Quem pode passar junto na fila de imigração?

Marcio BritoMarcio Brito Member
editado February 2020 em Outros assuntos
Olá a todos!
Possuo nacionalidade portuguesa e já tenho o cartão cidadão com NIF e Passaporte.
Sou casado a 2 anos. Minha esposa é brasileira. Ano passado nós estivemos em Portugal e na imigração passamos juntos na fila de NÃO cidadão europeu. Quando entreguei os nossos passaportes ao agente do SEF, ele apenas perguntou se nós eramos casados. Respondi que sim e fomos liberados. Não precisei apresentar nenhum comprovante de que eramos casados e naquela altura nosso casamento ainda não tinha cido averbado. O averbamento foi feito posteriormente no Porto.

Minha duvida agora é: Iremos novamente a Portugal em junho/2020. Porem, desta vez, minha esposa e eu iremos acompanhandos por minha cunhada, um primo de minha esposa e sua namorada. Ao todo serão 5 pessoas. Todos podem passar comigo pelo mesmo gichê?

Grato,
Marcio Brito
«1

Comentários

  • editado February 2020
    @Marcio somente vc e sua esposa podem passar pela fila de cidadãos da União Europeia. Os outros terão que entrar na fila de imigrantes comuns, com passagem de ida e volta comprada ,mais seguro PB-4 apenas como turistas e local de estadia( Hotel, etc).
  • Marcio BritoMarcio Brito Member
    editado February 2020
    @vlad, obrigado pela resposta.
    Quando fui ano passado com minha esposa nós tivemos que passar pela fila de imigrantes comuns, pois ela não tem passaporte europeu e em Lisboa a fila para cidadãos europeus já está automatizada. Pelo menos foi esta a orientação que tive ao chegar em Lisboa.
    Como iremos em um grupo maior, queria saber se todos podemos ir juntos no mesmo guiche.
  • @Marcio Brito só a sua família direta (esposa, filhos menores) podem passar junto com você na imigração, os mesmos que teriam direito de viver legalmente junto com você em Portugal. Cunhada, primo, etc... não se enquadram nesses e são turistas.
  • alioshaliosh Member
    editado July 2020

    Pessoal, boa noite. Gostaria de esclarecer algo a esse respeito, por favor. Minha esposa e filhos, tendo eu CC, e/ou Passaporte, na imigração em Portugal, podem passar comigo sem terem passagens de volta para o Brasil.

    Isso considerando que o meu casamento ainda não estaria transcrito em Portugal.


    Desde já agradeço

  • @aliosh

    Na imigração as famílias passam juntas. Se você tem CC e Passaporte, eles passam com você e podem entrar na fila de europeus, sem passagem de volta comprada. Eles entram como turistas, válido por 90 dias. Estando em Portugal vc pede o visto de residência por agrupamento familiar.

    Sua pergunta tem vários aspectos a considerar. Não apenas o SEF.

    Até adquirirem direitos, esposa e filhos são turistas, e portanto não estão cobertos por plano de saúde por exemplo. A Companhia aérea é responsável pelo passageiro desde a saída do BR até entrega-lo no destino. Eles podem criar dificuldade no embarque, pelo fato dos acompanhantes não terem documentação, e nem mesmo a transcrição de casamento. Sem casamento você é solteiro em PT. Como turistas eles são regidos pelas regras de turistas.

    Um bom seguro de viagem cobre problemas de bagagem e de seguro saúde no período até você se estabelecer e ter os documentos. Imagine se as coisas derem errado, você terá uma tempestade perfeita. Não consegue entrar e não consegue voltar. Você passa e a família fica presa na ala internacional do aeroporto. Coisas acontecem na viagem. Vivemos várias situações de excessão. Turismo está restrito.

    Se puder, espere pelo menos a transcrição e a nacionalidade dos filhos ser concluída. Por Tondela demora 6 semanas se forem menores. Por que crê que fazendo lá pessoalmente terá mais sucesso do que pelo correio?

  • alioshaliosh Member

    @gandalf a minha cunhada foi na sexta passada com o meu cunhado daqui do Brasil, este último no caso é italiano. O casamento deles não está transcrito ainda na Itália e conseguiram ir numa boa. Vôo para a Itália com escala em Amsterdã. Eles entraram em contato com a KLM (empresa usada) , preencheram o formulário do covid para atestar a saúde, não fizeram seguro de viagem.


