Judeus Sefarditas - Informações e processos

1127128130132133155

Comentários

  • Quanto tempo agora o ACP Porto leva para processar uma aplicação do círculo 1 verde para o círculo 2 verde? Alguém sabe?

    Muito obrigado.

  • O meu processo andou pra 7! Já marquei na planilha.

    CRC, sem urgência, 70xxx, outubro 2020.


    Alguma previsão de andar pra 7 verde?

    E alguém já fez transcrição de casamento em São Paulo? É pelo correio mesmo que mandamos?

    Obrigada!

  • Bom dia foristas,

    Fiz uma solicitação de urgência, e como resposta, recebi somente um email meio genérico, conforme abaixo.

    Não quero entrar em embates desnecessários com a oficial, contudo gostaria de saber se existe em algum lugar na lei, ou em outro regularmento, a questão da "solicitação de urgência", só para dizer para ela, algo bem de boa "olha, é que na verdade, isso é uma solicitação de urgência, conforme regulamento XXX/YYY".




    CRC Ponta Delgada <civil.pdelgada@irn.mj.pt>

    09:03 (há 1 hora)

    para mim

    Exmo Sr.

     

    Os processos estão a ser tramitados pela ordem sequencial de recebimento. Queira por favor aguardar, sendo informado de alguma alteração ou comunicação obrigatória.

    O processo em questão só chegou a esta Conservatória em setembro de 2022.

     

     

    Com os melhores cumprimentos

    A oficial de registos,

  • editado October 2022

    @lodantas

    acredito que as questões de urgência são tratadas internamente. Extraoficialmente sabemos, pela experiência dos demais e e-mails das conservatórias, que ACPorto é mais restrita e Lisboa ainda acolhe alguns casos de pedido. Nunca vi nenhum documento que abordasse questões de urgência, para que seja usado no embasamento de um pedido.

    No mais, se incomodaria de dizer o motivo do seu pedido ?

  • Olá @devsefardita,

    Posso dizer sim, sem problema. Urgência por ter recebido proposta de trabalho. A impressão que tenho é que nem chegou a ler os pdfs que enviei.

  • Olà foristas!

    Apenas curioso se alguém recebeu um certificado da CIL este mês, parece que eles não emitiram nenhum certificado por um mês

  • EMFEMF Member

    @dududuedu ,

    recebi a chave de acesso após enviar email para os dois endereços que vc indicou.

    muito grato pelo apoio.

  • @EMF , ótimo...., agora é ter paciência e acompanhar a movimentação pelo site ,

    abraço, boa sorte.

  • @Admin

    Bom dia Admin, É possível inserir um filtro na planilha para poder filtrar por conservatórios? Isso facilitará muito a navegação. Obrigado

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @WVG bom dia, sim, a planilha de filhos já tem esse filtro, vou adicionar à de sefarditas também.

  • Olá pessoal! Depois de mais ou menos 2 anos e meio meu processo chegou ao fim graças ao grupo aqui do fórum e outros que participo. Mas agora estou com uma dúvida. Já chegou na bolinha 7 terminado, com a seguinte mensagem: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. Qual o procedimento agora? Procurei aqui pelo fórum e não consegui achar nada a respeito. Alguém mais experiente do fórum poderia me dizer o que tenho que fazer ou tenho que aguardar algo? Estou meio perdido de como proceder.


  • @Marco_Bezerra não precisa fazer nada, agora eles só tem que registrar o assento. O tempo algum colega com experiencia de sefardita no Porto vai saber te informar melhor, pois os prazos são diferentes. Para 1C no Porto no momento eles estão levando uns 45-60 dias para esse passo final.

  • Olá, o meu processo foi dado em Setembro 2021. Já tinha passado um ano, e ainda é na primeira bolinha nos registos centrais. É normal?

    Eu dei um pedido de urgencia quase 2 meses atrás, mas meu advogado ainda não obteve nenhuma resposta sobre isso e acho que de qualquer forma será definitivamente rejeitado, como isso afetará meu processo?

    Também o processo dos meus pais foi dado em março 2021, já um ano e meio atrás, e ainda é na primeira bolinha nos registos centrais.

  • Hola,

    Alguien sabe de que fechas están enviando la clave para los procesos enviados a la CRC Lisboa?

    En un grupo lei que alguien que envió el 19 de julio y sin abogados, recibió la clave la semana pasada, pero en otros grupos leí que van en los procesos enviados en abril.

    Habrá a sido suerte que recibiera la clave tan rápido?

    Gracias!

  • Olá pessoal. Meu processo foi numerado após 31/08, porém recebido antes disso. Estou confiando na possibilidade de considerarem a data de recebimento, e não de numeração do processo, pra valer a Lei antiga. O que devo fazer? Apenas aguardar? Ou seria bom eu tentar anexar ao processo o Doc do DHL que comprova a data de chegada do meu envelope no ACP Porto?

  • @Diogo_1978

    O que vale é a data de expedição, tem que ser até 31/08/2022.

