@cleytongoudard Também estou procurando registros familiares da minha família por parte materna, Eles também tem o sobrenome Goudard, ainda não consegui muitas coisas pois comecei agora. A minha avó se chamava Jacyra Peres Goudard ela nasceu em Italva/RJ dia 14/07/1920 era filha de Adelia Goudard Peres e Ernesto Peres Rodrigues. Historicamente o sobrenome GOUDARD tem origem francesa. Não sei com certeza se essa seria nossa linhagem, estou procurando mais sobre. Mas não achei ainda informações sobre a minha bisavó Adelia sei que ela provavelmente nasceu por volta de 1892 +-
Na certidão de óbito dela diz que ela nasceu em Campos no RJ e faleceu em Marilândia do SUL/PR. A certidão de óbito dela estava bem crua de informações.
Não sei muito bem ainda como fazer muitas pesquisas para ter mais informações.
Sou do RJ, minha avó já recebeu o assento de portuguesa, e agora estou tentando dar entrada na cidadania da filha dela (minha mãe). Já localizei quase todos os documentos, só falta a certidão de nascimento do marido da portuguesa para fazer a transcrição de casamento. E EU NÃO ACHO EM LUGAR NENHUM!
Já paguei por buscas em cartórios, já procurei na igreja em que foi batizado, na escola, já busquei no centro do Rj onde eles localizam em qual cartório está, mas ninguém acha!
Sinceramente já não sei mais onde procurar. Será que alguém conseguiria por favor me ajudar?
Dados deles:
Nome completo: Jorge Rodrigues
Pai: João Rodrigues
Mãe: Durvalina de Souza Rodrigues
Nascimento: 28/10/1942 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ
Esposa Portuguesa: Marilia da Motta Rodrigues
Se alguém puder me ajudar, eu já agradeço desde já!!
@Cynthia91 estou na mesma situação que você, o meu bisavô era brasileiro e estou precisando da certidão dele. Logo que eu tiver um tempo aqui no trabalho, irei tentar procurar para você, como não é tão antiga assim, a gente deve encontrar no arquivo nacional. A do meu bisavô é de 1888, época essa que Brasil nem era república.
Estou prestes a solicitar a certidão de inteiro teor (cópia reprográfica) do cartório que fui registrado no RJ.
Ao realizar a solicitação online me deparei com a seguinte opção de marcação opcional, isto é, "reconhecer sinal público", conforme imagem abaixo. Alguém saberia me dizer se este serviço é necessário para fins de cidadania no processo ACP, ou posso deixar desmarcado?
O orçamento para esta certidão está na faixa de 340 reais. A certidão de inteiro teor cópia reprográfica tem que ser feita obrigatoriamente no cartório em que nasci (e que tem esse preço caro) ou pode ser solicitada em outros cartórios a fim de encontrar preços mais competitivos para o serviço?
Sei que apostilamento de haia pode ser feito em qualquer um, mas a CIT da minha certidão de nascimento fiquei com a dúvida se também poderia. Creio que não, mas gostaria de confirmar. Abç a todos os colegas!
@renanlarrieu tem que reconhecer o sinal público sim, mas isso é barato. O caro é a certidão, mas isso não tem jeito, o livro está no cartório específico, então é só com eles mesmos.
@CarlosASP Me surgiu um questionamento, segundo o óbito do Domingos ele nasceu em 1921.
Pelos passaportes dos meus bisavós, eles vieram pro Brasil em 1939, e me contaram que o Domingos se naturalizou brasileiro para fugir da guerra. Minha vó tendo nascido em 1925, é capaz que ambos tenham nascido em Portugal e posteriormente registrados no Brasil.
Seria possivel verificar se existe registro de Batismo deles em Portugal?
Gostaria de encontrar a Certidão de Casamento e Nascimento de Ambos os bisavós e de minha avó, caso ela tenha realmente nascido em Portugal.
O casamento aparece como em 04/05/1913 na cidade do Porto (alguém pôs essa informação no FS); aí você teria que pedir pelo civilonline (custo 10 euros). Leia o guia até o final, pois tem a parte de ter mais de 100 anos:
Mas acho que sua teoria está errada. Pelo visto, o casal veio para o BR, teve esses filhos aqui, em algum momento voltou para PT - e em 1939 veio de novo com a família toda para o BR.