    Eles levaram a certidão de casamento celebrado no Brasil caso fosse necessário apresentar, mas nenhuma autoridade pediu o documento. Interessante afirmar que mesmo ele sendo italiano, ele morou no Brasil por mais de 10 anos, então nem seria uma viagem de "retorno para casa", pois a residência dele tem sido o Brasil faz um tempão.


    O que eu havia lido anteriormente é que quem pode encrencar é a companhia aérea, podendo tentar impedir o embarque e que está tudo muito incerto. Queria saber de mais experiências, caso existam para serem compartilhadas, de famílias indo para PT.


    Como o meu processo foi numerado só em outubro do ano passado, ainda vou aguardar uns meses até vislumbrar o registro, pedir CC, Passaporte rs


    Obrigado pela resposta =)

  • alioshaliosh Member

    @gandalf interessante esse prazo curtíssimo para a atribuição de menor! Você sabe +- o prazo que tem ocorrido para transcrição de casamento? Caraca, esse prazo de atribuição é +- igual ao tempo de espera para o CC e Passaporte pagando urgência

  • @aliosh

    Esse prazo é somente para atribuição de menores por Tondela.

    A transcrição se der entrada junto, segue seu próprio curso, independente, e leva entre 1 e 3 meses. Por PD seria mais rápido, mas aqui voce economiza na remessa.

    É possivel que não tenha problemas com a companhia aérea. Provavelmente chegando lá não terá problema pra entrar. Mas não acho prudente que arrisque, pelos motivos que mencionei. Principalmente se não há justificativa pra não ter se preparado antes de sair. Uma mudança de país por si só já tem muitas incertezas.

  • alioshaliosh Member

    @gandalf certamente vamos aguardar transcrever o casamento e sair a nacionalidade do nosso filho antes de irmos para Portugal. Por outro lado já estou desacreditado que conseguirei sequer agendar pra tirar o C/C no consulado do Rio tão cedo... Li relatos em Fevereiro, antes de pararem os serviços, que apenas haviam datas para Setembro desse ano. Imagina agora? rs

  • @aliosh Basta ter a nacionalidade e transcrição. o resto voce faz lá.

  • alioshaliosh Member

    Creio que, em último caso, estando eu e meu filho com o registro de nascimento, meu casamento com minha esposa transcrito em PT, não chegariam a nos proibir de entrar em PT, não é?


    Realmente desejo conseguir um agendamento a tempo, pelo menos até o primeiro bimestre do ano que vem, caso contrário creio que poderemos mais esperar por conta do consulado daqui do RJ.

  • @aliosh , com seu assento de batismo, você jamais será barrado em Portugal!! Afinal, você é um cidadão português!

  • alioshaliosh Member

    @Leticialele e @gandalf , muitíssimo obrigado pelos comentários reconfortantes!


    Vamos supor que estejamos todos com os documentos ok, exceto CC e passaportes portugueses para mim e meu filho, na atual situação em que a EU está barrando brasileiros, podemos nos enquadrar em um contexto de podermos livremente ir para PT de mudanca? Já houve alguma discussão dessa natureza por aqui no fórum?

  • alioshaliosh Member

    Uma última pergunta, creio que já fora do tópico: vocês sabem quanto custa tirar CC e passaporte com urgência com urgência?

  • editado July 2020

    @aliosh Você tendo o assento, você é português. Seu filho também. E sua esposa tem o direito de lhe acompanhar. Nunca será barrado.

    O CC não é condição para sua entrada. No momento as viagens estão todas com restrições definidas em cada país, mas não se aplica aos nacionais de cada país. Poderá ter que fazer quarentena em PT por chegar de outro país, mas não será impedido de entrar em seu país.

    Pra que serve e quanto custa voce encontra aqui: "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/identificacao-civil/cc/index/"

    Clicando em "Cidadãos", voce encontrara outras informações e preços para passaporte eletrônico e outras coisas que vai precisar. "https://www.irn.mj.pt/sections/cidadaos"

  • Pessoal bom dia

    Minha nacionalidade já foi atribuída, mas estou tendo problemas com a minha transcrição de casamento; já até relatei isso em um post aqui no fórum...

