Reagrupamento Familiar vs Cartão de Residência para Familiares de Nacionais UE
Olá pessoal,
Gostaria de pedir a ajuda de vocês para entender melhor a minha situação e saber se alguém já passou por algo parecido. Eu e meu marido temos cidadania portuguesa e estamos nos mudando para Lisboa em agosto. Estamos levando nosso filho de 3 anos e meu pai de 67, nenhum dos dois com cidadania portuguesa.
Para o meu filho, contratei uma advogada no início do ano para iniciar o processo de cidadania, mas ela informou que o prazo está em torno de 1 ano e meio e ainda não deu entrada nos documentos. Estou preocupada com essa demora, pois gostaria que ele tivesse a documentação o quanto antes.
Meu pai é brasileiro e meu dependente financeiro. Ele mora comigo no Brasil e também irá para Lisboa conosco. Inicialmente, pensei no reagrupamento familiar como a melhor opção, mas ainda não tenho emprego em Lisboa para comprovar renda. Pesquisei e vi que apresentar um extrato bancário com o equivalente a 1,5 salários mínimos portugueses por 12 meses poderia ser uma alternativa, mas em outras fontes dizem que não é suficiente.
Diante disso, pensei em solicitar o visto de "Cartão de Residência para Familiares de Nacionais UE" tanto para o meu filho quanto para o meu pai. Assim, meu filho teria algum documento até a cidadania dele ser finalizada.
Vocês já passaram por alguma situação semelhante? O que vocês aconselham? Como foi a experiência de vocês com esse visto ou com o reagrupamento familiar? Qualquer informação ou dica será muito bem-vinda!
Obrigada desde já!
Comentários
@amanda_g_araujo
Para o meu filho, contratei uma advogada no início do ano para iniciar o processo de cidadania, mas ela informou que o prazo está em torno de 1 ano e meio e ainda não deu entrada nos documentos. Estou preocupada com essa demora, pois gostaria que ele tivesse a documentação o quanto antes.Se você puder, encerre esse contrato. Não faz o menor sentido contratar um advogado para fazer esse serviço. A lista dos documentos e o passo a passo para fazer seu processo você encontra no nosso guia (ver abaixo). E já desconfiaria desse profissional. Atualmente processos de filhos menores tem levado menos de 6 meses.
Segundo ponto é: se você e seu marido ambos são portugueses, podem se mudar levando a criança sem problema nenhum. Pode dar entrada no processo e se mudar...
Meu pai é brasileiro e meu dependente financeiro. Ele mora comigo no Brasil e também irá para Lisboa conosco. Inicialmente, pensei no reagrupamento familiar como a melhor opção, mas ainda não tenho emprego em Lisboa para comprovar renda. Pesquisei e vi que apresentar um extrato bancário com o equivalente a 1,5 salários mínimos portugueses por 12 meses poderia ser uma alternativa, mas em outras fontes dizem que não é suficiente.Aqui é mais complicado. "Reagrupamento familiar" não se aplica - essa modalidade é para pessoas que não são nacionais de países da EU, mas que tem autorização de residência em Portugal e querem levar a família. Exemplo: um australiano vai para Portugal, começa a trabalhar, organiza a vida, e aí quer levar a família para morar com ele em Portugal.
No seu caso, trata-se do cartão de residência para familiares. Aqui, vc terá que evidenciar que seu pai é seu dependente e que você tem os meios para sustentá-lo.
@eduardo_augusto
E já desconfiaria desse profissional. Atualmente processos de filhos menores tem levado menos de 6 meses.
Aqui eu faria um pequeno comentário em defesa da profissional: como advogados só podem enviar processos por via online, e esses processos podem ser distribuídos para qualquer conservatória de forma "aleatória", eu entendo ela informar um prazo de 1 ano e meio para um processo de menor. Provavelmente isso cobre o pior cenário (o sistema mandar o processo para Lisboa) e se der sorte de ir para o ACP, em 6 meses o processo conclui e ela não causa frustração no cliente.
Dito isso, concordo totalmente com sua recomendação.
@amanda_g_araujo , não mande esse pedido via advogado. Além do custo desnecessário, nesse caso o advogado vai atrapalhar pois ele não tem como direcionar o pedido para a conservatória "mais rápida" para esse caso, coisa que você consegue fazer mandando os documentos por correio.
É um processo super simples e fazendo você mesma você pode mandar por correio para o ACP onde um processo de filho menor sai em aproximadamente 6 meses. Como se trata de menor de 18 o pedido é isento de taxas. O guia com o caminho das pedras explicado e atualizado está no link abaixo.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C
@eduardo_augusto muito obrigada pelo seu comentário e ajuda! Só uma duvida: referente ao meu pai, voce saberia dizer quais documentos eles aceitam para comprovação de renda? Tem algum mínimo que precisa estar na conta bancaria?
@ecoutinho muito obrigada pela dica!