Certidão de Nascimento/Batismo dos Meus Bisavós
Bom dia, meus amigos!
Estou querendo começar o processo de cidadania para minha mãe (neta de portugueses), mas apesar de todos os documentos dos brasileiros, estou com dificuldades de localizar a certidão de batismo/nascimento dos meus bisavós que nasceram em Portugal e vieram para o Brasil, tornando-se naturalizados aqui.
Assim, somente para me certificar: não há problema do português se tornar naturalizado no brasil, certo?
Fora isso, preciso de uma grande ajuda para localizar as certidões do meu bisavô e minha bisavó, ficarei muito grato pela ajuda de vocês.
Segue os dados deles:
Rodrigo Antonio Tavares
Filiação: João do Nascimento Tavares e Maria de Jesus Paixão
Nascimento: 16/06/1894
Local de Nascimento: Outeiro de Gatos – Meda – Distrito da Guarda – Província de Beira Alta
Laurinda Augusta Tavares
Filiação: José Antonio Tavares e Gracinda de Jesus Tavares
Nascimento: 01/11/1902
Local de Nascimento: Outeiro de Gatos – Meda – Distrito da Guarda – Província de Beira Alta
Comentários
@matheustavares2306 Como os arquivos desta Freguesia de Outeiro de Gatos (https://tombo.pt/f/mda12) só estão disponíveis até 1864, vc pode tentar obter os assentos através do CRAV:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911
@Nairolasai primeiramente, gostaria de agradecer imensamente a sua resposta e disponibilidade para me ajudar. Entrei no link que você colocou, mas acho que seria muito difícil solicitar a certidão através do crav, especialmente pelo fato de eu não ter nenhuma informação além do nome dos meus bisavós, filiação e data de nascimento.
Quanto ao local de nascimento que coloquei, não sei identificar qual seria o distrito, concelho, freguesia, número do assento, número da página e data do documento.
Será que sem esses dados acima, seria possível a busca?
@matheustavares2306
Complementando a resposta da colega.
No seu caso, você não vai pedir direto o assento. Vai seguir o guia do CRAV que ela mandou - mas solicitar uma "Pesquisa". Vai ver essa opção ao seguir os passos do guia. Nesse pedido de pesquisa você entra os dados que tem. Terá que fazer um pedido para cada pessoa.
O link do tombo que ela mandou contém a resposta para a outra parte de sua pergunta:
Distrito: Guarda
Concelho: Mêda
Freguesia: Outeiro de Gatos
Você vai ter uma dessas duas respostas do CRAV ao seu pedido de pesquisa:
ou acharam os batismos - e aí você terá os dados para em seguida fazer o Pedido de certidão no CRAV (pois os livros de batismo dessas datas podem apenas não estar online por não terem sido digitalizados ainda - eu acho que é provavelmente esse o caso)
ou eles podem dizer que os livros de batismos desse ano ainda estão na conservatória de Meda.
Se você quiser ir se adiantando à essa segunda possibilidade, poderia mandar um email bem sucinto à conservatória de Meda dizendo que gostaria de obter os registros de Rodrigo, nascido em tal data, freguesia, concelho e distrito, e com filiação de xyz. E o mesmo para Laurinda:
Email: registos.meda@irn.mj.pt
Cada conservatória tem seu tempo e agilidade para responder a esse tipo de solicitação. Umas são bem rápidas, outras demoram mais.
Porém, como o CRAV em geral é rápido para responder a pedidos de pesquisa e eu desconfio que os livros estão lá (mas não digitalizados), eu esperaria até o fim da semana que vem (nada será feito pelo CRAV antes de segunda) para mandar algo à conservatória - para não dar trabalho para eles à toa.