Ajuda para encontrar o assento de batismo de Anna Roza Pereira.

Olá pessoal,

Gostaria muito de agradecer todas as dicas do grupo e pedir ajuda mais uma vez para os experientes.

Preciso da certidão de batismo da avó portuguesa, já tenho a do avô. Achei varias certidões parecidas mas não estão completas, então fico sem saber se é da minha bisavó mesmo ou não.

O nome dela é Anna Roza Pereira, como casada ela tem varios nomes: Anna Rosa Pereira Castellão, Rosa Castellão.

Mãe: Guilhermina Roza

Pai: Antonio Pereira (no Brasil, ele começou a usar o nome de Antonio Pereira Sobrinho)

Ela casou com 19 anos em fevereiro/1913, então calculo que a certidão de batismo seja de 1893 ou 1894.

Já achei varias informações que ajudam mas ainda não consegui. Na certidão de casamento do Brasil de uma das irmãs, estava escrito que ela era de Loivos da Ribeira, mas essa irmã era 10 anos mais velha que ela, então nada garante que as duas nasceram no mesmo lugar em Portugal.

Um dos irmãos nasceu em 1899 em Portugal e a irmã seguinte nasceu em 1902 já em Santana de Parnaíba/São Paulo. Então calculo que eles vieram para o Brasil neste meio tempo.

O meu bisavô que já tenho a certidão de batismo é de Aveiro/Mealhada/Ventosa do Bairro, mas eu acredito que eles se conheceram no Brasil.

Ps. Uma pergunta, se eu não conseguir a certidão de batismo certa dela. Vou pedir a transcrição do casamento com o suprimento dessa certidão. Para onde vocês recomendam que eu faça o envio, por favor?

Agradeço enormemente quem puder me ajudar.

Abraços,

Giovanna

Comentários

  • editado March 2023

    @gialex10

    Sendo ambos portugueses pedir o suprimento creio que seja muito difícil...

    Dei uma olhada na sua árvore no Family Search e acrecentei alguns registros, principalmente irmãos do Luciano Castellão e o passaporte dele, depois dê uma olhada por curiosidade, é a história da sua família!

    Nesse casamento menciona que ela era de 1894 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSJ6-H9YQ-P?cc=2765317&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQP8Z-KF9F

    Aqui o registro do filho Joaquim em SP: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VF3-27YK já tentou pedir o inteiro teor deste nascimento ou de outros filhos do casal para verificar se há menção do local de nascimento dos pais?

    Livros de Loivos da Ribeira estão on line, folheie vários anos antes e depois, nem sempre as datas declaradas no Brasil eram verdadeiras: https://tombo.pt/f/bao09

  • @AlanNogueira

    Você foi muito atencioso, muito obrigada do fundo do coração.

    Vou usar todas as suas dicas.

    Já olhei todos os anos de Loivos da Ribeira, inclusive chequei o ano de 1884 procurando o ano da irmã dela, que mencionava Loivos da Ribeira na certidão de casamento e não consegui achar. Vou olhar novamente através do seu link, já vi tanta coisa que vai que eu comi bola, eu realmente estava precisando de alguém para me dar um norte.

    Quanto a certidão de nascimento do tio Joaquim, ainda não procurei porque fui até o túmulo deles e têm outra data de nascimento, diverge meses, mas vou começar a procurar, ele é o filho mais velho e o cartório parece ser da Lapa, que é perto da minha casa.

    Eu já estou em contato com as meninas do cartório de Barueri que é onde estão as certidôes de nascimento do meu avô Jorge (filho da Anna Roza) e da maioria dos irmãos dele. Pedi segunda via de algumas delas, mas não de inteiro teor, só a dele que precisa de retificação dos nomes, mas foi uma grande ideia e vou seguir por esse caminho.

    Muito obrigada mais uma vez.

    Se lembrar de mais alguma coisa que possa me ajudar, você me avisa?

    Abraços,

    Giovanna

  • editado March 2023

    @gialex10

    Onde eles se casaram? Uma boa alternativa seria pedir o desarquivamento do processo de habilitação de casamento, que pode ter a certidao dela arquivada ou a indicacao de onde foi registrada.

