Busca de registro de nascimento 1889

Oi, pessoal!

Estou juntando documentos para solicitar a nacionalidade portuguesa.

Possuo ascendentes Portugueses, sendo um deles: Josepha Rita nascida em 22 de maio de 1989, filha de Ermelinda Antonia Neves.


Conseguem me ajudar nessa busca?


Obrigada!

Comentários

  • Retificando, o ano é 1889.

  • @AIMEEALINEF


    Não tem mais nenhuma informação?

  • editado October 2023

    @AIMEEALINEF

    É a Josepha Rita que casou no Pará com Raimundo Augusto Fonseca? De onde tem a data de nascimento?

    Se for, talvez seja essa aqui. Ver tif 188:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1063782

    Não consigo cravar que seja ela, pode ser outra pessoa. Tem algumas coisas que você pode fazer para tentar confirmar (que listo abaixo). Os colegas @Guilherme Moreira e @Kleber Silva Aguiar são muito bons em achar registros, talvez eles consigam ter mais certeza.

    Você pode pagar ao CEPESE para abrir os dados desse passaporte abaixo. Com isso, se tem a data de emissão do passaporte. isso, mais a idade dela na época da emissão, ajuda a confirmar se é ela mesmo.

    ID/ Nome / Naturalidade / Concelho / Pai / Mãe / Profissão / Idade / Destino /Estado Cívil

    58218 / Josefa Rita / Tabuaço / Tabuaço / João Lopes Penha / Sem Indicação / Não Indica / 18 / Pará / Solteiro

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    Também tem um batismo de uma filha no Pará que diz que os pais se casaram "civilmente". Se achar esse casamento no Pará, pode pedir o desarquivamento da habilitação do casamento para ver se aparece algo mais sobre a origem de Josepha.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6MZW-C95?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FX7-95DV

    Em Belém também tem um Clube Português (ou algo assim) que tem registros da imigração portuguesa.

    Esse batismo acima tem algumas inconsistências. mas olhando outras coisa eu vi uma "Hermelinda Antonia Neves" casada com um João Lopes em PT. Os nomes variam de registro para registro; em alguns deles ele aparece como João Lopes Penha.

    Nesse batismo acima, a mãe aparece apenas como "Ermelinda Maria", mas o avõ materno é Manoel Gomes Arraes. E esse Manoel Gomes Arraes aparece em outros registros como Manoel Gomes Arraes Neves. É a confusão "normal" de nomes que aparecem e desaparecem em batismos portugueses.

  • Oi, @eduardo_augusto !

    Muito obrigada por responder.

    Infelizmente, não tenho muitas informações ainda, estou indo atrás, o que sei é que Josepha Rita veio para o Brasil e casou com meu ascendente, que é português também, que se chama Ramiro Augusto Fonseca, que é filho de Josepha de Jesus.

    Josepha Rita faleceu em 09 de maio de 1920.

    Ramiro Augusto Fonseca, também português, faleceu em 21 de fevereiro de 1941 e não sei a data de nascimento (ainda).

    Os documentos que possuo são: certidão de nascimento e casamento do filho de Jospque nasceu no Brasil.


  • Oi, @CarlosASP .


    Muito obrigada pelas informações trazidas.


    Josepha Rita se casou com Ramiro Augusto Fonseca, que também é português, se casaram no Pará.

    Josefa Rita é filha de Ermelinda Antonia Neves.

    Ramiro Augusto Fonseca é filho de Josepha de Jesus.

    Conheci a tia Laurinda, ela é filha de Ramiro e Josepha.

    Mais uma vez, muito obrigada pelas informações trazidas.

  • @AIMEEALINEF

    Você tem informação com a família se Josefa Rita tinha duas irmãs chamadas Isabel (Neves) e Ermelinda Rosa? As duas aparentemente foram primeiro para Belém, mas depois parecem ter vivido no Rio de Janeiro.

    Aqui os passaportes delas no CEPESE (a Ermelinda parece ter viajado ao menos 2 vezes entre PT e o Pará):

    ID / Nome / Naturalidade / Concelho / Pai / Mãe / Profissão / Idade / Destino / Estado Cívil

    131015 / Isabel Neves / Tabuaço / Tabuaço / João Lopes Penhas / Sem Indicação / Não Indica / 20 / Pará /Solteiro

    219491 / Ermelinda Rosa / Tabuaço / Tabuaço / João Lopes / Sem Indicação / Não Indica / 28 / Pará / Solteiro

    380977 / Ermelinda Rosa / Tabuaço / Tabuaço / João Lopes Pinhão / &bnsp; / &bnsp; / 20 / Pará / Solteiro

    Pois, se elas são realmente irmãs, provavelmente confirmaria o batismo antes enviado de Josefa, onde aparece o pai como Joao Lopes (e já vi outros registros onde ele aparece como Joao Lopes Penhas). Como dito, em batismos PT tem frequentemente essa confusão de nomes e sobrenomes que aparecem e desaparecem nos diversos registros.