    Minha esposa e eu temos viagem mês que vem para Europa, com conexão em Portugal

    Queria saber se só a certidão de casamento brasileira seria suficiente pra ela passar junto cmg na imigração em Lisboa... a @Leticialele comentou cmg que acha que não haveria problemas, mas aí se alguém puder reiterar isso, só pra gente ficar mais tranquilo rsrs

    mto obg!


    P.S.: tô tentando entrar em contato com a TAP também para pedir essa informação mas ainda não consegui

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @Gilmar Peruzini Filho com a certidão de casamento apostilada não deverá ter problemas, mas, considerando que a sua situação é um pouco peculiar, não é possível afirmar com certeza

  • @Gilmar Peruzini Filho, você, como português, jamais será barrado em Portugal. Entre em contato com a TAP antes da viagem. Não acredito que vão barrar sua esposa, especialmente se têm passagem de volta para o Brasil.

  • Boa tarde gente! Vou para Portugal visitar um colega no dia 18 do mês que vem, verifiquei hoje que Portugal retirou as restrições.

    Infelizmente ainda não finalizei minha cidadania e vou como brasileiro.

    Alguém saberia responder se vou poder entrar apenas com um teste de covid negativo? Eu também tomei a vacina da Pfizer, por enquanto apenas a primeira dose.

    Pretendo ficar 4 dias em Portugal e depois visitar a Áustria.

    Alguém sabe responder essa dúvida? muito obrigado!!!

  • @VictorCunha sim, consegue. mas continue acompanhando a situação, pois a cada 15 dias tem atualizações sobre as restrições para entrada etc

  • Boa tarde gente!

    Minha irmã tem nacionalidade portuguesa, tem cartão cidadão e mora lá.

    Ela virá visitar o Brasil e, quando ela voltar, eu e meu marido vamos juntos com ela no mesmo voo para conhecer Portugal.

    Podemos passar junto com ela na fila de europeus?

    O que seria melhor?

    Muito obrigada!

  • @mi_spada , não podem. Só passam com ela os que forem dependentes dela.

  • Pessoal, bom dia. uma dúvida, minha esposa brasileira, entra comigo, cidadão português , na fila de cidadãos da União Europeia em qualquer dos países membros ou só em Portugal? Nosso casamento está transcrito em Portugal.

  • editado July 2022

    @eduardosilva4

    Os membros da mesma família passam juntos na imigração.

    Se você tem PEP (ou CC), pode usá-los entrar pela fila de cidadãos junto com sua esposa, em qualquer país membro da UE.

    Ela apresenta o passaporte BR dela, e eles carimbam como turista. Isso só acontece no primeiro país onde entrarem.

    Na hora de sair, (por qualquer país da UE), cada um deve apresentar o mesmo documento que usou para entrar, como encerramento.


    Se você tem só o assento, também pode usá-lo junto com o passaporte BR, pela fila de cidadãos junto com a esposa, mas só em PT, se for por vôos sem escalas (non-stop). No primeiro aeroporto que descer, vc faz a imigração, e ela valerá por todo o tempo. Se tem só o assento, assegure-se de que vai descer direto em PT, ou entrará na UE e permanecerá (por todo o período) como turista. Inclusive se entrar pelo UK.

  • editado July 2022

    @gandalf Obrigado !! Já estou com o Passaporte Português e com o Cartão Cidadão. Entendido.

  • Pessoal bom dia,

    Gostava de saber se com a carteira de autorização de residência (AR), posso passar pela imigração no aeroporto de Lisboa utilizando a fila para os cidadãos da Comunidade Européia (Espaço Schengen) ou ainda tenho que utilizar a fila para todos os passaportes?

    Com os melhores cumprimentos, Clóvis.

  • Boa tarde a todos!! Viajarei a turismo para Paris com a minha filha e meu marido em junho. Eu e minha filha temos passaporte português, mas meu marido só tem o brasileiro. Não somos casados oficialmente, mas vivemos em união estável há 20 anos. Podemos passar nós três pela fila de imigração européia? Todos nós temos passagem de volta, reserva pré paga de hospedagem, seguro saúde, pois será apenas uma viagem de férias. Vcs acham que seria melhor enfrentar a fila da imigração brasileira pelo fato do meu marido ser brasileiro e de termos união estável e não casamento?

  • @rebecca naslausky


    vão todos na fila de europeus. é uma família.

  • @eduardo_augusto obrigada por responder e esclarecer!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.