Reconhecimento nascimento ascendente

Ola, estou de volta a esse fórum após algum tempo de não ter êxito na procura da certidão do meu bisavô em Portugal, ele deu entrada ao Brasil por volta de 2 anos de idade, eu contratei anos atrás uma pessoa para procurar em Portugal a certidão dele, porém sem êxito, a pessoa disse que provavelmente ele não foi registrado em Portugal, nome do meu bisavô é Manoel Paulo, nascido em 14-10-1921 em vila nova ourem, os pais deles consegui achar a certidão porém não serve para minha mãe tirar a cidadania, nome dos pais são Joaquina de Jesus e Luiz Paulo, meu bisavô não tem registro de nascimento no Brasil e tem a certidão de entrada, caso realmente ele não tenha sido registrado em Portugal, há alguma forma de solicitar o reconhecimento dele e gerar uma certidão para que assim minha mãe possa dar entrada na cidadania? E se houver como vcs teriam alguma direção por onde devo começar ?

Comentários

  • @VictorAmarilha olha, não conheço nenhuma maneira de fazer esse registo/reconhecimento tardio. Tenho uma amiga que também está numa situação parecida, ela tem até mesmo o passaporte português emitido na infância do antepassado, porém não consegue achar o registo de nascimento/assento de baptismo de jeito nenhum.


    Vou marcar o pessoal que conhece bem desse assunto para ver se tem alguma sugestão, @Destefano , @texaslady , @eduardo_augusto , @CarlosASP.

    Inclusive alguns deles te ajudaram no tópico anterior, quem sabe não surge uma nova idéia na busca.


    Boa sorte!

  • @VictorAmarilha

    Ola, estou de volta a esse fórum após algum tempo de não ter êxito na procura da certidão do meu bisavô em Portugal, ele deu entrada ao Brasil por volta de 2 anos de idade, eu contratei anos atrás uma pessoa para procurar em Portugal a certidão dele, porém sem êxito, a pessoa disse que provavelmente ele não foi registrado em Portugal, nome do meu bisavô é Manoel Paulo, nascido em 14-10-1921 em vila nova ourem, os pais deles consegui achar a certidão porém não serve para minha mãe tirar a cidadania, nome dos pais são Joaquina de Jesus e Luiz Paulo, meu bisavô não tem registro de nascimento no Brasil e tem a certidão de entrada, caso realmente ele não tenha sido registrado em Portugal, há alguma forma de solicitar o reconhecimento dele e gerar uma certidão para que assim minha mãe possa dar entrada na cidadania? E se houver como vcs teriam alguma direção por onde devo começar ?

    Não acho que vc deva desistir, procure algum profissional, sem desconfiar na resposta dele, pois, para mim, sinto informar, não vejo a menor chance da sua mãe conseguir a nacionalidade portuguesa por alguém que já faleceu e não é registrado em Portugal.

  • Eu tinha tentado solicitar o desarquivamento da certidão dele para tentar obter o batismo mas por algum motivo não consegui, vou tentar retomar nesse caminho e assim que houver novidades ou duvidas eu tento os contactar novamente, muito obrigado pessoal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.