Status de andamento de processos CRC Lisboa e ACP

1121315171836

Comentários

• Olá pessoal,

Ontem recebi um banho de água fria. Eu estava esperando que meu processo fosse finalizado ainda este ano, mas pelo que estou vendo, pode demorar anos ainda. Alguém pode me ajudar a entender?

Protocolei meu processo no consulado de São Paulo em janeiro de 2023. Sou filho de pai português, ele nascido em Portugal. Sou maior de idade e nascido no Brasil. O meu caso é Art. “1.º, n.º 1, alínea c) (via consular)” OU “Art. 1.º, n.º 1, alínea d)” ? Estou confuso.

Recebi a tabela abaixo por e-mail na última sexta feira :

Se eu for 1c, menos mau, pois meu lote chegou no CRC em julho de 2024.

Afora se eu for 1d, só vão finalizar meu processo sabe lá quando.

À título de curiosidade, meu irmão protocolou o processo dele no consulado de Santos cerca de 6 meses depois de mim (protocolei em São Paulo), ou seja, ele protocolou aproximadamente em jul/2024. O processo dele já foi finalizado há alguns meses e ele já até tirou o cartão cidadão e passaporte. É uma diferença absurda de tempo.

Outra dúvida que tenho que ficarei imensamente grato se alguém puder responder. Lembro que alguns documentos entregues tinham que estar emitidos dentro de 01 ano antes da protocolação. Quando forem avaliar meu caso, estes documentos já terão mais de 01 ano, pois obviamente eles já passaram de 01 ano de emitidos, uma vez que protocolei em São Paulo em janeiro de 2023. Eu preciso atualizar os documentos de alguma forma para não ter problemas ? Ou eles vão considerar os documentos dentro do prazo aceitável, uma vez que estavam dentro de 01 ano de emitidos quando protocolei em São Paulo? Se eu tiver que atualizar, como faço isso ?

muito obrigado desde já!!

• Tenho uma dúvida que está me deixando bastante confuso e gostaria de pedir a ajuda de vocês.

Na tabela de andamento dos processos disponibilizada pelo CRC, aparecem várias datas associadas a diferentes fases como “Análise no setor”, “Análise no setor (Oficial de Registos)”, e “Decisão (Conservador)”. O que exatamente cada uma dessas fases representa?

Essas datas significam que os processos submetidos até aquela data já começaram a ser analisados, ou que já estão na fase de decisão final por parte dos conservadores? Ou será que essas datas representam etapas diferentes dependendo do tipo de processo ou do artigo da Lei da Nacionalidade?

Por exemplo, será que para alguns artigos (como o 6.º n.º 1 ou n.º 2), a data se refere apenas à análise preliminar no setor, enquanto para outros (como o 3.1 ou 3.3), indica que já está em decisão pelo conservador?

Além disso, os processos de menores e maiores de idade estão indicados separadamente — o que essas datas representam nesse caso? A situação parece bastante confusa e, embora a tabela tente mostrar transparência, a interpretação das fases e do real progresso dos processos se torna difícil.

Se alguém puder esclarecer melhor como interpretar esses dados, ficarei muito grato.

Muito obrigado!

• @GuilhermeAfonso

Seu processo é 1C. Netos é que são 1D.

Antes de tudo, como você fez pelo consulado, o andamento é bem diferente do que quem mandou direto para PT (que é a maioria aqui no fórum).

Se o consulado de SP te deu a informação que seu processo foi enviado para "integração" em Lisboa em julho de 2024, então pode comparar com a tabela que estão fazendo agora os de março de 2024.

Só para outras pessoas entenderem a diferença:

se a pessoa mandou 1C direto para ACP, o processo deveria terminar por volta de um ano depois.

no seu caso, via consulado, deve terminar uns dois anos e meio depois.

A outra dúvida. Se seu processo foi para integração em Lisboa, já foi avaliada a documentação. De todo modo, a data que conta é quando os documentos são submetidos.

Fica a dica que o consulado de SP é dos mais lentos para todas as coisas relacionadas à nacionalidade. Só se deve usar o consulado para emitir cartão do cidadão e/ou passaporte - e mesmo, assim, pode dar um bom trabalho para conseguir agendar. Agendar CC ou passaporte em Santos tende a ser mais simples.

• @GuilhermeAfonso olá,

estou acompanhando 2 processos de amigos que deram entrada no Consulado de SP em Dezembro/2022, portanto 1 mes antes do seu ,

a ultima informação recebida do Consulado diz que os processos foram encaminhados para integração na CRC em Julho/2024.

tenho acompanhado direto a tabela da CRC, desde o mes de Março e já naquele mes estavam analisando Fevereiro de 2024,

nessa ultima já esta em Março de 2024, ou seja , passaram 03 meses , e lá só andou 1 mes.

eles estão na expectativa, de que a integração saia até o final do ano; mas nessa velocidade não sei .

• Alguém sabe dizer o que significa essas siglas " Nac B/ Nac C " etc ?

Ao que parece... NAC = Nacionalidade.

Mas o que seria " B " ou " C " ?

