Busca certidão bisavô portugues

Colegas, boa noite.

Tentei por todos os meios localizar certidão do bisavô português.

Tenho informação de que o mesmo nasceu no Porto, em 28.08.1981, filho de José Chrispim de Oliveira e Maria de Oliveira e casado com Anna de Oliveira.

Tenho a certidão de óbito da filha dele Arlete de Oliveira Massapust faleceu em 07.08.2015 na clínica Cristo Rei/RJ -naturalidade Rio de Janeiro/RJ - casada com Jorge Massapust.

Colegas, já procurei em todas as paroquias do Porto por várias vezes e não consigo localizar.

Anexo os documentos que tenho de posse.

Tenho a certidão de óbito do Bernardino de Oliveira mas não consigo entender a letra.

Estou há dois meses tentando achar e gostaria da ajuda dos colegas que sempre são prestativos e incríveis. Tenho urgência nesta busca por favor me ajudem.

Desde já grato pela ajuda


Comentários

  • @JoaoH

    Deve ser o registro do Bernardino n°52 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=812713 ...00029.tif

    Porto/ Maia / Moreira

  • @Kleber Silva Aguiar obrigado pela ajuda, mas ele nasceu em 28.08.1981, esta certidão é de 1890.

    Me diz se você viu algo que eu não tenha visto por favor!!!

    obrigado,

  • editado January 2023

    @JoaoH

    "nasceu em 28.08.1981" se equívocou na data?

    No obito do Bernardino consta provável ano nascimento 1890. No registro que encontrei nascido em 28/08/1890

    Arlete tinha irmãos?

    Sebastião https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7M1M-7PW2

    Lia https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79MW-YFZM

    Abel https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:79M4-L42M

    Hilda https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7M1H-THZM consta pais casados em Portugal


    Talvez o registro da Ana n°75, esposa do Bernardino https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=812713 ...00040.tif

    Porto / Maia / Moreira


    Na emigração do Bernardino consta que já veio casado

    ID 3537 / Bernardino De Oliveira / Maia / Sem Indicação / Crispim de Oliveira / &bnsp; / Pedreiro / 22 / Rio de Janeiro / Casado

  • JoaoHJoaoH Member
    editado January 2023

    @Kleber Silva Aguiar meu Deus você um gênio nossa realmente agora entendi tudo. Você tem razão.

    Ele morreu em 1943 e tinha 53 anos então só pode mesmo ter nascido em 1890 e não 1891.

    Eu estava me baseando na data de nascimento do documento que anexei que estava 28.08.1981, por isso não localizava nunca.

    Na certidão de óbito consta que ele deixou 6 filhos, no anexo que enviei em fls. 5 constava os filhos Lia, Abel, Hilda, Helena e Léa, mas como tinha a certidão de óbito da Arlete ela então seria a sexta filha.

    Agora o Sebastião ou deve ter ocorrido alguma coisa que não constou, pois a Helena tbm não achei nada.

    E no mesmo documento de fls. 5 consta que ele chegou no Brasil em 19.11.1912.

    Bem você SALVOU minha vida... Como posso lhe agradecer por tanto.... hoje em dia é tão raro as pessoas se ajudarem, gratidão mesmo por tudo, se precisar de mim conte mesmo comigo sempre. Nunca esquecerei da sua ajuda.

    [removido]

    Obrigado mil vezes.

  • @Kleber Silva Aguiar Concordo, vc é um gênio! Parabéns e obrigada por sua disponibilidade e generosidade!

  • @Kleber Silva Aguiar Tudo bem querido?

    Acabei de receber a certidão por correios, estou aqui tentando entender o que esta escrito, mas tenho uma leve sensação de que os nomes dos pais não batem.

    Poderia me ajudar por favor, pra ver se você consegue enxergar diferente de mim?

    Consigo ler o nome da mãe de Anna Maria Francisca de Jesus,

    Obrigado,


  • Colegas alguém conseguiria me ajudar a tentar ler os nomes dos pais por favor!!!!!

  • @JoaoH

    "...filho legitimo de Crespim d'Oliveira e de Maria Francisca de Jesus..."

