Demora no processo de nacionalidade mãe para filho maior

Olá, pessoal. Eu queria ajuda de vocês com base em seus conhecimentos e acompanhamentos aqui no Fórum.

Dei entrada na minha nacionalidade portuguesa (de mãe) em Portugal. Em menos de 1 semana já foi aceita e recebi o número de acompanhamento (está na 1 bolinha).

A entrada foi agora por volta do dia 10 de fev 2025.

Com base em seus históricos, queria saber quanto tempo demora para passar para a 2 bolinha (análise) e quanto tempo tem levado para sair cidadania de filho maior de idade.

No caso eu dei entrada direto em PT, pois estava de viagem, mas meu endereço é BR. Tem diferença (agilidade) caso meu endereço já fosse em PT ? E caso eu me mude para lá logo e altere o endereço, será que tem alguma agilidade no processo ?

Agradeço desde já.

Comentários

• @YasminCoelho

Com base em seus históricos, queria saber quanto tempo demora para passar para a 2 bolinha (análise) e quanto tempo tem levado para sair cidadania de filho maior de idade.

Sem saber em que lugar você deu entrada, não dá para responder. Se foi na Central Lisboa, provavelmente 2 a 3 anos, se foi no Arquivo Central do Porto leva aproximadamente 1 ano, se foi em alguma outra conservatória menor (Braga, Évora etc) aí é loteria...

No caso eu dei entrada direto em PT, pois estava de viagem, mas meu endereço é BR. Tem diferença (agilidade) caso meu endereço já fosse em PT ?

Não faz diferença.

E caso eu me mude para lá logo e altere o endereço, será que tem alguma agilidade no processo ?

Não faz diferença.

• VMSVMS Member

@texaslady

ola Gostaria de saber como fica nesse caso

neto maior de 18 anos quer pedir a nacionalidade portuguesa direto pela avó (já tem certidão e já averbou o casamento )

mas a mãe dele não quer fazer a dela para ele depois fazer a dele??

juridicamente e o neto pode fazer direto pela avó !??

e no caso do irmão dele q é menor de idade ???

ps - avo é mãe (não mantém relações e a mae

nao quer a cidadania portuguesa ) dificultando assim os netos querem 😩😩

• @VMS ,

ambos podem pedir como netos, sendo que para o irmão menor será preciso que ambos os pais assinem o formulário por ele e para menores é gratuíto. Mas seria muito melhor se a mãe deles pedisse a nacionalidade dela primeiro. Ela não precisa ter nenhum contato com a mãe para pedir a nacionalidade dela.

• VMSVMS Member

@texaslady

acredito que teremos q fazer primeiro o do mais velho pq ele assina sozinho e depois o mais novo qdo fizer 18 anos.

as vezes as dificuldades interpessoais atrapalham muito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.