A lista de desembarque no Rio (vapor Jamaique em 09/07/1939) lista os pais com nacionalidade PT, mas os filhos Domingos e Zolima como BR. Ver página 6 do PDF, a família aparece nos números 15-18:
Agora, se esse filhos foram para PT em alguma data antes de 1939, imagino que algum documento BR eles tinham (ou seja, pode existir para Domingos um registro de nascimento BR anterior a esse de 1939 que coloquei antes).
Só para complementar tudo, aqui os passaportes PT que os pais tiraram em 1939 logo antes de embarcar no Jamaique. O Artur é o último da página; a Emilia está na seguinte:
Em nenhum desses passaportes os filhos são mencionados.
As imagens que você colocou não são de passaportes, mas dos "vistos" que eles tiraram em PT para vir ao BR em 1939. Com as informações dali que se achou os passaportes no link acima (pode ver que os números dos passaportes batem com a informação na parte de baixo do visto)
estou precisando de ajuda, já tentei buscar de várias formas e não encontro a certidão de nascimento da minha avó, filha de português, ela nasceu no estado do rj
nome : Eunyce Alves Pires
pai: Manoel Alves Pires
mae : Maria das Neves
Nascimento em 29/09/1935
se alguém conseguir ajudar será de grande valia, obrigado 🙏🏻
@Amin Sawan a árvore da família pode ser vista no local abaixo do Family Search, mas a Eunyce não aparece, apenas os pais e as irmãs dela (Nair e Lea).
Mas nessa árvore podemos ver que a Lea, por exemplo, nasceu em Duque de Caxias - RJ, e outros familiares tiveram eventos registrados no cartório do Registro Civil do 1º Distrito de Duque de Caxias.
A Eunyce, que vc procura, aparece em outra árvore do FS com o nome de Eunice Pires Nazareth , provavelmente o sobrenome de casada, nascida em Duque de Caxias em 1935.
Sendo assim, sugiro contatar o cartório de Caxias e pedir uma busca da certidão dela, fornecendo o nome de nascimento, data de nascimento e os nomes dos pais.
Rcpn 1ª Circunscrição do 1º Distrito de Duque de Caxias-Rj
Localizado em: Rua Deputado Ampliato Cabral, 139 - Jardim 25 de Agosto - 25070-370, Duque de Caxias - RJ, o cartório tem horário de funcionamento Dias úteis de 09:00h às 16:00h. em dias de semana.
Para você saber se o cartório abre aos sábados, você pode entrar em contato por telefone: (21)2759-7788 ou por email: cartoriocentrocaxias@gmail.com.
Boa tarde! Não consegui encontrar a certidão de nascimento de ex-cônjuge no Family Search e no Arquivo Nacional não encontrei dossiês de 1970. Fiz busca pelo Serviço Federal e não houve resposta. Estou fazendo busca direta em 2 RCPNs, na esperança de ser um deles, mas não tenho certeza.
Alguém poderia me ajudar, por favor?
Dados:
Nome: Simone Barboza Carvalho Lima
Nascimento: 24.09.1970
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Pai: Paulo França de Lima
Mãe: Helusa Barbosa Carvalho Lima (Obs: Não sei se é Barbosa ou Barboza).
Estou tentando usar o sian pra achar a 6 circunscrição ou a 7 pretoria, mas meu deus do céu, que site horrível. Demora pra carregar e coloco exatamente o nome de um dado e ele não me retorna na busca!
Boa tarde, estou passando pelo mesmo problema dos amigos de não conseguir encontrar a certidão de nascimento do meu pai. Já recorri ao cartório de casamento, que foi no cartório de duque de caxias no Rio. Solicitei o desarquivamento da habilitação de casamento, mas eles só possuem registros com até 5 anos. No Detran somente aparece o registro de casamento, no tribunal de justiça apenas a certidão de óbito. A identidade dele mais antiga é do instituto félix pacheco e não tem referência a certidão de nascimento. A carteira de trabalho tem referência ao certificado de dispensa do exército. Alguém com mais experiência do que eu consegue me ajudar? Talvez encontrar no family search, porém também não tive sucesso.
@CarlosASP tem toda razão ele pode ter sido legitimado depois, pq no nascimento do irmão Ernesto registrado em São Paulo, diz que os pais são casados em Engenho Novo.
