Nacionalidade portuguesa: documentos entregues há mais de 2 meses e nenhum retorno! É normal?
Boa noite, pessoal!
Enviei meus documentos para solicitação de nacionalidade portuguesa, por ser filho de cidadão português, seguindo todas as orientações. Enviei:
- Formulário devidamente preenchido (comprovante de pagamento da taxa de 175 euros);
- Minha certidão de nascimento brasileira, apostilada;
- Certidão de nascimento do meu pai (português);
- Cópia apostilada do meu RG.
A entrega foi feita diretamente no Registo Central de Lisboa no dia 05/02/2025, mas até agora não recebi nenhuma confirmação de recebimento ou número do processo.
Já enviei três e-mails sem resposta, e ao ligar para a Linha de Registos, fico apenas em espera. Hoje mesmo aguardei por 45 minutos sem sucesso.
Gostaria de saber: há alguma outra forma de confirmar se os documentos foram recebidos e como posso obter o número do meu processo?
Agradeço desde já a ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@AndreMano
A CRCentrais Lisboa é o lugar mais lento (as recomendações do fórum são para mandar filhos para ACP, mas agora já foi).
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
Aparentemente, Lisboa está enviando agora senhas e número de processos submetidos em outubro. Então, se não acelerarem muito, vai levar mais uns meses. Sempre olhe o spam e lixo de seu email, pois muitas vezes a senha acaba lá.
Sobre a Linha de Registro: se não ligar logo que abre (horário de PT), vai ter que esperar mesmo; uma hora é bem comum. Use um desses serviços baratos (tipo o finado Skype) para a ligação. Mas não adianta ligar ANTES do horário que abre, pois aí nem aparece o menu que precisa.
Em todo caso, nem me preocuparia em ligar agora, visto que só mandou em fevereiro. Relaxe e desencane, pois um processo de filho em Lisboa vai levar uns 3 anos até terminar.
Pode acompanhar aqui o andamento dos diversos tipos de processo; o pessoal posta de tempos em tempos as tabelas dizendo em que mês Lisboa e/ou ACP estão analisando os diversos tipos de processo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp
@CarlosASP Obrigado pela notícia maravilhosa! Rs
Não havia localizado este tópico, vou acompanhá-lo.