    Outro caminho paralelo que você pode tentar seria procurar pelo casamento religioso. Geralmente os casamentos religiosos mencionam o local de batismo dos noivos…

    ou também os batizados dos filhos do casal que podem indicar onde os pais se casaram no religioso e (mais raro) o local de batismo deles

  • @AlanNogueira

    Queria te deixar informado das minhas investigações e mais uma vez te agradecer.

    Estava olhando melhor essa certidão de casamento da irmã mais velha (nasceu em 1893) da Anna Roza Pereira e diz que ela nasceu em São Paulo? https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8Q-LK98

    Será possível que elas nasceram aqui e como os pais não registraram elas no tempo certo, elas falavam que eram portuguesas como eles?

    Usei sua dica também e pedi para as meninas do cartório de Barueri checarem se tem mais alguma informação do lugar em Portugal, nas certidões que eu já tinha encomendado, que eu pretendo enviar como suporte para o suprimento do assento de batismo português, caso eu não ache até o dia de ter todos os documentos prontos.

    Obrigada pela atenção,

    Um abraço,

    Giovanna

  • Oi @AlanNogueira

    Obrigada outra vez pela sua atenção.

    Eles se casaram no cartório da Santa Cecilia, amanhã estou indo lá para buscar a certidão de casamento de inteiro teor com apostila Haia e já vou perguntar como funciona o desarquivamento do processo de habilitação de casamento?

    Estava olhando com cuidado essa certidão de casamento da irmã dela mais velha (nasceu em 1893): https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8Q-LK98

    e fala que ela nasceu em São Paulo, oi? Estou começando a desconfiar que elas não nasceram em Portugal e o pai não registrou na época certa e como ele e a esposa eram de Portugal, falavam que elas também eram.

    Já escrevi também para o cartório de Barueri pedindo essa certidão de casamento da irmã dela porque pretendo usar como suporte para o suprimento do assento de batismo caso necessário e pedi para as meninas de lá checarem nas certidões de batismo dos filhos (que já tinha encomendado) se em alguma menciona a região de Portugal que ela nasceu, espero que eu consiga alguma pista, não vou descansar.

    Boa noite e muito obrigada por tudo.

    Abraços,

    Giovanna

  • editado March 2023

    @gialex10

    Quando a gente começa buscar os documentos acaba descobrindo que muitas histórias da família nem sempre são verdadeiras… e outras acabam se confirmando, além de coisas que ninguém falava e as vezes vem a tona…

    So olhando a documentação mesmo. Mas se a mais velha for mesmo brasileira, pode ser que ela também seja.

    Lembre-se que esses registros mais antigos muitas vezes tem erros tbm, tudo era declarado verbalmente, a maioria das pessoas era analfabeta, e os registros muitas vezes eram feitos de forma tardia…

    Entao só mesmo buscando a documentação e vendo o “conjunto” para chegar a uma conclusão…

    Mas vc está no caminho certo… no casamento deles (inteiro teor ou no processo de habilitação) deve ter alguma informação, vamos torcer.

  • Obrigada pelo apoio @AlanNogueira

    Pedi hoje o processo de habilitação, já a certidão de casamento de inteiro teor não ficou pronta hoje, só amanhã.

    Continuo procurando as peças do quebra-cabeça rsrs.

    Um abraço,

    Giovanna

  • @gialex10

    Otimo, vai dar certo! Ficando pronta avisa aqui no forum :)

  • @AlanNogueira

    Na verdade, deram o prazo de 30 a 40 dias para desarquivar o processo de habilitar o casamento, mas já me avisaram que naquela época não tinha xerox e eles não pediam a certidão de nascimento para casar, somente levavam testemunhas.

    Pretendo utilizar essas dicas: https://www.youtube.com/watch?v=tS2P3aC1XOg e enviar os documentos de uma vez, com o suporte que pedi das certidões dos filhos e da certidão de casamento da irmã mais velha dizendo que é natural de São Paulo (alegando que não temos certeza se ela era portuguesa). Rezando para dar certo, o que você acha?