    E esse seria provavelmente o batismo de Isabel (Neves) - na mesma freguesia (Chavães, concellho de Tabuaço, distrito de Viseu) que o batismo de Josefa já enviado aqui.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XXZ-ZHXM

    Você pode entrar em contato com um Centro de Historia da Família do Family Search mais próximo de você para conseguir ver esse batismo de Isabel:

    https://www.familysearch.org/centers/locations/#

    Aparentemente tem uma terceira irmã, Maria do Céu, mas essa pelo jeito ficou em PT mesmo.

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GLT1-R2Z

    Por alguma razão, os registros BR que você tem omitem o nome do João Lopes (Penhas) e só tem o da Ermelinda Antonia (também conhecida como Ermelinda Antonia Neves). E, às vezes, o Ermelinda está grafado como "Irmelinda" em PT.

    Confirmando que a Josefa desse batismo é a "sua" Josefa, provavelmente terá que fazer retificações nos registros BR antes de dar entrada no pedido de nacionalidade, pois há essas divergências de nomes - em especial, a ausência do nome do João Lopes.

    Sugiro que se empenhe em achar o casamento de Josepha Rita e Raimundo Augusto em Belém (se conseguir desarquivar a habilitação do casamento, melhor ainda), pois pode ajudar bastante nas pesquisas e determinar melhor sua idade, filiação, origem. Não sei se há algo online; talvez tenha que ser pelo método tradicional de contatar os cartórios de Belém.

    O registro da filha Maria de Lourdes em Belém em 1913 diz que Raimundo e Josefa já eram casados civilmente em Belém nessa data. Já ajuda para achar o casamento deles:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS29-G16H?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VND-DG2P&action=view

    Pelo lado do Raimundo, não achei nada em PT; talvez alguém tenha mais sorte.

  • Oi, @CarlosASP!


    Confirmei com a minha avó as informações de que Josepha Rita era filha de Ermelinda Antonia Neves e João Lopes Penha.


    Ela não se lembra se Josepha tinha irmãs, mas sabemos que alguns parentes foram morar no Rio de Janeiro.


    Mas minha avó lembra dos tios: Maria de Lourdes, João, Laurinda que era a mais nova e eu cheguei a conhecê-la. Ela lembra de um tio que se chamava Mario também, mas não vi nada sobre ele até agora.

    O que a minha avó contou é que Josepha veio para o Brasil a força, para que não casasse com Ramiro Augusto Fonseca, mas ele veio atrás e casaram e tiveram filhos (um deles, meu bisavô, Alberto Freitas Fonseca, pai da minha avó Deolinda Fonseca de Souza, nascida como Deolinda Neves Fonseca).

    Entrei em contato com uma pessoa no Family Schearch, Anna, que é parente de Ermelinda Rosa, provável irmã de Josepha Rita, pois achei curioso que ambas tinham um registro de nascimento de 1889.

    Porém, conforme você apontou no batismo de Josefa constam essas informações: Data de batismo: 28 de março de 1892, na Igreja Paroquia de São Martinho de Chavães, Taboaço diocese de Lorenzo) Na certidão de batismo consta que nasceu "nesta freguisia no dia "quatorse" do oito".

    Pelo que eu entendi, aponta outra data de nascimento de Josefa, ou estou enganada?


    Mas se trata de Josefa, avó da minha avó uma vez que é Filha de Ermelinda Antonia Neves e João Lopes Penha.

    Neta paterna de Manoel Antônio Lopes e Maria de São José

    Neta Materna de Manoel Gomes Moraes e Joanna do Nascimento

    Vou seguir exatamente o sugerido:

    Buscar a certidão de casamento de de Josepha Rita e Ramiro Augusto Fonseca e verificar quais documentos existem.

    Sobre Ramiro, as informações que sei é que:


    Ramiro Augusto Fonseca, também português, faleceu em 21 de fevereiro de 1941, filho de Josepha de Jesus (parece que é Josepha de Jesus Fonseca). Não encontrei o pai de Ramiro Augusto.


    Minha dúvida é: será que já não tenho que solicitar a certidão de batismo original para que possamos "acelerar" o processo de nacionalidade? Bem como para que, através desse documento de batismo, possamos usá-lo como base para as retificações necessárias? Isto é: alteração de Josepha para Josefa.


    Como eu solicito essa certidão em via original?

  • @CarlosASP

    A avó materna da minha avó também era portuguesa.

    E quando a mãe da minha avó faleceu, ela voltou para Portugal.

    1. Dados da mãe da minha avó: Maria José das Dores, nascida em 15 de novembro de 1912.

    Nome após o casamento: Maria José Fonseca.

    Faleceu em 6 de setembro de 1946.

    O nome da mãe dela que voltou para Portugal é Emilia das Dores, nascida em 23 de abril de 1878.

    Não sei onde ela nasceu ou para onde voltou, quando voltou para Portugal.