  • @Kleber Silva Aguiar

    Por isso falei que no dia 18.01 pra vc que não era possível ser esta certidão.

    Enfim, voltando a estaca zero, pois os pais dele eram - filho de José Chrispim de Oliveira e Maria de Oliveira e casado com Anna de Oliveira.

  • @JoaoH para mim está claro que a certidão que vc tem é do seu bisavô, porque primeiro o ano de nascimento bate com as informações que tem, segundo, porque claramente a informação que tem de que  José Chrispim de Oliveira e de Maria de Oliveira, podem ter erros. Já que até 1930/40 em Portugal, as mulheres conservavam os apelidos no casamento, então no brasil o pessoal dos cartórios muitas vezes ignorava a lei portuguesa, e quando se tratava de mulheres portuguesas casadas, eles só faziam constar o apelido do marido. Tenho muitas dúvidas, que a mãe do seu bisavô tivesse em portugal o apelido do marido (Oliveira). Já o fato de constar José Chrispim de Oliveira ao invés de Crespim d'Oliveira, é uma divergência, mas não daquelas que vc não consiga retificar em cartório, basta haver boa vontade do pessoal dos cartórios onde terá que fazer as retificações. Se quiser trilhar este caminho das retificações deve entrar em contacto com os cartórios onde está o casamento do seu bisavô, onde está o nascimento da sua avó e o casamento da sua avó. Já no nascimento do seu pai/mãe neto/a do Bernardino já não constará nenhuma referência ao Jose Crespim e à sua mulher Maria, pelo que nada haverá a retificar em princípio. Em princípio o que precisará para estas retificações será uma nova certidão de batismo do Bernardino desta vez na forma "narrativa" e com apostila, para ser válida para os cartórios brasileiros.

  • editado January 2023

    @JoaoH atente nos nascimentos que o @Kleber Silva Aguiar e verá que:

    1 - Bernardino de Oliveira era analfabeto, então ele ia ao cartório registrar os filhos mas sempre alguém assinava a rogo dele.

    2 - Que em filhos o nome do avô paterno (pai do Bernardino) está como Crispim de Oliveira, sem o José.

    3 - Que o nome da avó materna, mulher do Crispim de Oliveira, em alguns consta como Maria Gonçalves Pires ou Maria Gonçalves Dias, e no da sua avó e do seu tio-avô Sebastião está Maria Oliveira.

    4 - Que o avô paterno do Bernardino que o Kleber encontrou é António Gonçalves, pelo que bate com o erro que o Bernardino fez constar em alguns assentos dos filhos que sua mãe seria Maria Gonçalves Pires ou às vezes Dias.

    O que me leva a concluir que todos estão errados e que o assento que o Kleber encontrou é mesmo o do seu bisavô Bernardino de Oliveira, e que os pais dele eram Crespim D'Oliveira e Maria Francisca de Jesus.


    Afinal o nome do seu trisavô era Chrispim de Oliveira, conforme o assento de casamento. Já comecei a arvore da sua família, veja se tudo bate certo e tente falar com os parentes mais velhos que ainda existam


  • @JoaoH aqui está um batismo de um irmão da sua avó, cujos padrinhos são o tio materno irmão, Delfim Moreira dos Santos, da Ana de Oliveira (que tb não deve ser o apelido da mãe da sua avó, mas o meu palpite será Ana Moreira dos Santos) e a mulher dele Luiza Emília dos Santos


  • @JoaoH vc terá que encontrar o casamento do Bernardino e da Ana e tenho quase a certeza absoluta que esse casamento se encontra arquivado na Conservatória do Registo Civil da Maia, e deve ter-se realizado entre abril de 1911 e dezembro de 1912, porque quando o bernardino tirou o passaporte aos 22 anos já era casado. Vc devia pedir o assento de casamento no site civilonline Civil Online (mj.pt) indique o nome de Bernardino de Oliveira e Ana Oliveira, preencha os dados que tem e na data do registo coloque 1924 (porque o site por defeito só aceita registos até 100 anos) depois nas observações diga que o casamento deve ter ocorrido entre abril de 1911 e dezembro de 1913. Informe tudo nas observações o nome dos pais de bernardino e de Ana (Joaquim Moreira dos Santos e Maria Francisca dos Reis Ferreira) e que ambos são naturais da freguesia de Moreira, no concelho da Maia, distrito do Porto e ambos nasceram em 1890

