averbação de divórcio dos meus pais na minha certidão de nascimento.

Boa tarde, não encontrei resposta a minha dúvida. Estou com todos os documentos necessários para dar entrada no meu pedido de cidadania portuguesa. mas no cartório que fui registrada me levantaram uma questão.

Meus pais foram casados e a averbação do casamento deles está descrita na minha certidão de nascimento brasileira, mas não o divórcio.

Já na certidão portuguesa do meu pai, ele fez a transcrição do seu casamento com minha mãe e também fez o divórcio.

Foi meu pai que declarou meu nascimento em cartório brasileiro no dia em que nasci.

A minha dúvida é se tenho que fazer a averbação do divórcio dos meus pais na minha certidão de nascimento brasileira, ou se não é necessário uma vez que meu pai fez a transcrição de casamento e divórcio em portugal e essas informalções constam na certidão de nascimento dele portuguesa.


Agradeço se alguém no grupo souber me responder.

Comentários

  • @adrianeb

    Boa tarde, não encontrei resposta a minha dúvida. Estou com todos os documentos necessários para dar entrada no meu pedido de cidadania portuguesa. mas no cartório que fui registrada me levantaram uma questão.

    Meus pais foram casados e a averbação do casamento deles está descrita na minha certidão de nascimento brasileira, mas não o divórcio.

    Como assim? na sua certidão de nascimento "consta a averbação do casamento DELES"? Explique isto. Ou seja... averbaram na SUA certidão de nascimento o casamento deles????????????????????

    Já na certidão portuguesa do meu pai, ele fez a transcrição do seu casamento com minha mãe e também fez o divórcio.

    Já consta na certidão portuguesa dele o casamento e o divórcio? é isto?

    Foi meu pai que declarou meu nascimento em cartório brasileiro no dia em que nasci.

    A minha dúvida é se tenho que fazer a averbação do divórcio dos meus pais na minha certidão de nascimento brasileira, ou se não é necessário uma vez que meu pai fez a transcrição de casamento e divórcio em portugal e essas informalções constam na certidão de nascimento dele portuguesa.

    Isto não está claro.

    Vc não tem que ter atos civis de outras pessoas averbados na sua certidão de nascimento...

  • Pois é, na minha certidão de nascimento fizeram a averbação de casamento dos meus pais. Eu tenho o ato civil do casamento de meus pais na minha certidão.


    Simm, na certidão portuguesa de meu pai, já consta as averbações de casamento e divórcio.

    Estou com toda a documentação feita, só fiquei na dúvida quanto essa averbação de casamento deles na minha certidão de nascimento.

    Acredito que se consta a averbação de casamento e divórcio na certidão portuguesa de meu pai, tudo ok.

    Por isso perguntei no grupo.

  • @adrianeb

    estou chocada com esta averbação de terceiros na sua certidão de nascimento.

    Primeiramente, vc tem que arrumar isto.

    E ainda registrar uma reclamação na Anoreg sobre isto.

  • @mabego @adrianeb

    Não tem nada demais neste caso… Isso era relativamente comum no passado especialmente em duas situações:

    a) para constar a legitimação do filho pelo posterior casamento dos pais;

    b) para consta a grafia atual do nome da mãe do pessoa registrada nos casos em que esta mudou de nome com o casamento posterior ao registro

  • @AlanNogueira

    desculpe...

    É que nunca vi isso na vida.

    Cada pessoa tem uma história documental e individual. Daí... averbar atos de outras dentre esses, realmente nunca vi isso.

  • @mabego

    Sem problemas, vc está certa, em regra só se averbam os atos da vida civil do próprio registrado. Mas antigamente haviam sim casos de averbação de casamento posterior dos pais nos assentos dos filhos, especialmente nos casos que listei acima. Como no geral os casais tinham filhos dentro do casamento ou quando fora do casamento poucas vezes se casavam posteriormente, não é tão comum de ser ver mesmo :-)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.