Isso, antes de achar o registro no 1 RCPN, eu ia falar para procurar no Engenho Novo (10 RCPN, cartório meier) por causa dessa menção ao casamento dos pais lá.
Talvez o registro inteiro teor de Alirio já contenha toda essa informação de uma eventual legitimação, na forma de anotações na lateral do registro.
O que o FS tem é apenas a imagem do "livro talão" (eles puxaram da base do Arquivo Nacional) - ou seja, é uma foto desse livro talão no momento do registro, sem nenhuma eventual atualização posterior. As atualizações seriam feitas no livro de registro original e não no "livro talão".
Boa noite Alex. O nome da Simone é Barboza, com Z. O nome da mãe dela é Barbosa, com S. A registraram escrevendo o Barbosa errado.
Vamos lá:
Livro: 257
Fls: 30
termo: 21270
Está na zona 04, na circunscrição 08. Este registro que te passei é o casamento dela e o nascimento dela foi feito no mesmo cartório!! Você entra em contato com o cartório e pede a certidão de nascimento dela, que eles vão te cobrar o desarquivamento e + a taxa a certidão.
Este cartório se não me engano fica na tijuca: R. Dr. Pereira dos Santos, 25 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20520-170 8ª Circunscrição
Boa tarde! Estou precisando de ajuda, já tentamos buscar de várias formas e não encontro a certidão de nascimento da minha avó, filha de português, ela nasceu no estado do RJ e diz que foi registrada com uns 9 ou 10 anos (em Cascadura) após muita insistência com o seu pai.
Nome: Irene Cesar Galves
Data de nascimento: 17/01/1929
Pai: José Galves Sanches
Mãe: Ermelinda Cesar Galves
Após percorremos todos os cartórios possíveis, estou tentando agora no SIAN mas o site é muito ruim
Primeiro: a informação oral da sua avó, por mais lúcida que ela esteja (ou estivesse quando deu a informação), não é 100% confiável, e isso vale para qualquer um de nós. Imagine que, além de ser criança à época, décadas se passaram, e a noção exata da idade que ela tinha pode variar enormemente frente à idade real. Como as buscas em cartório normalmente são feitas dando uma janela de tempo restrita, a não ser que tenha sido feita uma busca muito ampla nos livros, englobando vários e vários anos, pode ser que o registro esteja num dos cartórios consultados mas num ano que não foi verificado. A mesma coisa vale para a data de nascimento dela... Antigamente era comum que as pessoas se confundissem com as datas de nascimento, em especial na ausência de um documento feito assim que a pessoa nascia.
Dito isso, seria muito importante tentar identificar não só o cartório mas também o ano em que o registro foi, de fato, efetuado. Sei que isso é difícil, só estou comentando para ilustrar que o fato de já ter consultado um cartório naquela janela específica de tempo não o descarta completamente. Até porque, mesmo que você encontre o nascimento em um outro local como no Arquivo Nacional, você ainda assim precisará que ele seja emitido pelo cartório, atualizado e com selo - ou seja, se ele de fato não existisse mais, não adiantaria encontrá-lo em outro local.
Uma opção seria a habilitação de casamento dela. Sua avó se casou (no cartório)? Se sim, você tem a certidão de casamento dela? Se tiver, poderia consultar o cartório onde ela casou sobre a existência do processo de habilitação para o casamento, onde deve haver uma cópia da certidão de nascimento dela.
Quanto às buscas, achei pouca coisa de interesse no SIAN e na Hemeroteca:
À página 193, consta o indicativo de onde foi lavrado o casamento de José Galves e Ermelinda César, em 17/10/1917: Registro Civil da 2a Circunscrição, Freguesias de Sacramento e São Jose, Distrito Federal (GB). Isso é no Centro da Cidade e PODE SER que eles tenham casado perto de casa. Como o casamento foi MUITO antes de 1929, mesmo que eles morassem na região, também pode ser que tenham se mudado neste intervalo. SE moravam ali e ali permaneceram até o registro de sua avó, ela PODE ter sido registrada lá. Note que, como o boletim é de 1963, esta circunscrição citada é, hoje, o 3o. RCPN:
Na mesma página, consta também onde foi lavrado o óbito de José Galves Sanches, em 28/03/1942: Registro Civil e Tabelião da 11a Circunscrição, 6a Zona, Freguesia de Inhaúma, Rio de Janeiro, Estado da Guanabara. Isso sugere que eles moravam ali na época e ela PODERIA ter sido registrada lá. O 11o. RCPN é uma exceção, ele continua com o mesmo número até hoje:
Achei estranha, no entanto, a data datilografada (1942), uma vez que este anúncio fúnebre, publicado em 11/04/1952, dá a entender que o óbito ocorreu em abril de 1952:
Fora isso, há ainda a opção nuclear, mas que deixo aos colegas mais experientes para comentar: se tiver o casamento dela e conseguir "provar" que o nascimento não existe mais, pode pedir judicialmente que ele seja "reconstituído". Mas, repito, deixo para outros colegas comentarem sobre como funciona e sobre se Portugal aceita um documento como este.
