Aquisição de filho maior ou atribuição para neto maior?

Olá, pessoal. Recentemente reuni toda a documentação para iniciar o processo de aquisição da nacionalidade 1C para minha mãe, e em seguida faria o mesmo para mim. No entanto, ela perdeu o interesse e eu fiquei com os documentos em mãos e impossibilitado de dar início ao processo.

Resolvi então tentar a atribuição (1D) direto para mim, que sou neto maior de idade. Mas, olhando rapidamente os últimos relatos, acho que os processos 1C tem demorado cerca de um ano, enquanto os de neto tem demorado pelo menos 3 anos. Considerando o tempo do processo, vale a pena prosseguir com a atribuição ou é melhor convencer minha mãe e tentar o plano inicial, passando por ela e em seguida para mim?

Comentários

  • editado August 27

    @Victor Tufani

    Converse com sua mãe e peça a ela para fazer esse favor ao filho.

    O processo de netos está com uma fila de quase 4 anos e provavelmente vai piorar pois claramente perderam o controle. Se ela fizer o dela como filha e depois o seu provavelmente em até 2 anos vc será português (se o seu caso for possível apensar ao dela esse prazo reduz consideravelmente).

    Ela não tendo interesse pode adquirir a nacionalidade apenas para viabilizar a sua como filho. Ela não precisa emitir documentos portugueses e não terá obrigação alguma com Portugal.

    Minha mãe também obteve a nacionalidade apenas para viabilizar a dos filhos, ela nunca emitiu um CC ou PEP e não pretende ir a Portugal nem a passeio.

  • @ecoutinho Muito obrigado pela informação! Olhando os relatos aqui no fórum, eu imaginei que o procedimento para neto não tivesse mesmo como ser abreviado. Vou convencer minha mãe a fazer isso por mim. Sobre apensar o processo, como seria isso? Eu dou início ao meu processo de aquisição como filho paralelamente ao da minha mãe? A permissão para isso é conseguida via consulado ou simplesmente eu dou início a ambos por conta própria?

  • @Victor Tufani

    Fuja de consulados rsrs só criam burocracias desnecessárias e atrasam a vida. Resolva direto na conservatória em Portugal via correio. Veja os guias abaixo.

    Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

    Apensação de Processos

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.