Documentos bisavô

Boa tarde a todos. Não tenho muita informação sobre meu bisavô e gostaria de alguma ajuda.

Nome - Manoel Alves

Nasceu 1884

Casado com Deolinda Maria Jeronima

Certidão do meu avô consta que nasceu no Minho, mas não específica onde


Desde já agradeço

Comentários

  • Na certidão do seu avô dirá tb qual o nome dos pais do seu bisavô (avós paternos do seu avô). a Deolinda é portuguesa?

  • Deolindo não é portuguesa. Agora mesmo acabei de procurar pelo nome dela a hei registros de filhos , mas o nome escrito de outras formas.

    Nessa certidão abaixo , local de nascimento está errado, seria minho , q após essa certidão tirei uma foto da original e levei para um professor de letras ler..e ele confirmou ser Minho


  • @nunogomes nasceu dia 17 de setembro 1884.

    Comentário acima está a certidão de inteiro teor de casamento do meu avô e aqui as certidões da irmã e sobrinha do meu avô, note q em cada uma o nome da bisavô está diferente.


    Obrigada

  • @Fernanda Jabs

    nome dos pais do Manoel? sem isso creio que seja difícil encontrar.

  • @mabego infelizmente não sei.

    Só sei que nasceu no Minho dia 17 de setembro 1884

    Acho que vou pedir inteiro teor de nascimento do meu avô, lá deve ter


    Agradeço a atenção

  • @nunogomes @mabego

    Achei um documento do irmão do meu avô

    Nome dos pais do biso - Maria Alves e Luís Dias

    Manoel Alves nasceu no Minho 1884, filho de Maria Alves e Luís dias


    Se puderem me ajudar, agradeço

  • @Fernanda Jabs

    documentos em breve relato, realmente não servem muito.

    Sempre tenha certidões em inteiro teor, pois vem com todas as informações escondidas e são estas que ajudam na pesquisa.

    Se vc puder colocar aqui os documentos que vc tem, ajuda bastante. Pois todos os nomes são extremamente comuns e têm milhares de homônimos.

  • Fernanda JabsFernanda Jabs Member
    editado March 2023

    @mabego irmão do meu avô, como a cidade do registro é muito pequena,acredito que não seja homónimo

  • @Fernanda Jabs a senhora se é crente louve o Senhor, e a minha sorte para encontrar arquivos à toa.

    PT-ADVCT-JTJMNC-CV-001-00160_m0023.tif - Inventário de menores por óbito de Luís Dias e pai, José Dias - Arquivo Distrital de Viana do Castelo - DigitArq (arquivos.pt)

    Segue o inventário orfanológico da morte do pai do senhor Manoel Alves, Luís Dias e do pai dele (avô do seu bisavô, ptt seu tataravô) José Dias.

    Resumindo, o seu Manoel, não nasceu no dia 15 de Setembro de 1884 como constou no casamento do filho dele, Lourival, mas sim no 15 de setembro de 1880. Era uma filho natural de Maria Alves, solteira e de Luis Dias, tb ele solteiro. Foi perfilhado pelo Luís Dias, por escritura pública de perfilhação no dia 3/11/1882. Veja os tifs 23 e 24. Pelo que li muito brevemente da escritura e do processo o Luís Dias, sabia estar a falecer, então reconheceu como seu filho Manuel, para que fosse tratado como se filho legítimo fosse. Pode ler e guardar essa escritura, é uma relíquia e precisará de pedir certidão da mesma ao arquivo distrital de Viana do Castelo.

    @CarlosASP @mabego estou com pouco tempo para o forum, peço que leiam o tif 24 pq fala da freguesia em que o Manoel Alves nasceu e foi batizado. Então basta procurar entre os batismos dessa freguesia de 15/9/1880 para a frente e procurar um Manoel filho natural ou ilegítimo de uma Maria Alves. Não deve ter averbamento nenhum pq isso não era prática comum no século XIX.

    @Fernanda Jabs após encontrar o assento de batismo solicite pelo CRAV a certidão de batismo do Manoel filho natural da Maria Alves e uma certidão da escritura pública de perfilhação que está no tif 23 e 24 do inventário do Luis Dias e do pai dele. A senhora precisa mesmo destas duas certidões, pq quase 100% certeza que no batismo só constará um Manuel nascido a 15/9/1880 filho natural, então precisa provar que no dia 3 de novembro de 1882 o Luís Dias perfilhou o filho Manuel.

