Quem pode passar junto na fila de imigração?

2»

Comentários

• Alguém teve experiencia de passar na fila de Europeu com companheira sem estar casado? Moramos juntos mas não somos casados. Eu tenho a cidadania e ela não. Faremos a imigração em Lisboa.

• Viajo em Abril com a minha namorada e meu pai para Portugal, eu e meu pai temos cidadania, ela ainda nao tem e irá entrar com passaporte brasileiro pois o processo de cidadania dela ainda nao foi finalizado, ela pode entrar comigo na fila de europeus ou tenho que entrar na fila de imigração normal? Detalhe: nao vamos ficar em hotel, mas sim em casa de parentes, nao teria como ela comprovar estadia em hotel na fila de imigração normal.

• Meu amigo é brasileiro e português com Cartão de Cidadão e Passaporte português. A companheira brasileira de décadas está esperando a cidadania por união de facto portanto esta união já foi reconhecida por tribunal brasileiro e por tribunal português com sentença transitada em julgado.

A pergunta óbvia a respeito da fila acredito que já foi respondida e deve ser igual a esposa. A dúvida é sobre passagem de volta e meios de sobrevivência. Também sobre se devem entrar por Portugal ou podem entrar pela França?

Alguma dica ou informação que possa ajudá-los?

• editado January 14

@ClaudioFotos

A pergunta óbvia a respeito da fila acredito que já foi respondida e deve ser igual a esposa. A dúvida é sobre passagem de volta e meios de sobrevivência.

O direito de livre circulação do acordo da UE diz que um cidadão europeu e sua família imediata (esposa/companheira e filhos menores) podem permanecer em qualquer país da UE por até 90 dias sem precisar comprovar nada e podem ficar por períodos superiores a 90 dias mas aí precisam se registrar na imigração local e o europeu precisa estar exercendo seus direitos do acordo da UE (trabalhando no país ou vivendo de recursos próprios, vulga poupança). Nesse caso o país que recebe precisa facilitar a emissão do cartão de residência/visto para os membros da família que não são europeus (sabemos que Portugal não cumpre isso, mas nos países sérios da UE isso é respeitado).

Se é esposa ou companheira de cidadão europeu não precisa provar nada da mesma forma que o europeu, mas ela precisa estar com os documentos de viagem em ordem conforme exigido para o país de nacionalidade dela (se for brasileira basta o passaporte, se for de outro país pode precisar de visto).

Além disso, vc precisa obviamente estar coerente com o motivo da viagem. Se disser que está entrando a turismo, não faz sentido não ter pelo menos uma reserva de passagem de retorno, mesmo que com data em aberto, para mostrar caso seja questionado. Se estiver de mudança, e portanto com passagem só de ida, quando perguntado sobre o motivo da viagem diga claramente: estou me mudando para o país X e estou trazendo minha família.

Também sobre se devem entrar por Portugal ou podem entrar pela França?

Se o português está com os documentos em dia (passaporte e CC) pode entrar por qualquer país do espaço Schengen.

Dito isso, tenha o mínimo de documentação à mão caso o oficial de imigração questione se a pessoa realmente é sua esposa/companheira. No meu caso sempre deixo na mochila uma cópia simples da certidão de casamento brasileira e a tradução juramentada para o inglês. Nunca precisei usar, mas está sempre lá.

Passar pela imigração de qualquer país sempre tem algum nível de stress, mas a sua atitude perante o oficial geralmente faz toda diferença: respostas claras, seguras, objetivas (sem contar historinha enrolada), documentação coerente com o motivo da viagem, postura respeitosa, mas firme e sem baixar a cabeça, a tendência é que todo passe tranquilamente.

• editado January 14

@Leocinza10

Viajo em Abril com a minha namorada e meu pai para Portugal, eu e meu pai temos cidadania, ela ainda nao tem e irá entrar com passaporte brasileiro pois o processo de cidadania dela ainda nao foi finalizado, ela pode entrar comigo na fila de europeus ou tenho que entrar na fila de imigração normal?

Assumindo que vcs tem um relacionamento já há algum tempo, e não um namoro que começou semana passada, pode.

Aqui é vale o que respondi para o colega acima, postura altiva e vc precisa se apresentar como "chefe de família" pois ela é sua companheira e está entrando junto com você. Se perguntado pelo oficial, informe o motivo da viagem e esteja coerente com a resposta (se estiver passeando informe, viemos em férias por x semanas e ficaremos hospedados na casa de familiares na cidade X. Se estiver de mudança, idem: estou me mudando para o país e ficarei na casa de parentes x semanas na cidade Y enquanto procuro imóvel para alugar etc etc.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.