Processo filho acp - ajuda!!!
Boa tarde!
Solicitei a cidadania portuguesa para minha mãe. Enviei os documentos para a ACP, e recebi a senha dia 14/02/2024 (coloquei meu e-mail no formulário). Processo 1931X/24. To vendo que já estão aprovando os processos de junho de 2024, e o da minha mãe, de fevereiro, continua no mesmo lugar (Bolinha 1 - Submetido). Não sei o que preciso fazer. Consegui falar com eles 1 vez e não serviu de nada pois não tinham informações para me passar do porquê ainda estava na primeira fase. Mando e-mail para eles pelo menos 3 vezes na semana. Me responderam uma única vez dizendo que seria verificado com o conservador e que me dariam um retorno em seguida. Isso já faz 1 mês e não tive mais retorno. Eu não sei o que fazer.
Acham que contratar um advogado para ir diretamente na ACP ajudaria? Um terceiro (não advogado), com uma procuração da minha mãe, conseguiria informação na ACP? Preciso muito de ajuda, pessoal. Essa demora não é normal.
Comentários
@rolimos
Tente de novo na Linha de Registos. Quanto tempo faz que ligou lá? Pois pode ter entrado alguma atualização no sistema deles desde então.
Aqui o guia para fazer isso; preste atenção na dica de ligar logo que abre (horário de Lisboa). Não adianta ligar antes pois o menu necessário não aparece. Pessoalmente, não gosto de ligar para esses serviços às segundas, pois acumula a demanda do fim de semana todo. Ligaria de terça à sexta:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23737/obter-informacoes-sobre-o-andamento-do-processo-linha-registos
Só dão informação para o requerente, então tenha sua mãe ao lado para ela falar com eles.
Como o Skype acabou, use um serviço similar, tipo Viber, para poder ligar do BR bem barato.
Só para confirmar, sua mãe nasceu no BR e o ascendente PT dela nasceu ou no BR ou em PT? Não tem nada de ex-colônias PT na África ou outra situação assim?
Olá, Carlos.
Vou tentar ligar pra lá novamente. Da ultima vez fiquei cerca de 1h30 na linha, e quando fui atendido não serviu de nada.
Minha mãe é filha de português (meu avô, nascido no Brasil, que adquiriu a cidadania portuguesa pelos pais, portugueses nascido em PT)
@rolimos
pode tentar abrir uma queixa. leva meses para responderem, mas respondem. ja tive queixa que levou 3 meses para responderem.
reflita sobre qual é a sua queixa: falta de info ou outros processos mais recentes concluídos antes do seu.
use inteligência artificial para ajudar a escrever.
mencione datas e nomes. em vez de "mandei varios emails", é "mandei emails nos dias tal tal e tal, para o endereço tal"
em vez de "recebi uma resposta", é, "no dia tal, tal pessoa respondeu, indicando tal"
e assim por diante.
demora, mas toda queixa recebe uma resposta.
https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa
@eduardo_augusto farei isso, obrigado
com relação ao advogado ir presencialmente na ACP, isso não resolveria? queria confirmar essa informação
@rolimos
sim, o advogado pode apresentar uma queixa presencialmente.
mas ele também pode apenas ligar para a linha registos, ou mesmo não fazer nada e te dizer que foi lá e que está tudo normal... como você vai saber?
tem ótimos profissionais, mas também tem um certo número de picaretas.
eu acho que o caminho é ligar na linha registos, e apresentar uma queixa pelo site.
e deixar correr.
mas é claro, eu não tenho urgência para obter a nacionalidade. ter o passaporte portugues hoje ou daqui a seis meses, pra mim não afeta nada. para outras pessoas, pode representar perder um emprego, ficar longe da família...