Ajuda para encontrar certidão de nascimento/batismo do meu bisavô

Olas!

Boa tarde!

Estou pesquisando para encontrar documentos do meu bisavô que possam ser usados para conceder a cidadania pro meu pai e depois para minha irmã e para mim.

Poderiam me ajudar?

Nome do meu bisavô: Joaquim Domingues Cravo

Cônjuge dele: Albina de Oliveira

Pai dele: João Domingues Cravo

Mãe dele: Maria dos Santos Siqueira

Nasceu em Aveiro e faleceu no Brasil (Sepultado em Vicente de Carvalho-Guaruja-SP ou Santos-SP). Ainda não encontrei a certidão de óbito. Vou pesquisar nos livros dos cemitérios.

Se alguem puder me ajudar ou orientar agradeço :)

😊

Comentários

  • @CarlaCravo a sua família é de Mira, e o seu bisavô, chegou a ter filhos em Portugal. Aqui está o cartão de imigração de um filho do seu bisavô.

    Peça no civilonline o assento de nascimento do João Domingues Cravo, nascido no dia 23/3/1931 em Mira e nesse assento de nascimento vai constar de onde é o seu bisavô, que idade ele tinha em 1931 e de onde é a sua bisavó Maira Albina de Oliveira.



    Aqui Registo de passaporte de Joaquim Domingues Cravo - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq (arquivos.pt) está o registo de passaporte de um irmão do seu bisavô, Joaquim Domingues Cravo, de 43 anos de idade, filho de João Domingues Cravo e de Maria dos Santos, natural de Mira, residente na freguesia de Ílhavo, concelho de Ílhavo. Passaporte para Santos, Brasil, o que me faz ter quase a certeza que se trata da sua família e que eles são de Mira. Mira fica mesmo na fronteira do Distrito de Coimbra e de Aveiro, mas pertence a Coimbra o que não impedia as pessoas de tratarem dos seus assuntos em Aveiro que é bem mais perto.

  • @CarlaCravo Representação digital - Arquivo da Universidade de Coimbra - Archeevo (uc.pt) imagem 12, assento n 32. Está ai o batismo do seu bisavô. Joaquim Domingues Cravo, nascido no dia 14/3/1892 na freguesia Febres, concelho Cantanhede, distrito de Coimbra. Febres é bem proximo de Mira, pelo que aqueles devem ser mesmo seus familiares, Alias a mae do seu bsiavo é de Mira conforme o batismo dele

  • Uau!!!! Muito obrigada! Me ajudou muito!!!

    @nunogomes você acha que os dados do meu avô, do meu pai e com a certidão de nascimento do meu bisavo, que solicitarei via civilonline, você acha que já daria para dar inicio ? Ou seria necessário mais algum documento dele daqui do Brasil?

    Muito obrigada mais uma vez e desculpe o incomodo.

    😊

    Abraços!

  • @nunogomes Será que tu poderias me ajudar a encontrar os cartões de imigração do meu biso e/ou de seus pais e irmão? Tenho muito vontade de ver as fotos dos meus familiares, conhecer suas feições.

    Dados:

    • José Gonçalves Lopes

    Pai: Manoel Gonçalves Lopes

    Mãe: Victoria Martins ou Victoria Martins Cardoso

    Nascimento: 07.03.1889 em Valongo do Porto

    Veio para o Brasil pela 1ª vez, aos 6 anos, em 1895 e depois já adolescente.

    Agradeço imensamente a tua ajuda

  • @CarlaCravo então, primeira coisa, a certidao de batismo do seu bisavô já está no arquivo da Universidade de Coimbra, que funciona diferente dos outros arquivos distritais. Não pode nem pedir no civilonline nem no crav, tem que ser um formulário próprio do arquivo da universidade de coimbra. Segundo, quem declarou o seu avô, filho do seu bisavô português? e quem declarou o seu pai? Em que circunstâncias. A mulher do seu bisavô joaquim era portuguesa ou brasileira?

  • @fcarneiro estou em viagem, mas no fim de semana tento pesquisar algo a respeito

  • @nunogomes Muito obrigada pela disponibilidade. Torcendo para que tu consigas achar alguns documentos com fotos.

  • @fcarneiro eles residiram no Maranhão quando no Brasil? Se sim, lamento, mas no FS só há cartões de imigração dos estrangeiros que estavam em SP e RJ

  • @nunogomes Eles chegaram ao Brasil pelo Porto de Belém e anos depois, vieram para o Maranhão. De qualquer forma, muito obrigada pela atenção.

    PS: encontrei o cartão de imigração de minha tia bisavó, Felisberta Lopes da Silva. 😍

  • @fcarneiro ela tb de belém e do maranhão? Onde pesquisou?

  • @nunogomes No verso do cartão há o registro do Porto de Recife,



Entre ou Registre-se para fazer um comentário.