Demora no processo de nacionalidade mãe para filho maior
Olá, pessoal. Eu queria ajuda de vocês com base em seus conhecimentos e acompanhamentos aqui no Fórum.
Dei entrada na minha nacionalidade portuguesa (de mãe) em Portugal. Em menos de 1 semana já foi aceita e recebi o número de acompanhamento (está na 1 bolinha).
A entrada foi agora por volta do dia 10 de fev 2025.
Com base em seus históricos, queria saber quanto tempo demora para passar para a 2 bolinha (análise) e quanto tempo tem levado para sair cidadania de filho maior de idade.
No caso eu dei entrada direto em PT, pois estava de viagem, mas meu endereço é BR. Tem diferença (agilidade) caso meu endereço já fosse em PT ? E caso eu me mude para lá logo e altere o endereço, será que tem alguma agilidade no processo ?
Agradeço desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@YasminCoelho
Com base em seus históricos, queria saber quanto tempo demora para passar para a 2 bolinha (análise) e quanto tempo tem levado para sair cidadania de filho maior de idade.
Sem saber em que lugar você deu entrada, não dá para responder. Se foi na Central Lisboa, provavelmente 2 a 3 anos, se foi no Arquivo Central do Porto leva aproximadamente 1 ano, se foi em alguma outra conservatória menor (Braga, Évora etc) aí é loteria...
No caso eu dei entrada direto em PT, pois estava de viagem, mas meu endereço é BR. Tem diferença (agilidade) caso meu endereço já fosse em PT ?
Não faz diferença.
E caso eu me mude para lá logo e altere o endereço, será que tem alguma agilidade no processo ?
Não faz diferença.
@texaslady
ola Gostaria de saber como fica nesse caso
neto maior de 18 anos quer pedir a nacionalidade portuguesa direto pela avó (já tem certidão e já averbou o casamento )
mas a mãe dele não quer fazer a dela para ele depois fazer a dele??
juridicamente e o neto pode fazer direto pela avó !??
e no caso do irmão dele q é menor de idade ???
ps - avo é mãe (não mantém relações e a mae
nao quer a cidadania portuguesa ) dificultando assim os netos querem 😩😩
@VMS ,
ambos podem pedir como netos, sendo que para o irmão menor será preciso que ambos os pais assinem o formulário por ele e para menores é gratuíto. Mas seria muito melhor se a mãe deles pedisse a nacionalidade dela primeiro. Ela não precisa ter nenhum contato com a mãe para pedir a nacionalidade dela.
@texaslady
acredito que teremos q fazer primeiro o do mais velho pq ele assina sozinho e depois o mais novo qdo fizer 18 anos.
as vezes as dificuldades interpessoais atrapalham muito.
Yasmin, estou com viagem marcada em Junho e pensei em dar entrada no pedido de atribuição para neto direto em Portugal. Você precisou realizar algum agendamento para ser atendida?
@VanessaS
Vai esperar 2 a 3 meses para dar entrada no seu processo, sem vantagem nenhuma.
Além de que, vai perder horas da sua viagem (turismo? trabalho?) na conservatória.
Já tem os documentos? Manda logo para Portugal!!