Dúvidas sobre Declarante do Batismo do Portugues

Estou iniciando agora no grupo e tenho algumas dúvidas em relação sobre os meus bisavós, inclusive pedi ajuda a uma amiga que tem mais conhecimento e não conseguimos elucidar

A história é a seguinte: A minha bisavó se casou em Portugal e em seguida migrou para o Brasil, porém, chegando no Brasil acabou se apaixonando por outro homem( meu bisavô solteiro) também português (não localizamos o nascimento em Portugal) e ambos se juntaram e tiveram filhos.

Tenho toda documentação da minha bisavó portuguesa, mas tenho dúvidas:

1 - Teremos problemas de usar essa documentação da minha bisavó portuguesa para dar entrada na cidadania da minha avó mesmo ela não sendo declarante no nascimento?

2 - Na certidão da minha avó consta o meu bisavô (solteiro) como declarante do nascimento e minha bisavó como MÃE (não consta estado civil)

3 - Como proceder para usar a Certidão de Nascimento da minha Bisavó (MÃE da minha AVÓ) no processo de Atribuição de Filha de Português, sem ter problemas?

Não sei se me fiz entender, será que alguém consegue me ajudar?

Comentários

  • @Bibaben328

    1 - Teremos problemas de usar essa documentação da minha bisavó portuguesa para dar entrada na cidadania da minha avó mesmo ela não sendo declarante no nascimento?

    o pai reconheceu a filha? consta na certidão de nascimento dela?

    2 - Na certidão da minha avó consta o meu bisavô (solteiro) como declarante do nascimento e minha bisavó como MÃE (não consta estado civil)

    Como consta o estado civil de ambos os pais?

    3 - Como proceder para usar a Certidão de Nascimento da minha Bisavó (MÃE da minha AVÓ) no processo de Atribuição de Filha de Português, sem ter problemas?

    depende das respostas acima

  • @mabego

    o pai reconheceu a filha? consta na certidão de nascimento dela?

    Sim, inclusive está na certidão como declarante do nascimento dela. Sim, consta na certidão de nascimento dela

    Como consta o estado civil de ambos os pais?

    Ambos aparecem como solteiros.

  • @Bibaben328

    sua avó é viva?

  • @mabego

    Minha avó está viva sim com 91 anos!!

  • @Bibaben328

    ela deve fazer uma declaração de maternidade, já que os dois constam, como solteiros.

    Assinar por autenticidade e apostilar


  • @mabego pelo que entendi, a questão é que a avó dele é filha de dois portugueses e vai solicitar cidadania como filha, o problema é que o pai português foi o declarante do nascimento dela e o assento de batismo dele não foi localizado, só o da mãe portuguesa...e ambos não eram casados. Logo, precisa provar a maternidade da mãe portuguesa não declarante na infância da avó da forista

  • @Bibaben328 pelo que já li aqui no fórum vc tem duas opções, ou encontra o assento de batismo do pai português que foi o declarante e usa o documento dele, ou então usa o assento da mãe portuguesa não declarante, mas vai precisar de provas de maternidade durante a menoridade da sua avó (ex: boletins escolares, documentos médicos ou religiosos assinados pela bisavó na qualidade de mãe da sua avó, durante a menoridade dela)

  • editado May 2023

    @amandacgbezerra

    Sim, por isto a declaração de maternidade já que não foi ela a declarar o nascimento da filha e não era casada com o pai. O que ajuda, é que ela é viva. A filha nasceu em que ano?

    E sim... ajudaria se ela tivesse o assento de baptismo do pai.

  • @mabego mas aí quem teria que fazer a declaração é a bisavó portuguesa (a mãe) reconhecendo a maternidade da avó dele, que está viva com 91 anos...acho que a bisavó não deve estar mais, infelizmente

  • editado May 2023

    @amandacgbezerra

    É verdade. acho que não tem como.

    A avó vai requerer como filha.

    ou...os netos, poderiam pedir. Facilitaria? seria uma possibilidade.

    Mas o ideal seria pedir pelo português.

  • @Bibaben328 @mabego

    A história é a seguinte: A minha bisavó se casou em Portugal e em seguida migrou para o Brasil, porém, chegando no Brasil acabou se apaixonando por outro homem( meu bisavô solteiro) também português (não localizamos o nascimento em Portugal) e ambos se juntaram e tiveram filhos.