Como o colega @andrelas colocou, provavelmente terá que pedir uma busca por um período mais longo por não saber exatamente quando foi feito o registro. O padrão é o cartório só fazer por x anos após a data de nascimento.
Tem 3 exemplos de registros tardios de irmãos;
Iero Galves Sanches, nascido em 02/02/1923, mas só registrado em 01/09/1937 na então 4a pretoria (atual 5 RCPN). O endereço da família consta como Corcovado 34.
Vitoria Cesar Galves (nascida 25/05/1932) e Neide Cesar Galves (nascida 06/03/1937) foram registradas no mesmo dia (29/11/1943) na entao 14a circunscrição, que hoje em dia se dividiu em 14 RCPN e 16 RCPN. O endereço da família era Rua D número 12.
Talvez pelos endereços e datas de registro acima possa ver qual o cartório mais provável em que Irene tenha sido registrada e pedir uma busca por um período mais longo.
Abaixo a lista dos 16 RCPNs do município do Rio de Janeiro:
@andrelas , entendi. Com certeza as informações não são totalmente confiáveis, a questão é que além da amplitude temporal, temos também como bem viu o @CarlosASP , temos registros em vários cartórios diferentes. Quanto ao casamente, nós temos a habilitação sim, mas não obtivemos sucesso lá, aparentemente a certidão de nascimento teria ficado na igreja onde foi realizado o casamento (não sei se procede mesmo) e na Igreja também não encontramos nada.
Agradeço o apoio e vou seguir na busca, pensando em realmente refazer todos esses passos, cartórios onde foi lavrada a habilitação e posteriormente nos cartórios onde foram registrados os irmãos, começado pelos mais novos.
Comentários
@cleytongoudard Também estou procurando registros familiares da minha família por parte materna, Eles também tem o sobrenome Goudard, ainda não consegui muitas coisas pois comecei agora. A minha avó se chamava Jacyra Peres Goudard ela nasceu em Italva/RJ dia 14/07/1920 era filha de Adelia Goudard Peres e Ernesto Peres Rodrigues. Historicamente o sobrenome GOUDARD tem origem francesa. Não sei com certeza se essa seria nossa linhagem, estou procurando mais sobre. Mas não achei ainda informações sobre a minha bisavó Adelia sei que ela provavelmente nasceu por volta de 1892 +-
Na certidão de óbito dela diz que ela nasceu em Campos no RJ e faleceu em Marilândia do SUL/PR. A certidão de óbito dela estava bem crua de informações.
Não sei muito bem ainda como fazer muitas pesquisas para ter mais informações.
@gmaferreira como você faz essa transcrição?
@AlanNogueira e @Mauri
Que Deus possa abençoar a vida de vocês!
Uma busca de quase 5 meses e se resolveu.
Muitíssimo obrigada!!!
Boa tarde a Todos,
Queria pedir ajuda!
Sou do RJ, minha avó já recebeu o assento de portuguesa, e agora estou tentando dar entrada na cidadania da filha dela (minha mãe). Já localizei quase todos os documentos, só falta a certidão de nascimento do marido da portuguesa para fazer a transcrição de casamento. E EU NÃO ACHO EM LUGAR NENHUM!
Já paguei por buscas em cartórios, já procurei na igreja em que foi batizado, na escola, já busquei no centro do Rj onde eles localizam em qual cartório está, mas ninguém acha!
Sinceramente já não sei mais onde procurar. Será que alguém conseguiria por favor me ajudar?