    Guarde os comprovantes com você, caso seja necessário no futuro.

    O meu tb foi numerado após 31/08, porém só pretendo usar o comprovante de entrega da documentação se me pedirem.

    Não acredito que seja o caso, pois eles foram muito benevolentes aceitando a data de envio como data de entrada no processo.

  • @viniciusfm Oi Vinicius, suo proceso ya fue completado? suo registro ya foi criado? Obrigado pela sua respuesta.

  • Olá, membros do fórum

    Tenho a seguinte situação. Enviei 7 processos da minha família, cada um separado e marcado num envelope DHL que chegou ao escritório do Porto no dia 10 de Agosto. No dia 5 de Outubro recebemos a senha de um dos processos, mas até agora não recebemos qualquer informação sobre os outros. Escrevi um primeiro e-mail para o escritório do Porto, mas eles não responderam, depois escrevi outro e eles disseram-me que as senhas foram remetidas aos respetivos requerentes, mas todos os processos estavam ligados ao mesmo e-mail. Respondi que ainda não tínhamos recebido nada, mas ainda não ouvi nada de volta.

    O que é que me aconselha a fazer?

    Obrigado.

  • @WVG , ainda no aguardo do assento. Creio que demorará no mínimo mais um mês.

  • Saudações a todos os membros do fórum


    Quero lhe dizer que meu processo de nacionalidade terminou e meu assento foi criado hoje. Quero agradecer a orientação e apoio que recebi no fórum, porque quando houve dias difíceis aqui encontrei encorajamento.


    Como informação, deixo o tempo que levou para criar o assento a partir do dia em que a nacionalidade foi aprovada.


    6 verde 14-09-2022

    7 verde 20-10-2022 (36 dias)

  • Pessoal, bom dia!


    Queria tirar uma dúvida aqui... eu já tracei a minha árvore familiar oito gerações para trás (com os devidos suportes de certidoes de nascimento/batismo).

    Não encontrei qualquer evidência de que a família tivesse uma origem judaica. No entanto, é algo que muitas vezes ouvi falar em casa.

    Então a minha pergunta é, essas comunidades de Lisboa e do Porto, são eles que fazem a pesquisa genealógica buscando o parente judeu ou é o próprio interessado que precisa se dirigir à comunidade com todas as informações prontas e eles só validam?

  • WVGWVG
    editado October 2022

    @eduardo_augusto bom dia, voce tem que hacer o analysis e tener tuda a documentacion completa para que a CIL valide seu informe.

    Um genealogista contratado pode hace ese trabhalo por voce e finalizar um informe de sua generacao hasta uma generacao de ascendente sefardita e encontrada.

    si suo registro nao esta documentado e completo, a CIL rejectara su registro e cobrara 500 euros pelo suo analysis.

  • @Danielrs O meu processo finalizou a mais ou menos duas semanas. Como as autoridades Portuguesas lhe avisaram da criação do Registo de Cidadão Português. Encaminham e-mail ou temos que ainda ficar verificando no site onde verificávamos o andamento do processo?

    No mais, parabéns e aproveite essa conquista.

  • @Yuri_ Obrigado pela resposta. Sabe me dizer se quando for criado o Registo de Cidadão Português é enviado algum tipo de e-mail informando os outros passos para solicitar cartão cidadão e o passaporte?

  • EMFEMF Member

    @DALH, meu grupo familiar enviou 8 processos para o Porto. Recebemos as senhas entre 1 e 2 meses. Deem estar pra sair as senhas a qualquer momento. Lembrar que houve um grande numero de processos chegando nos ultimos meses. O processo todo requer paciencia.

  • @Marco_Bezerra eles só costumam enviar o assento via e-mail falando que está concluído, mas alguns conservadores ainda só enviam carta. Depois que vc ver a bolinha verde vc pode pagar 10 euros para emitir no Civil Online. Quanto a instruções para o cc e passaporte eles não mandam nada não, mas é só agendar com seu consulado e levar seu documento de identidade brasileiro + assento.

  • Olá, o meu processo foi dado em Setembro 2021. Já tinha passado um ano, e ainda é na primeira bolinha nos registos centrais. É normal?

    Eu dei um pedido de urgencia

    Também o processo do meus pais foi dado em março 2021, Já um ano e meio, e ainda é na primeira bolinha nos registos centrais.

  • PPVPPV Member

    Ola, o meo processo foi entregado por correo na Conservatoria Central em Lisboa o dia 27 de junio, e hoje recebi a chave de acceso!

  • @Marco_Bezerra

    Eles fazem tudo pelo site, devemos verificar com frequência para perceber o andamento, porém assim que o cadastro é criado eles enviam uma cópia do mesmo por correio para o seu endereço

    Obrigado!

  • Somente para fins de estudo, gostaria de compartilhar um link para este filme recém lançado sobre os Judeus Sefarditas e a inquisição Portuguesa: https://www.youtube.com/watch?v=KsmxUL7SQfQ

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.