    Se tiver pendências, já tenho o desarquivamento do processo em andamento e mais tempo para tentar colher mais informações.

    Estou entrando em contato com as Conservatórias de Mealhada e Aveiro (para ver se sinto interesse da parte deles ou boa comunicação, sei lá). A Conservatória do Porto já me respondeu que qualquer conservatória pode fazer esse processo mas que eles não analisavam a documentação por email.

    E a Conservatória de Angra do Heroísmo me respondeu que me aconselhavam a enviar para a Conservatória da região onde está o assento de batismo do meu bisavô (que já temos).

    Obrigada mais uma vez pela sua ajuda e interesse.

    Um abraço,

    Giovanna

  • editado March 2023

    @gialex10

    Como lhe falei na primeira mensagem, sendo ambos portugueses penso que seja muito dificil você conseguir o "suprimento" dessa certidão (chamado "certificado de notoriedade" em Portugal).

    Veja as hipóteses de cabimento:

    SUBSECÇÃO VI

    Processo de suprimento da certidão de registo

      Artigo 266.º

    Domínio de aplicaçãoQuem não tenha possibilidade de obter, em tempo útil, certidão do registo de nascimento, para efeito de casamento, pelo facto de o registo se ter extraviado ou inutilizado e se encontrar pendente a respectiva reconstituição ou por ter sido lavrado no estrangeiro, pode requerer, na conservatória escolhida para a organização do processo de casamento, a instauração de processo para a passagem de um certificado de notoriedade.  Contém as alterações dos seguintes diplomas:

       - DL n.º 324/2007, de 28/09

      Consultar versões anteriores deste artigo:

       -1ª versão: DL n.º 131/95, de 06/06

    Os artigos seguintes explicam melhor o processo: https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=682&artigo_id=&tabela=leis&ficha=301&pagina=&nversao=&so_miolo=

    Mas nenhum parece ser a hipótese de ter certificado de notoriedade simplesmente poque "não achou a certidão portuguesa˜. Para dizer que ela era brasileira, teria que ter alguma prova acerca disso (ex certidao de casamento dela e as de nascimento dos filhos dizerem que ela era brasileira...).

    Você tem mesmo que transcrever esse casamento? Creio que se tiver sido o avô portugues que declarou o nascimento do filho ainda na menoridade em tese nao precisaria transcrever.

    Se for isso, o que sugiro é: dar entrada no processo de nacionalidade para já ir ganhando tempo (esses processos demoram muito...) e nesse meio tempo ir procurando os documentos faltantes para em caso de exigencia ter como fazer a transcrição.

  • @AlanNogueira

    Muito obrigada pelo seu último comentário, vou estudar com calma cada palavra escrita.

    Também já estou juntando os documentos para enviar para a Conservatória de Lisboa os documentos do meu pai e da minha tia pedindo a nacionalidade como netos. Estou esperando o RG novo do meu pai chegar porque ele precisa assinar o processo das correções nos nomes da certidão de nascimento do meu avô brasileiro (já falecido).

    Infelizmente eu preciso fazer a transcrição do casamento porque não foi o meu bisavô (Luciano) que apresentou o meu avô (Jorge, que já é falecido). Foi o avô materno dele.

    Ps. Eu estou fazendo todo esse processo para poder pedir a nacionalidade do meu pai e da minha tia como netos e só depois, pedir a minha, dos meus primos e depois do meu marido e filhas.

    Te mantenho informada, você me deixou bastante material para estudar rsrs.

    Abraços,

    Giovanna

  • @gialex10

    Só pra lembrar que, se Ana Rosa não fosse portuguesa, não faria o registro como estrangeira.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89DN-MWXT?i=712&cc=2140223

    Por que não colocou aqui tudo que já sabe? Certidão com lugar de nascimento, irmã 10 anos mais velha, etc...

  • Olá @Guilherme Moreira

    Muito obrigada pelo seu comentário e interesse em ajudar também.

