Certidão de nascimento de avó, filha de Portuguesa

Bom dia!

Estamos procurando certidão de nascimento da avó Alzira que, segundo informações familiares, era filha de uma Portuguesa de nome Maria de Jesus.

De acordo com a certidão encontrada do primeiro casamento da avó Alzira em 27/07/1929 com Oscar Teixeira Pinto, ela assinada como solteira Alzira Fernandes da Rocha, nascida no Rio de Janeiro em 26/05/1908.

fonte: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-JS74

Nesta certidão, o nome da mãe da Alzira foi declarado como "Maria de Jesus da Rocha", sem nacionalidade e dia do falecimento ignorado; segundo informações familiares, teria falecido no parto da filha Alzira.

Diante disso, gostaríamos da ajuda dos participantes deste fórum para a localização desta certidão de nascimento.

Apenas como uma informação adicional: Pelo que entendemos na certidão acima, os trâmites da habilitação do casamento teriam sido realizados no registro Civil de São Pedro de Alcântara / MG e o casamento realizado no Rio de Janeiro (7a circunscrição do RJ-Segundo o link do FS). Será que para a confecção desta habilitação, foram necessárias apresentação de documentos exigidos pela legislação vigente e deveríamos realizar buscas também neste registro Civil de MG?

Comentários

  • @marcelo_sto

    Se a habilitação do casamento foi feita em MG, provavelmente seria o cartório dessa cidade que teria os documentos apresentados.

    Lado bom: melhor ser em MG que RJ, pois no RJ uma grande parte das habilitações foi incinerada sem ter sido microfilmada antes.

    Mas é possível que a habilitação tenha sido feita apenas com 2 testemunhas verbalmente confirmando os dados relatados pelos nubentes, sem nada ter sido apresentado. Só vai saber ao ver a habilitação do casamento. Peça ao cartório de MG o "desarquivamento da habilitação de casamento". Explique o caso: habilitação feita lá mas o casamento em si foi no RJ.

  • @marcelo_sto

    O nome da mãe dela é muito comum, deve haver milhares de homônimos. O ideal era conseguir também o nome dos avós (pais de Maria de Jesus) para verificar isso.

    O Rio de Janeiro incinerou praticamente todas as habilitações de casamento. No seu caso há um fio de esperança dessa habilitação de casamento ainda existir no cartório de Minas Gerais (Pedro de Alcântara). Se encontrar esse documento é possivel que lá esteja a certidão de nascimento da Alzira, ou ao menos alguma declaração dela que possa ser mais completa.

    São Pedro de Alcântara pelo que olhei atualmente é o município de Simão Pereira/MG, fica perto de Juiz de Fora/MG.

    ==============

    Outro caminho a seguir seria procurar o casamento religioso de Maria de Jesus (deve ter sido no RJ, provavelmente perto do cartório do casamento). O casamento está indexado como sendo da antiga 7ª Circunscrição, porém foi feito ainda antes, quando era 5ª Pretoria, que abrangia vários bairros. Mas na capa consta que era no cartório do "Capitão Domingos Iorio", ele era escrivão do Engenho Velho, então essa é a região a se buscar. Veja as igrejas próximas.

  • @CarlosASP e @AlanNogueira, muito obrigado pela atenção e apoio de ambos.

    Entramos em contato com o cartório, mas a informação é de que não foi localizado nenhum registro ref. a habilitação indicada no livro digitalizado no FS.

    @AlanNogueira, realmente a busca está bem difícil justamente por termos poucas informações. A avó Alzira, Brasileira, que é a de quem estamos procurando registro de nascimento nesta etapa, segundo sua filha viva, ela teria sido deixada num orfanato assim que nasceu, pois sua mãe "Maria de Jesus da Rocha", Portuguesa, teria falecido no parto. E não temos informações do seu pai.

    Enfim, estamos com muita dificuldade em conseguir este registro. Até conseguimos achar um vapor com seu este nome "Maria de Jesus da Rocha", vindo de Lisboa para o Brasil na época muito aproximada do que seria a data de nascimento de sua filha, a avó Alzira, mas também sem maiores informações.

    Nossa meta no momento é tentar achar o registro de nascimento ou qualquer outra pista do orfanato onde viveu, pois o mais próximo que temos é este registro de casamento.

    Iremos tentar obter a certidão de inteiro teor para sabermos o domicílio da Alzira para nos dar uma pista de onde ela vivia, pois temos uma suspeita dela ter saído do Orfanato para o Casamento. E o orfanato talvez tenha uma documentação dela.

    Enfim. Desistir jamais!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.