RG de requerente menor de 14 anos

Pessoal, estou com toda a documentação pronta para envio do pedido de atribuição de nacionalidade da minha neném, mas bateu uma dúvida:

O RG dela é dispensado por conta da idade, mas ela já possui. Acham que vale a pena enviar mesmo sem obrigatoriedade?

Fico preocupado de estar colocando mais do que o exigido e causar problemas. Ao mesmo tempo, poderia antecipar alguma exigência... Alguém já teve essa exigência realizada, de enviar documento de identificação do menor?

Já estou mandando vacinação e declaração da creche por precaução.

Desde já agradeço a atenção e também toda a ajuda do Fórum com as informações extremamente úteis. Grato!

Comentários

• @GSimões ,

Não mande nenhum documento que não seja solicitado, a menos que sirva para esclarecer alguma inconsistência. Excesso de documentação só atrapalha o processo. No seu caso não envie identificação de sua filha e muito menos carteira de vacinação e declaração da creche.

Se ainda não checou, confira no link abaixo a documentação para menores:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24048/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-menores-formulario-1c

• GSimõesGSimões Member

@texaslady

Eita, agora eu já preenchi o formulário com a info que estou mandando a carteira de vacinação e a declaração da creche. E já assinei e reconheci firma. Putz!

• @GSimões qual o intuito de mandar carteira de vacinação e declaração de creche? Confesso que não imaginar porque um conservador pediria isso.

• @GSimões

O RG dela é dispensado por conta da idade, mas ela já possui. Acham que vale a pena enviar mesmo sem obrigatoriedade?

Não mande o RG da sua filha, se ela é menor de 14 anos está explicitamente informado nas instruções de preenchimento do formulário que esse documento não é necessário. Documentos a mais não ajudam, ao contrário, atrapalham.

Já estou mandando vacinação e declaração da creche por precaução.

Recomendo que não envie esses documentos. Eles não vão ajudar em nada e adicionam o risco de atrapalhar, pois se forem enviado serão analisados e se ao analisar for encontrada qualquer divergência ou causar qualquer dúvida, virá um pedido de esclarecimento ou exigência.

Eita, agora eu já preenchi o formulário com a info que estou mandando a carteira de vacinação e a declaração da creche. E já assinei e reconheci firma. Putz!

Corrija o formulário 1c, retirando a referência a esses documentos, imprima e vá novamente ao cartório assinar e reconhecer firma.

Melhor ter esse retrabalho agora do que depois atender uma exigência desnecessária causada pq o conservador encontrou alguma inconsistência ao analisar um cartão de vacinação ou RG que nem deveria estar lá.

Nas próximas vezes lembre-se: menos é mais. Mande apenas o mínimo de documentos necessários para o seu caso. Não adianta mandar uma enxurrada de documentos não solicitados na esperança de “prevenir” uma possível exigência. Isso não existe.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.