  • @AIMEEALINEF

    Sim, é muito comum haver divergências entre as datas de nascimento nos batismos em PT e as que constam em documentos BR. Coisas da época; muita gente mal sabia ler e escrever e outros motivos.

    Sim, o batismo dessa Josefa foi em 28/03/1892 e mostra o seu nascimento em 14/03/1892 ("quatorze do dito mês e ano")

    Aqui o guia como pedir o batismo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24345/guia-como-pedir-certidoes-de-batismo-atraves-do-crav-anteriores-a-1911

    É uma pena os livros de batismo de Chavães só estarem online até 1895. Se estivesse para mais anos, daria para olhar diretamente nesses livros os batismos de prováveis irmãos.

    https://tombo.pt/f/tbc04#BIRT

    Você pode pedir o batismo, mas esperaria conseguir juntar mais documentos antes de partir para retificações. É melhor esperar ter uma ideia do que consta em todos os documentos necessários para poder avaliar o que precisa ser feito e fazê-lo certo, de uma só vez. O Josepha versus Josefa não seria problema; problema maior é constar que Josefa é filha de João Lopes no batismo e isso não constar nos documentos posteriores (onde não aparece o nome do pai de Josefa). O conservador em PT que analisar o processo vai questionar isso.

    Quem é o neto/a ainda vivo do cidadão PT que vai pedir a nacionalidade? No mínimo, se precisa certidões de nascimento (batismo se for um PT de antes de 1911) das três gerações: o ascendente PT; seu filho/a BR (é o Alfredo?), e o neto/a BR. Pode ser preciso algo mais, depende do caso.

    Notei na certidão de nascimento do Alfredo que você anexou (filho dos PT Raimundo e Josepha), que o Raimundo foi o declarante do nascimento dele logo após ele nascer.

    Em processos de nacionalidade, quem e quando declarou o nascimento do filho do ascendente PT é algo importante. Por exemplo, como Raimundo declarou Alfredo, isso seria ótimo para um processo feito a partir do Raimundo (mas isso exige achar um batismo do Raimundo em PT).

    Já para um processo feito a partir da Josepha (também PT), isso exigiria a transcrição em PT do casamento no BR de Raimundo e Josepha para "perfilhar" o Alfredo como filho de uma cidadã PT (pois não foi ela que declarou o nascimento dele).

    No fim, pode ser que seja necessário transcrever o casamento deles de qualquer maneira, se tiver ocorrido no BR depois de 1911, certo @texaslady ?

    Para transcrever um casamento BR em PT você precisa ter: o casamento BR e os batismos/ nascimentos dos 2 nubentes.

    Quando se tem vários ascendentes PT, é possível ver qual o caminho mais fácil, pois o pedido é sempre feito baseado em apenas um/a deles/as: a documentação já achada; com menos erros e retificações a fazer; com menos requisitos. Simplificando muito, em geral a linha masculina é mais fácil - homens tendem a mudar menos de nome na vida e são os que tendiam a ir ao cartório declarar o nascimento dos filhos. Mas cada caso é um caso.

    Achei o lugar em Belém para tentar localizar algo mais; acho que vale a pena por ter muitos PT na família que passaram pelo Pará. Outras pessoas acharam algumas informações lá:

    Grêmio Literário Português: https://www.gremioportugues.com.br/atendimento/contato

  • @AIMEEALINEF , @CarlosASP ,

    No fim, pode ser que seja necessário transcrever o casamento deles de qualquer maneira, se tiver ocorrido no BR depois de 1911, certo @texaslady ?

    Sim, se o casamento ocorreu depois de 1 de abril de 1911, quando entrou em vigor o código civil português terá que ser transcrito de qualquer forma. Se o casamento ocorreu antes desta data, seria dispensada a transcrição se o pedido fosse pelo PT Raimundo que registrou o filho/a, mas se for pela PT Josepha teria que fazer a transcrição para estabelecer a filiação.

  • editado October 2023

    @AIMEEALINEF

    Esqueci de comentar algo.

    Se realmente tiver que retificar documentos BR, normalmente os cartórios no BR exigem que o documento que vai dar base à retificação (por exemplo, um batismo PT) seja apostilado.

    Como só se apostila um documento no seu país de origem, ao invés de receber aqui no BR o batismo do CRAV e depois mandar de volta para PT para apostilar, as pessoas fazem uma certa triangulação entre os órgãos em PT:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal/p1

    Sempre converse com o cartório que retificará o documento para saber exatamente o que ele exige para fazer isso; tem muitas variações.

    Como dito, deixaria essa parte para quando você tiver um panorama mais completo do que vai precisar para o processo de cidadania.

  • @AIMEEALINEF

    No óbito de Maria José Fonseca em 1946, que foi declarado por seu marido Alfredo Freitas Fonseca, os pais dela aparecem como "Antonio de Silva" e "Emilia Gomes da Silva":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS29-XQ2Z-9?cc=4473609&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6G5W-CSSJ

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.