    Acredito que o mais fácil seja encontrar o documento do pai português e dar entrada no processo de filha com base nele ao invés da bisavó. Como ele foi o declarante e também era português, não haveria qualquer questionamento acerca da perfilhação.

    Poste os dados para ver se os foristas conseguem ajudar na busca do batismo dele.

  • editado May 2023

    @AlanNogueira

    @Bibaben328

    tá certíssimo... o caminho mais fácil (e de sucesso) seria pedir pelo pai.

    Não acha o assento dele?

    coloque os dados aqui, os foristas acham

  • @mabego

    Na realidade quem é portuguesa é a minha bisavó que já faleceu, estou querendo fazer a cidadania da minha avó que nasceu no Brasil como filha.

    Desculpe a minha confusão na hora do título da discussão...

  • @amandacgbezerra, @mabego , @mabego

    Entendo que o melhor caminho será encontrar o meu bisavô, mas já procuramos bastante, inclusive com amigos que tem mais facilidade, mas não obtivemos exito.

    Inclusive tenho a certidão de óbito dele, não sei se facilita a busca


  • editado May 2023

    @Bibaben328

    Um irmão, casado no Rio de Janeiro:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DYMP-Q9?i=2&cc=1582573

    reg.366

    Vc pode tentar pedir o desarquivamento da habilitação deste casamento, que trará o documento que ele apresentou para se casar.

    Certamente o José, será da mesma localidade.

  • @Bibaben328

    Tem o casamento religioso de uma provável irmã, Maria Cardoso, filha de Antonio Cardoso e Thereza Rabello, em Nova Iguaçu onde consta a freguesia dela em PT:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939X-3S9H-RF?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8N-T4ZK&action=view&groupId=M9SH-88B

    Parece ser Pastorinho, Pastorzinho ou algo assim, no bispado de Lamego. Eu não consegui achar essa freguesia, mas talvez colegas @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira @mabego consigam.


  • @mabego

    Essa habilitação do casamento é solicitada no Cartório onde foi registrado o casamento?

  • @CarlosASP

    realmente... esta freguesia não localizei

    @Kleber Silva Aguiar

  • @CarlosASP

    Só para ilustrar que o escrevente registrou o que entendeu. Tanto da freguesia da noiva, quanto do noivo.

    Achei o irmão do noivo deste casamento postado... e a diferença do nome da freguesia é bastante grande:

    Alfredo:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1197495

    tif.226 - reg.15


  • @mabego @CarlosASP @Kleber Silva Aguiar @amandacgbezerra

    Essas coisas de antigamente são tão complicadas... .

    Nesse casamento da irmã que o @CarlosASP achou o noivo parece ser de Bispado de Vizeu (Viseu)

  • @Bibaben328

    Mas não se tem a freguesia.

    Viseu (e qualquer distrito) é dividido em concelhos (vários... e cada um destes Concelhos, são divididos em freguesias (várias.

  • @mabego , @CarlosASP , @Kleber Silva Aguiar

    Este final de semana, conversei com a minha avó que é filha de José Cardoso (meu bisavô), daí ela me falou em Vila Real- Campeã- Aldeia do Cotorinho. Será que pode ser isso?

  • @Bibaben328

    Existe Cotorinho - é um lugar (subdivisão) da freguesia de Campeã.

    Agora é olhar todos os Josés no livro de batismo para ver se tem algum com essa filiação:

    https://tombo.pt/f/vrl06#BIRT

    Dar uma boa margem nos anos de busca, pois dados de óbito muitas vezes estão errados.

  • @CarlosASP @mabego @Kleber Silva Aguiar

    Procurei em todos os Josés, no link do livro de Batismo que @CarlosASP disponibilizou porém não achei.

    Pedi a pesquisa no Arquivo Distrital de Vila Real e também não foi localizado, já estou quase desistindo...

  • @CarlosASP @mabego @Kleber Silva Aguiar

    Vocês acham que vale a pena desistir ou podemos seguir a linha da minha bisavó para requerer da minha avó como filha?

  • @Bibaben328

    Você está no fórum há duas semanas e já está pensando em desistir?

    Tem gente que passa anos buscando os documentos!

    Siga firme na busca, uma hora os documentos aparecem!

  • @Bibaben328

    faço das palavras do @eduardo_augusto as minhas...

    Não faz muito tempo, aqui mesmo no fórum, eu achei um assento em que a pessoa disse estar há anos procurando (8 anos).

    todos aqui tiveram dificuldades em encontrar os seus portugueses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.