  • editado January 2023

    @JoaoH veja, que nas informações que vc deu, com os documentos do seu bisavô, tudo vai batendo mais ou menos certo, só vi agora que no primeiro post o pdf que vc juntou tinha mais documentos, lá consta que casou a 29 de abril de 1911. Peça esse assento de casamento no site que eu lhe indiquei, o civilonline, e como lhe disse na data coloque 1924, mas nas observações informe que casaram em 29/4/1911 na Maia. Que é o mais provável! Se receber um assento de casamento passados dois dias ou três no seu e-mail é porque sem dúvida aquele assento que o Kleber encontrou é o do seu bisavô. É que bate tudo certo, até a profissão de carpinteiro!


    Repare nisto @JoaoH até o declarante do óbito do seu bisavô Bernardino foi o cunhado dele, irmão da sua bisavó Ana, Delfim Moreira dos Santos. Tenho quase 100% que vc vai achar o casamento dos seus bisavós em Portugal e vai descobrir que a sua bisavó não era Anna Oliveira mas Ana Moreira dos Santos (ou outra variação que tenha que ver com os apelidos dos pais dela)

  • @nunogomes Primeiramente muitíssimo obrigado por todo esse tempo e atenção dado ao meu caso.

    Intocável e perfeito seu relatório. Nem sei como lhe agradecer por tanto.

    Espero poder ajuda-lo em tudo que precisar.

    Providenciarei a certidão de casamento conforme sugerido por você e vou deixando vocês todos atualizados.

    Mais uma vez obrigado por tudo.

  • @JoaoH não tem o que agradecer. Sim quando tiver essa certidão de casamento informe aqui

  • @nunogomes Olá querido Nuno, tudo bem ?

    Solicitei a certidão ontem e hoje já recebi a mesma.

    Segue anexa a certidão.

    Confesso que fiquei confuso porque agora aparece um Ferreira.

    Me diga alguma coisa sobre o que acha disso.

    Obrigado


  • Boa noite! @nunogomes@nunes

    Será que alguém pode me ajudar?

    Estou ajudando um amigo a procurar a certidão do bisavô dele em Portugal.

    o nome do Bisavô é José Marianno Bittencourt de Mello

    Filho de: Marianno Jacintho de Mello e Maria da Estrella

    Segundo informações eles vieram da ilha dos Açores,.

    Eu encontrei a irmã dele, segue registro em anexo, mas ele eu não encontro.... Não sabemos a idade dele ao certo. mas foi entre 1890 e 1895 pois se casou em 1911. Será que alguém pode me ajudar? Agradeço


  • JoaoHJoaoH Member

    @nunogomes Colega tudo bem?

    Você chegou a ver meu comentário com a certidão??

    Poderia me ajudar por favor

  • JoaoHJoaoH Member

    Desisto deste caso.... não consigo entender

  • JoaoHJoaoH Member

    Colegas, boa noite.

    Alguém poderia me ajudar entender qual o nome do distrito no documento anexo, REGISTRO CONSULADO, eu não consigo entender para poder localizar a certidão de nascimento dele.

    Poderiam me ajudar por favor?


    Obrigado.


  • @JoaoH

    Guarda / Vila Soeiro

  • JoaoHJoaoH Member

    @Kleber Silva Aguiar estes eu consegui identificar, só não consegui decifrar qual é o distrito.

  • @JoaoH

    Está escrito "Idem". O concelho da Guarda fica no distrito da Guarda.

  • JoaoHJoaoH Member

    @Guilherme Moreira meu Deus é isso mesmo, nossa obrigadoooooo.

    Agora então para procurar a certidão eu tenho que olhar todas as paróquias ou tem uma específica?

  • JoaoHJoaoH Member

    @Guilherme M obrigado pela ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.