    Você tem razão quanto ao registro de estrangeiro, mas eu li que esses registros foram tirados entre 1939 a 1940 e pouco. Se ela não tinha certidão de nascimento no Brasil, só com a certidão de casamento, já constava que ela era portuguesa. Enfim, pedi o desarquivamento do processo da habilitação do casamento como me sugeriu o Alan, só que deram o prazo de 30 a 40 dias e disseram que não vai ter a certidão de nascimento porque naquela época não tinha xerox e as pessoas não precisavam apresentar documentos, levavam só testemunhas e já bastava.

    Eu pedi no arquivo desses registros uma declaração oficial do Registro de Estrangeiro dela que você viu (parece que é o Arquivo do Estado de São Paulo), tenho o protocolo (deram um prazo de 10 dias, acho) e estou esperando o prazo para ver como faz para pagar e retirar. http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/delegacia

    Aqui deixo as informações que descobri referente aos irmãos dela:

    A Anna Roza Pereira tem 5 irmãos:

    Jesuina nascida em 1884 em Portugal https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:XNPJ-8ZK (na certidão de casamento diz que ela é de Loivos da Ribeira, procurei em 20 anos de livros do arquivo distrital e não encontrei a certidão de nascimento de nenhum dos irmãos e nem a certidão de casamento dos pais.

    Maria Serafina nascida em 1893 https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8Q-LK98 na certidão de casamento diz que ela é natura de São Paulo? Aqui está minha dúvida, erro ou não tinham certidão de nascimento nem no Brasil e nem em Portugal e falavam que eram de onde queriam ser?

    Anna (minha bisavó) 1894, até agora só encontrei documentos que dizem que ela é de Portugal, sem menção do lugar em Portugal.

    Franscisco 1899, diz na certidão de óbito que ele é de Portugal, sem mencionar o lugar lá. https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPFX-RHVT

    Benedicta 1902, já nasceu no Brasil: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QYW9-9Y6Z

    Vergilio 1905, já tem certidão do Brasil. https://www.familysearch.org/search/ark:/61903/1:1:6FXS-GHCG

    Procurei nos barcos que chegaram nessa janela de tempo entre 1899 e 1902 e ainda não encontrei nada.

    Um abraço, tudo de bom e continuo na procura, se tiver mais informações ou comentários que possam ajudar, estou super aberta e agradecida para ouvir.

    Giovanna

  • @gialex10

    O @Guilherme Moreira tem toda razão. Não tem como ela ter registro de estrangeiro sendo brasileira... mesmo antigamente pediam documentos e aida que não pedissem, não teria razão alguma para ela pedir registro de estrangeiro (que sempre foi burocrático) se ela fosse nacional. Você se imagina indo a uma repartição pública no Brasil para se registrar como estrangeira? Pois é, não conheço ninguém que tenha tido essa idéia kkkk

    Provavelmente esse casamento da Serafina deve estar com essa informação de "nascida em São Paulo" incorreta. Veja que é um segundo casamento, quando ela já era viúva e já idosa, por qualquer motivo pode ter declarado essa informação... para tirar a dúvida só desarquivando esse processo de habilitação também...

    Você já pesquisou a entrada da família no Brasil?

    Localizou o passaporte dela (ou da família, em nome do pai) nos arquivos distritais de Portugal?

    São outras pontas a procurar...

  • @gialex10

    já tirou também a CNN e CPN dela?

    o que consta?

  • @Guilherme Moreira @AlanNogueira @mabego

    Muito obrigada de coração meninos, por todos os comentários, as piadas e dicas kkkkk

    Alan, vou esperar um pouco para pedir o desarquivamento da habilitação do casamento da Maria Serafina, mas é a segunda vez que você me ajuda vendo detalhes que eu não vi nas certidões. A primeira foi quando eu disse que minha bisavó tinha nascido em 1893 ou 94 e vc disse que era 1894 porque viu na certidão de casamento da tia Yolanda (filha dela) e essa é a segunda vez... eu jurava que a o casamento da Maria Serafina foi em 1913 também, não tinha visto que era segundo casamento e já idosa, acredita? Eu tenho visto muitos documentos ultimamente e às vezes tô muito cansada, não vejo varios detalhes.