Dados deles:
Nome completo: Jorge Rodrigues
Pai: João Rodrigues
Mãe: Durvalina de Souza Rodrigues
Nascimento: 28/10/1942 - Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ
Esposa Portuguesa: Marilia da Motta Rodrigues
Se alguém puder me ajudar, eu já agradeço desde já!!
@Cynthia91 estou na mesma situação que você, o meu bisavô era brasileiro e estou precisando da certidão dele. Logo que eu tiver um tempo aqui no trabalho, irei tentar procurar para você, como não é tão antiga assim, a gente deve encontrar no arquivo nacional. A do meu bisavô é de 1888, época essa que Brasil nem era república.
Entre no arquivo nacional,. https://sian.an.gov.br/ se cadastre ou logue com sua conta gov.
Quando a data atender o nascimento do mesmo, você clica e vai "foleando"
Sera que alguem consegue me ajudar a achar a certidão de nascimento da minha avó? Temos apenas a de casamento e de óbito.
Nascida no RJ em 7/09/1925.
Pai Artur Marques da Silva
Mãe Emilia Serena de Oliveira
Filha Zolima da Conceição 07/09/1925 RJ
@Berutti
O irmão Domingos, que nasceu em 1923, só foi registrado pelo pai em 1939.
No PDF abaixo vá até a página 196 do PDF (que corresponde ao número 189 no alto de cada documento):
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_6M/FSN/LTN/0073/BR_RJANRIO_6M_FSN_LTN_0073_d0001de0001.pdf
isso foi no atual 3 RCPN:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1#google_vignette
Talvez algo parecido tenha se passado com Zolima,
Outra possibilidade é o registro dela ter sido feito logo antes de casar. Já tentou no cartório desse casamento?
Prezados, boa tarde!
Estou prestes a solicitar a certidão de inteiro teor (cópia reprográfica) do cartório que fui registrado no RJ.
Ao realizar a solicitação online me deparei com a seguinte opção de marcação opcional, isto é, "reconhecer sinal público", conforme imagem abaixo. Alguém saberia me dizer se este serviço é necessário para fins de cidadania no processo ACP, ou posso deixar desmarcado?
O orçamento para esta certidão está na faixa de 340 reais. A certidão de inteiro teor cópia reprográfica tem que ser feita obrigatoriamente no cartório em que nasci (e que tem esse preço caro) ou pode ser solicitada em outros cartórios a fim de encontrar preços mais competitivos para o serviço?
Sei que apostilamento de haia pode ser feito em qualquer um, mas a CIT da minha certidão de nascimento fiquei com a dúvida se também poderia. Creio que não, mas gostaria de confirmar. Abç a todos os colegas!
Aguardo sua ajuda,
Muito obrigado!!
@renanlarrieu tem que reconhecer o sinal público sim, mas isso é barato. O caro é a certidão, mas isso não tem jeito, o livro está no cartório específico, então é só com eles mesmos.
@CarlosASP Me surgiu um questionamento, segundo o óbito do Domingos ele nasceu em 1921.
Pelos passaportes dos meus bisavós, eles vieram pro Brasil em 1939, e me contaram que o Domingos se naturalizou brasileiro para fugir da guerra. Minha vó tendo nascido em 1925, é capaz que ambos tenham nascido em Portugal e posteriormente registrados no Brasil.
Seria possivel verificar se existe registro de Batismo deles em Portugal?
Gostaria de encontrar a Certidão de Casamento e Nascimento de Ambos os bisavós e de minha avó, caso ela tenha realmente nascido em Portugal.
Segue os passaportes dos seus pais.
@Berutti
Aqui o batismo de Arthur:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/cadc1b36523a41938120ecec7be11c1c?isRepresentation=false&selectedFile=61988680&fileType=IMAGE
e de Emilia:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/6e22d17a4e3047f68fd80f033afc6e93?isRepresentation=false&selectedFile=61989335&fileType=IMAGE
O casamento aparece como em 04/05/1913 na cidade do Porto (alguém pôs essa informação no FS); aí você teria que pedir pelo civilonline (custo 10 euros). Leia o guia até o final, pois tem a parte de ter mais de 100 anos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Mas acho que sua teoria está errada. Pelo visto, o casal veio para o BR, teve esses filhos aqui, em algum momento voltou para PT - e em 1939 veio de novo com a família toda para o BR.
