Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.56.43 (7).jpeg
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.56.43 (6).jpeg
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.56.43 (5).jpeg
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.56.43 (4).jpeg
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.56.43 (3).jpeg
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.56.43 (2).jpeg
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.56.43 (1).jpeg
Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.56.43.jpeg
Boa noite, amigos!
Volto aqui para tirar mais dúvidas.
Já havia pedido orientações sobre averbação, nas na verdade seria sobre transcrição.
Peço desculpas pela minha ignorância, mas é que eu estou fazendo todo o processo sozinha, apenas contando com a ajuda e boa vontade de vocês aqui.
Hoje chegou a certidão de batismo/nascimento apostilada do meu bisavô português, já tenho todas as certidões necessárias, agora preciso dar o próximo passo.
Hoje também, fui ao cartório aqui da minha cidade (Santos/SP) para tirar algumas dúvidas sobre retificações que serão necessárias, como a correção do mês de nascimento do português na certidão de casamento dele e do sobrenome da minha bisavó.
Depois das retificações farei o apostilamento das certidões.
E agora, vem as dúvidas sobre a transcrição do casamento:
Meu bisavô português casou aqui no Brasil, com uma brasileira (em anexo está a certidão de casamento); eu preciso fazer a transcrição do casamento dele, correto?
O meu avô (filho do português) casou com a minha avó e depois se divorciou e casou novamente, preciso fazer a transcrição dos casamentos dele?
E minha mãe (neta do português) casou com o meu pai e ainda continua casada, também preciso fazer a transcrição do casamento?
Se caso for necessário fazer as transcrições dos casamentos mencionados acima, como e onde faço as transcrições?
Amigos, agradeço a paciência de todos vocês!
Estou um pouco perdida com tantas etapas, mas creio que dará tudo certo!
Comentários
@Mariana_Gama_Porto
Essas certidões brasileiras são todas em breve relato, não servem para o processo de nacionalidade.
Meu bisavô português casou aqui no Brasil, com uma brasileira (em anexo está a certidão de casamento); eu preciso fazer a transcrição do casamento dele, correto?
Depende. Quem foi o declarante do nascimento do filho do português, e com que idade? Se o próprio português declarou o filho antes de 1 ano de nascido a transcrição costuma ser dispensável. Se optar por fazer ainda assim, melhor. Resolve a “fixação” do sobrenome na idade adulta e dispensa ter que mandar a certidão de casamento ou óbito do português.
O meu avô (filho do português) casou com a minha avó e depois se divorciou e casou novamente, preciso fazer a transcrição dos casamentos dele?
Só se transcreve em Portugal o casamento em que pelo menos um dos cônjuges seja português. Estou ente de do que seu avô era brasileiro e casou com uma brasileira, portanto não há sentido em se falar em transcrição.
E minha mãe (neta do português) casou com o meu pai e ainda continua casada, também preciso fazer a transcrição do casamento?
Idem
Se caso for necessário fazer as transcrições dos casamentos mencionados acima, como e onde faço as transcrições?
No consulado de Santos, caso seja necessário transcrever o casamento do português.