    Muito boa sorte no seu processo que agora pode começar! Força

    ÂMBITO E CONTEÚDO

    Inventariados: Luís Dias e pai, José Dias, viúvo, moradores que foram em Além, freguesia de Anhões, Monção;


    Inventariante: José Dias, solteiro, irmão do primeiro e filho do segundo inventariado, morador em Além, freguesia de Anhões, Monção.


    Filho de Luís Dias: Manuel Dias, de 2 anos.


    Filhos de José Dias: António Dias, casado que foi com Maria Fernandes, já falecido, com 1 filha (Rosa Dias, de 13 anos); Luís Dias, solteiro, já falecido, com 1 filho (Manuel Dias, de 2 anos); Maria Dias, solteira, de 24 anos; José Dias , solteiro, de 23 anos.

  • @Fernanda Jabs Assento de batismo nº 8 de 1880 da freguesia de Anhões.

    Manoel nasceu afinal às duas da manhã do dia 16/9/1880, no lugar da Ucha, freguesia de Anhões, concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, filho natural de Maria Alves, lavradora, moradora no sítio da Ucha.

    Tudo bate certo, com a escritura de perfilhação do dia 3/11/1882 em que o Luís Dias diz que o seu filho Manoel nasceu na madrugada de 15/9/1880 na freguesia de Ucha e Anhões, filho natural de Maria Alves. Só se enganou mesmo no dia do nascimento, por isso, por ser dia 15 e 16 de setembro, vc não terá qualquer problema. Peça portanto a certidão narrativa deste batismo

    PT-ADVCT-PRQ-PMNC02-001-00003_m0159.tif - Assentos de baptismos - Arquivo Distrital de Viana do Castelo - DigitArq (arquivos.pt) tif 159

    E peça tb ao arquivo distrital de Viana, que através da certidão da escritura que está tif 23 e 24 do processo de inventário, vá consultar o livro de escrituras do cartório notarial de Monção do ano de 1882 e lhe passe nova certidão da escritura.

    Agora vai! Força que nascerão novos portugueses! Toda a sorte para vc e para a sua família

  • @nunogomes parabens essa foi impressionante !!!

  • @nunogomes eu tô chorando de alegria. Muito obrigada, não sei como te agradecer. Que Deus te abençoe muito.

    Que emocionante ler tudo isso. ❤️

  • @Fernanda Jabs qualquer dúvida que tenha nos vá falando aqui, que nós estamos cá para isso. Acredito aqui n tem especialista em genealogia é só sorte e uma quanta esperteza e vontade de ajudar. Sabe-me muito bem conseguir ir ajudando uma ou outra pessoa de quando em vez a conseguir resgatar a história familiar. Imagine agora vc conseguir dar com uns terrenos abandonados quando chegar a Portugal que estão no nome do seu bisavô que ele recebeu do pai dele, que o perfilhou aos dois anos de idade no leito de morte, pq quis dar o nome ao filho

  • @nunogomes VC foi muito gentil comigo e solicito.

    Não há como agradecer.

    Sobre os terrenos, bora já procurar hahaha, será meu sócio hahah


    Obrigada, obrigada. Meu caso é a curiosidade das origens, poder imaginar a história de cada, de luta , renúncias e escolhas, pq acredito q isso respinga na minha vida e na minha história.

    Não há como obter a cidadania já que todos da linhagem direta, infelizmente já faleceram.

    Na minha família, nunca foram de falar muito da história de cada, eu sabia q meu bisavô era português e só isso. Comecei a buscar e só com o nome era quase que impossível, daí juntamos alguns dados aqui, outros ali e com a sua ajuda, tudo foi possível.

  • @Fernanda Jabs vc n tem o seu pai ou mãe que é neto do Manoel Alves, vivo? Ou pode passar estas informações para algum tio ou tia que esteja vivo ainda :D pode procurar os terrenos que foram dados ao Manoel com a morte do avô e do pai dele quando ele tinha 3 anos de idade

  • @nunogomes minha mãe, neta do Manoel faleceu, fui criada por uma tia que é irmã dela, tb neta do Manoel.

    Você está dizendo que existe a possibilidade de existir herança ou realmente existe uma herança?

  • @nunogomes se realmnte existir eses terrenos entao existe uma esperança de cidadania..

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.