A lista de desembarque no Rio (vapor Jamaique em 09/07/1939) lista os pais com nacionalidade PT, mas os filhos Domingos e Zolima como BR. Ver página 6 do PDF, a família aparece nos números 15-18:
http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_OL/0/RPV/PRJ/32376/BR_RJANRIO_OL_0_RPV_PRJ_32376_d0001de0001.pdf
Agora, se esse filhos foram para PT em alguma data antes de 1939, imagino que algum documento BR eles tinham (ou seja, pode existir para Domingos um registro de nascimento BR anterior a esse de 1939 que coloquei antes).
Só para complementar tudo, aqui os passaportes PT que os pais tiraram em 1939 logo antes de embarcar no Jamaique. O Artur é o último da página; a Emilia está na seguinte:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/8f1747250b294f31816b897fb7e0abc3?isRepresentation=false&selectedFile=57947465&fileType=IMAGE
Em nenhum desses passaportes os filhos são mencionados.
As imagens que você colocou não são de passaportes, mas dos "vistos" que eles tiraram em PT para vir ao BR em 1939. Com as informações dali que se achou os passaportes no link acima (pode ver que os números dos passaportes batem com a informação na parte de baixo do visto)
Bom Dia !
estou precisando de ajuda, já tentei buscar de várias formas e não encontro a certidão de nascimento da minha avó, filha de português, ela nasceu no estado do rj
nome : Eunyce Alves Pires
pai: Manoel Alves Pires
mae : Maria das Neves
Nascimento em 29/09/1935
se alguém conseguir ajudar será de grande valia, obrigado 🙏🏻
@Amin Sawan a árvore da família pode ser vista no local abaixo do Family Search, mas a Eunyce não aparece, apenas os pais e as irmãs dela (Nair e Lea).
https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GD1P-22K
Mas nessa árvore podemos ver que a Lea, por exemplo, nasceu em Duque de Caxias - RJ, e outros familiares tiveram eventos registrados no cartório do Registro Civil do 1º Distrito de Duque de Caxias.
A Eunyce, que vc procura, aparece em outra árvore do FS com o nome de Eunice Pires Nazareth , provavelmente o sobrenome de casada, nascida em Duque de Caxias em 1935.
https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GBXY-HLW.
Sendo assim, sugiro contatar o cartório de Caxias e pedir uma busca da certidão dela, fornecendo o nome de nascimento, data de nascimento e os nomes dos pais.
Rcpn 1ª Circunscrição do 1º Distrito de Duque de Caxias-RjLocalizado em: Rua Deputado Ampliato Cabral, 139 - Jardim 25 de Agosto - 25070-370, Duque de Caxias - RJ, o cartório tem horário de funcionamento Dias úteis de 09:00h às 16:00h. em dias de semana.
Para você saber se o cartório abre aos sábados, você pode entrar em contato por telefone: (21)2759-7788 ou por email: cartoriocentrocaxias@gmail.com.
Boa tarde! Não consegui encontrar a certidão de nascimento de ex-cônjuge no Family Search e no Arquivo Nacional não encontrei dossiês de 1970. Fiz busca pelo Serviço Federal e não houve resposta. Estou fazendo busca direta em 2 RCPNs, na esperança de ser um deles, mas não tenho certeza.
Alguém poderia me ajudar, por favor?
Dados:
Nome: Simone Barboza Carvalho Lima
Nascimento: 24.09.1970
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Pai: Paulo França de Lima
Mãe: Helusa Barbosa Carvalho Lima (Obs: Não sei se é Barbosa ou Barboza).
Muito obrigado.
Bom dia!
Estou procurando dados de Silvina Peixoto
Data de nascimento: 14.02.1931
Local de nascimento: Rio de Janeiro (Pode ter sido no centro ou em inhaúma)
Pai: José Augusto Peixoto
Mãe: Elvira Rosa de Oliveira
Aqui está a árvore do pai dela. Ela é teoricamente gêmea do Silvino, mas os dados dele estão errados no family tree.
https://www.familysearch.org/en/tree/person/details/GBGC-9R3
Estou tentando usar o sian pra achar a 6 circunscrição ou a 7 pretoria, mas meu deus do céu, que site horrível. Demora pra carregar e coloco exatamente o nome de um dado e ele não me retorna na busca!
