TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO

Boa noite, amigos!

Volto aqui para tirar mais dúvidas.

Já havia pedido orientações sobre averbação, nas na verdade seria sobre transcrição.

Peço desculpas pela minha ignorância, mas é que eu estou fazendo todo o processo sozinha, apenas contando com a ajuda e boa vontade de vocês aqui.

Hoje chegou a certidão de batismo/nascimento apostilada do meu bisavô português, já tenho todas as certidões necessárias, agora preciso dar o próximo passo.

Hoje também, fui ao cartório aqui da minha cidade (Santos/SP) para tirar algumas dúvidas sobre retificações que serão necessárias, como a correção do mês de nascimento do português na certidão de casamento dele e do sobrenome da minha bisavó.

Depois das retificações farei o apostilamento das certidões.

E agora, vem as dúvidas sobre a transcrição do casamento:

Meu bisavô português casou aqui no Brasil, com uma brasileira (em anexo está a certidão de casamento); eu preciso fazer a transcrição do casamento dele, correto?

O meu avô (filho do português) casou com a minha avó e depois se divorciou e casou novamente, preciso fazer a transcrição dos casamentos dele?

E minha mãe (neta do português) casou com o meu pai e ainda continua casada, também preciso fazer a transcrição do casamento?

Se caso for necessário fazer as transcrições dos casamentos mencionados acima, como e onde faço as transcrições?

Amigos, agradeço a paciência de todos vocês!

Estou um pouco perdida com tantas etapas, mas creio que dará tudo certo!

Comentários

• editado April 10

@Mariana_Gama_Porto

Essas certidões brasileiras são todas em breve relato, não servem para o processo de nacionalidade.

Meu bisavô português casou aqui no Brasil, com uma brasileira (em anexo está a certidão de casamento); eu preciso fazer a transcrição do casamento dele, correto?

Depende. Quem foi o declarante do nascimento do filho do português, e com que idade? Se o próprio português declarou o filho antes de 1 ano de nascido a transcrição costuma ser dispensável. Se optar por fazer ainda assim, melhor. Resolve a “fixação” do sobrenome na idade adulta e dispensa ter que mandar a certidão de casamento ou óbito do português.

O meu avô (filho do português) casou com a minha avó e depois se divorciou e casou novamente, preciso fazer a transcrição dos casamentos dele?

Só se transcreve em Portugal o casamento em que pelo menos um dos cônjuges seja português. Estou ente de do que seu avô era brasileiro e casou com uma brasileira, portanto não há sentido em se falar em transcrição.

E minha mãe (neta do português) casou com o meu pai e ainda continua casada, também preciso fazer a transcrição do casamento?

Idem

Se caso for necessário fazer as transcrições dos casamentos mencionados acima, como e onde faço as transcrições?

No consulado de Santos, caso seja necessário transcrever o casamento do português.

• maycoeidmaycoeid Member

Olá!

@Mariana_Gama_Porto , então após a transcrição do casamento do bizavô português já posso pedir a nacionalidade para neto?

• Olá @maycoeid esse meu post ficou um pouco confuso, porque eu ainda tinha muitas dúvidas, e no final das contas, no meu caso não foi necessário fazer a transcrição do casamento do português.

Quem realmente pode te ajudar são os administradores da página que me ajudaram muito até aqui. Vou marcar algumas pessoas que com certeza irão te orientar com excelência:

@ecoutinho @texaslady @Admin @AlanNogueira

Sugiro que explique com mais detalhes o seu caso para que possam te orientar melhor.

Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.