Tempo para mudança de Status para cidadania neto

Bom dia.

Necessito de um direcionamento, eu enviei a documentação do meu pai (neto) para o processo de cidadania, foi recebido pela ACP em 30/01/2024. De lá para cá só confusão, a IRN em 04/2024 me enviou 2 arquivos PDF com informações e "senha de acesso" mas os arquivos estavam em brancos. Depois de vários e-mail com a Carla Ribeiro da ACP ela me forneceu o acesso para eu acompanhar o processo, mas o mesmo está parado. Qual é o tempo médio para o status mudar, pois tive que aguardar até 10/2024 para ver o processo do meu pai no sistema. Desde essa data nada de mudança no status.

Desde já agradeço

Obrigado

Comentários

• @marcioribsp não espere qualquer alteração em menos de 3 ou 4 anos.

• amigo o meu foi submetido em 2023 e até agora não mexeu nem uma bolinha.

• Pior que enviei para ACP pois falaram que era mais rápido, 3 a 4 anos é muito complicado. Meu pai já está com 76 anos, vou levar ele para Portugal sem a cidadania mesmo que era o sonho dele, pois tenho medo de não dar tempo de ele esperar esse tempo,

• @marcioribsp

Pior que enviei para ACP pois falaram que era mais rápido, 3 a 4 anos é muito complicado.

Infelizmente a opção seria Lisboa, que está caminhando para 4 a 5 anos. Não tem muito o que fazer, processos de netos são demorados.

• @marcioribsp

Eu não sei quem te falou que na ACP seria mais rápido. Na época que você enviou o seu processo (Janeiro de 2024), a ACP não era sequer autorizada a receber processos de netos. Salvo engano, apenas em Junho de 2024 a ACP passou a receber esses processos (DESP009PCD2024_Balcões_Nacionalidade_p_divulgação.pdf, item 5.b). Isso pode de certa maneira explicar porque demorou tanto para você receber a senha de acompanhamento.

Em todo caso: processos de neto tem levado cerca de 4 anos para a conclusão, com base nos relatos mais recentes. A tendência é que esse tempo vai diminuir, mas você não deve ficar contando com isso. Você não verá nenhuma mudança no status do processo antes de 3 anos, no mínimo.

Se o seu pai tem o sonho de conhecer Portugal, a nacionalidade não faz nenhuma diferença. Ele pode entrar como turista e permanecer lá por até 90 dias.

Boa sorte e boa viagem!!

• Bom dia.

Primeiramente muito obrigado pela resposta

É uma pena toda essa demora. Apesar da idade do meu pai estar avançada eu abri o jogo para ele sobre a demora para ele conseguir a cidadania (neto). Mas vamos agendar a viagem dele para Braga , é o sonho dele conhecer onde os avôs dele viviam e onde nos achamos toda a documentação de nossos familiares.

Espero que a solicitação de cidadania para filhos seja mais rápido o processo, ai fica a duvida se eu envio para Lisboa ou ACP

Desde já agradeço muito os comentário de todos.

Obrigado

• editado May 9

@marcioribsp

Espero que a solicitação de cidadania para filhos seja mais rápido o processo, ai fica a duvida se eu envio para Lisboa ou ACP

Sim, é mais rápido pois é um processo com menos requisitos para serem checados. Atualmente um processo de filho maior de idade leva aproximadamente 1 ano para concluir no ACP, mas isso muda de tempos em tempos.

Como vc só vai poder aplicar quando o processo do seu pai for concluído daqui alguns anos, o correto é vc voltar ao fórum e consultar o guia atualizado para verificar os documentos e local recomendado para entrega dos documentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.