Reconhecimento nascimento ascendente
Ola, estou de volta a esse fórum após algum tempo de não ter êxito na procura da certidão do meu bisavô em Portugal, ele deu entrada ao Brasil por volta de 2 anos de idade, eu contratei anos atrás uma pessoa para procurar em Portugal a certidão dele, porém sem êxito, a pessoa disse que provavelmente ele não foi registrado em Portugal, nome do meu bisavô é Manoel Paulo, nascido em 14-10-1921 em vila nova ourem, os pais deles consegui achar a certidão porém não serve para minha mãe tirar a cidadania, nome dos pais são Joaquina de Jesus e Luiz Paulo, meu bisavô não tem registro de nascimento no Brasil e tem a certidão de entrada, caso realmente ele não tenha sido registrado em Portugal, há alguma forma de solicitar o reconhecimento dele e gerar uma certidão para que assim minha mãe possa dar entrada na cidadania? E se houver como vcs teriam alguma direção por onde devo começar ?
Comentários
@VictorAmarilha olha, não conheço nenhuma maneira de fazer esse registo/reconhecimento tardio. Tenho uma amiga que também está numa situação parecida, ela tem até mesmo o passaporte português emitido na infância do antepassado, porém não consegue achar o registo de nascimento/assento de baptismo de jeito nenhum.
Vou marcar o pessoal que conhece bem desse assunto para ver se tem alguma sugestão, @Destefano , @texaslady , @eduardo_augusto , @CarlosASP.
Inclusive alguns deles te ajudaram no tópico anterior, quem sabe não surge uma nova idéia na busca.
Boa sorte!
@VictorAmarilha você pediu ó desarquivamento do processo de casamento como lhe sugeri no outro tópico? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23509/preciso-de-ajuda-para-achar-a-certidao-nascimento-do-meu-bisavo
@VictorAmarilha
Ola, estou de volta a esse fórum após algum tempo de não ter êxito na procura da certidão do meu bisavô em Portugal, ele deu entrada ao Brasil por volta de 2 anos de idade, eu contratei anos atrás uma pessoa para procurar em Portugal a certidão dele, porém sem êxito, a pessoa disse que provavelmente ele não foi registrado em Portugal, nome do meu bisavô é Manoel Paulo, nascido em 14-10-1921 em vila nova ourem, os pais deles consegui achar a certidão porém não serve para minha mãe tirar a cidadania, nome dos pais são Joaquina de Jesus e Luiz Paulo, meu bisavô não tem registro de nascimento no Brasil e tem a certidão de entrada, caso realmente ele não tenha sido registrado em Portugal, há alguma forma de solicitar o reconhecimento dele e gerar uma certidão para que assim minha mãe possa dar entrada na cidadania? E se houver como vcs teriam alguma direção por onde devo começar ?Não acho que vc deva desistir, procure algum profissional, sem desconfiar na resposta dele, pois, para mim, sinto informar, não vejo a menor chance da sua mãe conseguir a nacionalidade portuguesa por alguém que já faleceu e não é registrado em Portugal.
Eu tinha tentado solicitar o desarquivamento da certidão dele para tentar obter o batismo mas por algum motivo não consegui, vou tentar retomar nesse caminho e assim que houver novidades ou duvidas eu tento os contactar novamente, muito obrigado pessoal.