Transcrição de casamento sem a certidão de nascimento

Prezados, boa tarde! Minha bisavó era Portuguesa, meu bisavô brasileiro, nascido no estado de Sergipe porém não sei a cidade. Meu bisavô nasceu em 1888, o Brasil nem era república nessa época, portanto, registros civis não eram comuns, é possível que o nascimento tenha sido apenas registrado em documentos eclesiásticos, mas ainda não consegui localizar. Sei que a política do fórum é todos se ajudarem, porém, consultei alguns advogados (não estou realizando processo com nenhum), todos me pediram a certidão de nascimento do brasileiro, meu bisavô e disseram que sem ela, não é possível prosseguir. Eu olhei aqui no fórum os requisitos e não encontrei nada do tipo.

Lembrando que meu bisavô era casado com minha bisavó;

Manoel Ferreira Guedes e Cecilia Gomes.

Comentários

• Obrigado, amigo. Estou lendo o conteúdo que você me enviou.

@eduardo_augusto Será que você conseguiria me ajudar a entender o que está escrito nesta certidão de casamento? Seria de grande ajuda.

Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
    Adobe Portable Document Format (PDF)
    Casamento de Manoel Com Cecilia 07.08.1926.pdf
    1.72 MB

• editado March 11

@LuanParanhos

Qual parte da certidão você está com dificuldade de entender?

É um casamento celebrado no Rio de Janeiro entre Manoel Ferreira, Sergipano, nascido em 18/04/1888 com uma portuguesa chamada Cecilia Gomes nascida em 09/04/1909.

• editado March 11

@ecoutinho eu gostaria de saber se consigo descobrir o cartório ou igreja que foi realizado esse casamento.

• @LuanParanhos

Terceira Pretoria Cível. Precisa pesquisar qual cartório no RJ "herdou" esses arquivos.

• @ecoutinho perfeito, vou pesquisar. Tem mais alguma informação como algum número de livro, etc? Ou somente isso mesmo de importante que preciso

• @LuanParanhos

O número do livro vc vai conseguir na coleção de onde esse registro foi retirado. O que dá para ver bem claro é que é o registro de número 988

• Muitíssimo obrigado, coutinho. Já me ajudou muito.

• Pessoal, vou dar entrada da transcrição de casamento sem a certidão de nascimento do brasileiro; alguém se deparou com algum caso recente? Fiquei semanas fazendo o que constava neste post que o @ecoutinho me passou; peguei todas as negativas possíveis e vou dar entrada do processo.

• Boa noite! Consegui fazer a transcrição do casamento dos meus avós em 2017 com supressão de documentos. Não encontrei a certidão de nascimento da minha avó brasileira. Segue email que recebi na época com o passo a passo.

Exmº Senhor

Para que possa transcrever o casamento sem apresentação da certidão da nubente estrangeira deve requerer em simultâneo um processo de Suprimento de certidão e processo de transcrição do casamento.

Para o efeito junta-se requerimento que deve ser enviado com assinatura reconhecida no Cartório ou no Consulado de Portugal, e juntar certidões negativas do Estado da naturalidade da nubente a comprovar que não foi localizado o assento de nascimento em causa, fotocópias certificadas dos documentos que tenham pertencido à nubente (bilhete de identidade, cartão da segurança social, certidão de óbito, passaporte, certidões de nascimento dos filhos, tudo o que possa comprovar a existencia da referida senhora .......)

e vale postal no valor de 100€.

Para a transcrição do casamento:

-Certidão de casamento de inteiro teor, com apostilha.

-Cópia da certidão de nascimento do nubente português.

-Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório ou no Consulado de Portugal. (Junto minuta)

Fotocópia certificada do documento de identificação. Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.

-Vale postal no valor de 120.00€, emitido em nome de

IRN, IP

Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º

9500-063 Ponta Delgada

Os documentos devem ser enviados à :Conservatória do Registo Civil de Ponta DelgadaPraça Gonçalo velho, nº 12, 2º

9500-063 Ponta Delgada

Com os melhores cumprimentos

Lúcia Medeiros

• Pessoal, vou dar entrada da transcrição de casamento sem a certidão de nascimento do brasileiro; alguém se deparou com algum caso recente? Fiquei semanas fazendo o que constava neste post que o @ecoutinho me É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.