permite oferecer serviço.
Já que pelo consulado é muito demorado e tem seu problemas o que é mais rápido? fazer tudo sozinho ou por uma empresa com escritório em portugal? tem diferença de tempo?
Fazendo sozinho você escolhe para onde mandar. Fazendo por empresa, eles tem que fazer online e vai por sorteio, podendo cair em Lisboa que demora 3 anos num processo de filho.
Até já vi um relato de chegar no Porto e ir pra Lisboa, mas a grande maioria que manda pra lá, fica lá.
@Jvc__
o que é mais rápido? fazer tudo sozinho ou por uma empresa com escritório em portugal? tem diferença de tempo?Se vc fizer sozinho vc pode colocar num envelope e mandar para onde quer protocolar seu processo (se for “esperto”, mandará para o ACP onde um processo de filho conclui em aproximadamente 1 ano).
Se fizer por empresa eles são obrigados a submeter seu processo online e aí o sistema vai sortear para onde seu processo vai. Se vc tiver muita sorte, vai cair no mesmo ACP, mas se der azar pode cair em Lisboa (3 anos) ou uma conservatória do interior (loteria. Pode sair em 6 meses ou 4 anos, se o único conservador que tem lá não se aposentar, ficar doente etc).
Na minha cabeça, só faz sentido usar uma empresa (advogado!!) para casos complicados, por exemplo que envolvam reconhecimento de paternidade na maioridade e por isso precisa homologar sentença em Portugal etc. Casos simples de atribuição de filho de português não faz sentido algum usar empresa. É gastar dinheiro a toa e esticar o prazo (pq a chance de cair numa conservatória "curva de rio" é muito maior do que o sistema mandar para o ACP).
Na real, a escolha é essa.