• @jpvecchi ,

NAC A - Aquisição da nacionalidade por efeito da vontade (artigos 2º, 3º, 4º, 5º/29º, 8º, 30º, 31º, Base X.

NAC B - Nacionalidade por atribuição (artigos 1º)

NAC C - Aquisição da nacionalidade por naturalização (artigo 6º)

• OBrigado @CarlosASP e @dududuedu

As respostas ajudam também às demais pessoas a não cometerem o mesmo "erro" que eu, que foi solicitar via consulado de São Paulo. Demora muito mais que as outras opções.

Agora não tem jeito, é aguardar. Pela lógica de tempo, se seguir na mesma velocidade que está agora, devem integrar meu caso até o final do ano, assim espero.

Um abraço,

• Alguém pode me passar o email que fornece esse status dos processos de Lisboa ? E tem alguma forma de falar com alguém do IRN sobre o status do meu processo ?

• Bom dia pessoal! O processo da minha mãe, de neta, foi submetido na CRC em 24/06/2021. Ainda está na bolinha 1. É normal isso? Pelo que tenho lido, ja estão analisando processos de agosto.

• @Erich Kossatz, é normal. Se você voltar alguns posts verá uma tabela que mostra que Lisboa está analisando processos de neto que deram entrada em junho de 2021, ou seja, o da sua mãe está próximo.

Quanto às bolinhas, pode ignorar, só andam no final do processo, muitas vezes todas no mesmo dia.

• Pessoal, alguem sabe me informar qual o numero do telefone, para que eu possa ligar, para se informar sobre andamento de processo na conservatoria de lisboa?

• Muito obrigado @SergioM !

• @meirellesdani ligue ja linha de registos:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos

• @texaslady obrigado pelos esclarecimentos!

• @LeoSantos obrigada pela dica, mas já tentei nesse numero, não consigo falar, pois esta dizendo que este numero está bloqueado. Se alguem tiver outro numero que conseguiu falar,agradeço.

• @meirellesdani estranho, eu falei neste número há pouco tempo atrás. Como você está ligando? tá usando algum aplicativo? Sabe que este número é internacional (Portugal)?

• @LeoSantos vou tentar amanhã novamente, estou ligando direto do celular, pois a minha linha permite ligações internacionais.. estou ligando assim: 00xx351211950500 , onde o xx é a minha operadora. Amanha, se eu conseguir, te falo, muito obrigada.

• @meirellesdani não sei qual é o seu plano, porém eu sempre utilizo aplicativos para fazer essas ligações, pois via de regra é MUITO mais barato.

Até recentemente utilizavamos o skype, porém como foi descontinuado o pessoal passou a usar o Viber ou o Talk360.

• @meirellesdani

Você está ligando no horário útil pelo fuso horário de PT? Ligue sempre logo que abrir a Linha de Registros para pegar menos espera. Mas não adianta ligar antes, pois o menu necessário não aparece.

Além disso, há uns feriados em Lisboa em junho:

Dia de Portugal (10 de junho) - terça-feira

Dia de Santo António (13 de junho) - sexta-feira (feriado municipal em Lisboa)

Corpo de Deus (19 de junho) - quinta-feira

• Boas pessoal, gostaria de uma ajuda,o meu processo é de 2023,1c e se encontra assim,será q so falta a decisão do conservador?

• Junho de 2025 (tabela atualizada - CRC Lisboa).

• @Ednilson2001 ,

Como você enviou seu processo? Por correio, consulado ou através de advogado?

• Bom dia pessoal,

Espero que estejam bem.

Alguém sabe em data estão a analisar no Conservatório Registos Centrais do Porto?

Agradeço desde já pela ajuda!

• @texaslady Foi no consulado, no campo de justiça em Lisboa .

• Minha esposa enviou os docs para CRC em Lisboa em Março de 2025, ainda nem recebeu a senha para acompanhamento, alguem

• @Ednilson2001 @texaslady

Bom dia! O meu, também 1C, está exatamente como o do Ednilson, inclusive com as mesmas datas das bolinhas, porém foi submetido em 06/06/2023. Foi enviado por advogado em Portugal.

É esse tipo que ainda estão analisando a 1ª quinzena de fevereiro de 2022? A sensação é de que estão nesse estágio há anos!

• @brunof8 ,

a razão que perguntei ao @Ednilson2001 qual o método que ele usou para enviar o pedido, é porque dependendo do caso o andamento das fases do processo corre de maneiras diferentes. Por exemplo, no seu caso que foi online, em geral as primeiras fases vão mais rápido, mas quando chega na fase "para decisão", o processo estaciona ali e fica aguardando na fila por data de entrada. Ou seja não vão dar a decisão enquando não estiverem analisando os processos de junho de 2023, que é o seu caso.

• Boa tarde! Alguém tem a tabela atualizada do Arquivo Central do Porto (ACP) do mês de Junho?

• @Leocinza10 Sem esperança. Enviei os meus documentos no dia 4 de novembro de 2024 e ainda não recebi a senha. Liguei para o número de atendimento na semana passada e disseram-me que teria de continuar à espera.

• Junho de 2025 (tabela atualizada - CRC Lisboa).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.