    Já procurei entradas de barcos, passaportes, ainda não consegui nada, mas é que Antonio Pereira é um nome muito comum para ser o chefe da familia, também não ajuda.

    Já tenho um contato na Conservatoria de Mealhada meninos, rezem por mim rsrs. Ela me confirmou hoje que recebeu o email que enviei há alguns dias atrás e está analisando os documentos, me responde logo.

    @mabego desculpa a ignorância, o que é CNN e CPN? Como tira?

    Obrigada por tudo, que Deus abençoe vocês.

    Abraços,

    Giovanna

  • @mabego

    Essa foi a informação luz do dia, muitíssimo obrigada.

    CNN: fiz agora, é imediato e sai assim.



    CPN: em processo, pois vou ter que criar uma conta antes e enviar um termo assinado ou assinar eletrônicamente, mas vou fazer ainda hoje.

  • @gialex10

    segue o baile!!!

    rsrsrs

  • Olá @AlanNogueira @mabego e @Guilherme Moreira, espero que vocês estejam bem.

    Como forma de agradecimento a vocês e aproveitando para pedir mais conselhos rsrs, vou contar o que rolou nesse período.

    Enviei o processo de cidadania para netos do meu pai e da minha tia para a CRC de Lisboa e já temos a senha de acesso.

    Ao mesmo tempo, enviei o processo da transcrição do casamento com o suprimento da certidão de batismo da minha bisavó para a CRC do Porto, (lembrando que ambos são portugueses e são os avós paternos do meu pai), no dia 18/05 vai completar 1 mês que chegou lá.

    A moça que atende o telefone na Conservatoria de Mealhada é muito atenciosa, mas eu estou esperando até hoje a resposta do meu email com a análise dos documentos do jeito que ela instruiu.

    Nesse tempo, continuei trabalhando na árvore genealógica da minha familia e ontem achei o assento de batismo português do pai da minha avó. Neste caso seria do avô materno do meu pai, e ele sim foi o declarante da minha avó com dias de nascida, tem outros filhos com a mãe da minha avó mas acho que não foram casados porque nas certidões de nascimento dos filhos consta "filho ilegitimo" mas é o pai que apresenta as crianças.

    O nome dos pais do avô português bate direitinho com o nome dos avós paternos na certidão de nascimento da minha avó.

    Pensei em um plano B se a CRC do Porto não aceitar fazer a transcrição de casamento dos meu avós. Gostaria de saber a opinião de vocês...

    Queria mandar um novo formulario 1D com o nome do avô materno do meu pai, o assento de batismo português e a certidão de nascimento de inteiro teor da minha avó (que o cartório fica bem pertinho da minha casa) e pedir para incluir no processo de neto do meu pai e da minha tia que já está em andamento. O que vocês acham?

    Abs,

    Giovanna

  • @gialex10

    Queria mandar um novo formulario 1D com o nome do avô materno do meu pai, o assento de batismo português e a certidão de nascimento de inteiro teor da minha avó (que o cartório fica bem pertinho da minha casa) e pedir para incluir no processo de neto do meu pai e da minha tia que já está em andamento. O que vocês acham?

    eu, mandaria o assento para CRC do porto para a transcrição de casamento, já que a conclusão é mais rápida. Ligue (ou envie email) avisando do envio do documento.

    Quando o documento da transcrição ficar pronto, enviar para Lisboa para juntar na documentação de neto.

  • @mabego

    Muuuuuito obrigada pela sua atenção.

    Vou enviar o email agora mesmo para a CRC do Porto avisando que foram enviados os documentos da transcrição. Estou com muito medo de não dar certo essa transcrição de casamento porque não tem o assento de batismo da avó que era portuguesa também, mas mandei bastante documento de suporte para o suprimento. Também li esses dias dizendo que se são 2 portugueses, precisa transcrever o óbito e eu também não tenho o óbito da bisavó, só está averbado na certidão de casamento e tenho como localizar o óbito do avô português. Enfim... agradeço mais uma vez e volto com notícias quando possível.

    Abs,

  • @gialex10 conseguiu fazer a transcrição com o suprimento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.