Boa tarde, estou passando pelo mesmo problema dos amigos de não conseguir encontrar a certidão de nascimento do meu pai. Já recorri ao cartório de casamento, que foi no cartório de duque de caxias no Rio. Solicitei o desarquivamento da habilitação de casamento, mas eles só possuem registros com até 5 anos. No Detran somente aparece o registro de casamento, no tribunal de justiça apenas a certidão de óbito. A identidade dele mais antiga é do instituto félix pacheco e não tem referência a certidão de nascimento. A carteira de trabalho tem referência ao certificado de dispensa do exército. Alguém com mais experiência do que eu consegue me ajudar? Talvez encontrar no family search, porém também não tive sucesso.
Alirio Jose Cardoso Avila Rocha
pai: Euclydes Romulo Rocha
Mae: Zaira Avila Rocha
Nascimento: 04/11/1951
Naturalidade: Rio de Janeiro
@GustavoA Achei o registro de nascimento do Alirio.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSP1-CSVJ-N
Não sei dizer em qual cartório esta o registro, @Nairolasai @CarlosASP podem ajudar?
@GustavoA @PH86
Ele foi registrado como filho ilegítimo de Zaira Cardoso Avila, sem constar nome do pai no registro original (talvez tenha sido legitimado depois).
O registro foi feito em 18/11/1951 no atual 1 RCPN (ele nasceu no antigo Hospital Pro Matre no Centro).
Estava escrevendo quando chegou a notificação que o colega tinha achado também
@CarlosASP tem toda razão ele pode ter sido legitimado depois, pq no nascimento do irmão Ernesto registrado em São Paulo, diz que os pais são casados em Engenho Novo.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSHB-197P-9
@PH86 @GustavoA
Isso, antes de achar o registro no 1 RCPN, eu ia falar para procurar no Engenho Novo (10 RCPN, cartório meier) por causa dessa menção ao casamento dos pais lá.
Talvez o registro inteiro teor de Alirio já contenha toda essa informação de uma eventual legitimação, na forma de anotações na lateral do registro.
O que o FS tem é apenas a imagem do "livro talão" (eles puxaram da base do Arquivo Nacional) - ou seja, é uma foto desse livro talão no momento do registro, sem nenhuma eventual atualização posterior. As atualizações seriam feitas no livro de registro original e não no "livro talão".
Muito obrigado !!! @CarlosASP @PH86 como vocês fazem essa busca??? Incrível! Vou pedir ao cartório do 10 rcpn do Méier. Ele foi adotado!
@GustavoA como o @CarlosASP postou o registro foi feito em 18/11/1951 no atual 1 RCPN.
@CarlosASP @PH86 por que recomendam entrar em contato com a 10 rcpn e não com a 1 rcpn que é mencionada no registro dele?
@PH86 entendi agora, perdão. Obrigado.
Boa tarde! Infelizmente ainda não consegui encontrar o registro do nascimento. Fiz busca em 4 RCPNs e deu negativo.
Só dando um feedback, caso alguém consiga me ajudar.
Obrigado, Alexandre.
Nome: Simone Barboza Carvalho Lima
Nascimento: 24.09.1970
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Pai: Paulo França de Lima
Mãe: Helusa Barbosa Carvalho Lima (Obs: Não sei se é Barbosa ou Barboza).
@alexsdmartins
Boa noite Alex. O nome da Simone é Barboza, com Z. O nome da mãe dela é Barbosa, com S. A registraram escrevendo o Barbosa errado.
Vamos lá:
Livro: 257
Fls: 30
termo: 21270
Está na zona 04, na circunscrição 08. Este registro que te passei é o casamento dela e o nascimento dela foi feito no mesmo cartório!! Você entra em contato com o cartório e pede a certidão de nascimento dela, que eles vão te cobrar o desarquivamento e + a taxa a certidão.
Este cartório se não me engano fica na tijuca: R. Dr. Pereira dos Santos, 25 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20520-170 8ª Circunscrição
Boa tarde! Estou precisando de ajuda, já tentamos buscar de várias formas e não encontro a certidão de nascimento da minha avó, filha de português, ela nasceu no estado do RJ e diz que foi registrada com uns 9 ou 10 anos (em Cascadura) após muita insistência com o seu pai.
Nome: Irene Cesar Galves
Data de nascimento: 17/01/1929
Pai: José Galves Sanches
Mãe: Ermelinda Cesar Galves
Após percorremos todos os cartórios possíveis, estou tentando agora no SIAN mas o site é muito ruim
@mgalves ,
Primeiro: a informação oral da sua avó, por mais lúcida que ela esteja (ou estivesse quando deu a informação), não é 100% confiável, e isso vale para qualquer um de nós. Imagine que, além de ser criança à época, décadas se passaram, e a noção exata da idade que ela tinha pode variar enormemente frente à idade real. Como as buscas em cartório normalmente são feitas dando uma janela de tempo restrita, a não ser que tenha sido feita uma busca muito ampla nos livros, englobando vários e vários anos, pode ser que o registro esteja num dos cartórios consultados mas num ano que não foi verificado. A mesma coisa vale para a data de nascimento dela... Antigamente era comum que as pessoas se confundissem com as datas de nascimento, em especial na ausência de um documento feito assim que a pessoa nascia.
Dito isso, seria muito importante tentar identificar não só o cartório mas também o ano em que o registro foi, de fato, efetuado. Sei que isso é difícil, só estou comentando para ilustrar que o fato de já ter consultado um cartório naquela janela específica de tempo não o descarta completamente. Até porque, mesmo que você encontre o nascimento em um outro local como no Arquivo Nacional, você ainda assim precisará que ele seja emitido pelo cartório, atualizado e com selo - ou seja, se ele de fato não existisse mais, não adiantaria encontrá-lo em outro local.
Uma opção seria a habilitação de casamento dela. Sua avó se casou (no cartório)? Se sim, você tem a certidão de casamento dela? Se tiver, poderia consultar o cartório onde ela casou sobre a existência do processo de habilitação para o casamento, onde deve haver uma cópia da certidão de nascimento dela.
Quanto às buscas, achei pouca coisa de interesse no SIAN e na Hemeroteca:
Neste documento:http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/br_dfanbsb_n8/0/bnt/0024/br_dfanbsb_n8_0_bnt_0024_d0001de0001.pdf
Achei estranha, no entanto, a data datilografada (1942), uma vez que este anúncio fúnebre, publicado em 11/04/1952, dá a entender que o óbito ocorreu em abril de 1952:
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093092_04&pesq=%22Jose%20Galves%20sanches%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=13662
Fora isso, há ainda a opção nuclear, mas que deixo aos colegas mais experientes para comentar: se tiver o casamento dela e conseguir "provar" que o nascimento não existe mais, pode pedir judicialmente que ele seja "reconstituído". Mas, repito, deixo para outros colegas comentarem sobre como funciona e sobre se Portugal aceita um documento como este.
@mgalves
Como o colega @andrelas colocou, provavelmente terá que pedir uma busca por um período mais longo por não saber exatamente quando foi feito o registro. O padrão é o cartório só fazer por x anos após a data de nascimento.
Tem 3 exemplos de registros tardios de irmãos;
Iero Galves Sanches, nascido em 02/02/1923, mas só registrado em 01/09/1937 na então 4a pretoria (atual 5 RCPN). O endereço da família consta como Corcovado 34.
Vitoria Cesar Galves (nascida 25/05/1932) e Neide Cesar Galves (nascida 06/03/1937) foram registradas no mesmo dia (29/11/1943) na entao 14a circunscrição, que hoje em dia se dividiu em 14 RCPN e 16 RCPN. O endereço da família era Rua D número 12.
Talvez pelos endereços e datas de registro acima possa ver qual o cartório mais provável em que Irene tenha sido registrada e pedir uma busca por um período mais longo.
Abaixo a lista dos 16 RCPNs do município do Rio de Janeiro:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias/p1
Já tentou na escola onde Irene estudou para ver que documento apresentaram para fazer matrícula?
@andrelas , entendi. Com certeza as informações não são totalmente confiáveis, a questão é que além da amplitude temporal, temos também como bem viu o @CarlosASP , temos registros em vários cartórios diferentes. Quanto ao casamente, nós temos a habilitação sim, mas não obtivemos sucesso lá, aparentemente a certidão de nascimento teria ficado na igreja onde foi realizado o casamento (não sei se procede mesmo) e na Igreja também não encontramos nada.
Agradeço o apoio e vou seguir na busca, pensando em realmente refazer todos esses passos, cartórios onde foi lavrada a habilitação e posteriormente nos cartórios onde foram registrados os irmãos, começado pelos mais novos.