Divergências de datas

Pessoal preciso de ajuda, estou dando entrada na transcrição de casamento de meus avós portugueses que casaram no Brasil, acontece que na certidao de casamento a data de nascimento de meu avô e diferente da de nascimento na Conservatório de Boalhosa em Portugal, na certidão de casamento "diz que ele nasceu em 31 de marco de 1905, ja a Certidão de batismo dele consta 30 de maio de 1905", acontece que na Certidão repografica o registro foi feito em 21 de abril de 1905, ou seja no registro a data de nascimento dele na conservatoria consta seu nascimento um mês depois (Maio), erro claro cronológico, pois seu registro data um mês antes de ele nascer, como se trata de freguesia rural com poucos movimentos de cartórios, ele é o único registro de abril. Pergunto se isso vai me trazer transtornos; e como retificar uma vez que se torna impossível retificar no Brasil por motivo de ordem cronológica (abril/maio) da certidão portuguesa e em Portugal seria difícil provar com certeza a data pelo tempo decorrido e por ser o primeiro documento do meu avô, inexistindo outros que possam datar com certeza.

GRATO

Comentários

  • @cassiagoncalves ,olá. Considere que os nomes corretos dos cidadãos portugueses são os que constam nas certidões portuguesas, bem como as respectivas datas constantes destas certidões.

    Observe também que as certidões de baptismo sempre são posteriores a data de nascimento, ou seja, ele pode ter nascido em 21 de abril de 1905 e ter sido batizado em 30 de maio de 1905 , portanto a meu ver não existe erro nessa cronologia.

    qual certidão portuguesa vc irá anexar no processo de transcrição do casamento ?

    é a data que consta nessa certidão que deverá nortear a data de nascimento do portugues na certidão de casamento brasileira.

    O correto seria retificar a certidão brasileira ; mas voce pode não retificar e mandar o processo adiante , porém é sempre um risco, pode ser que caia ou não em exigencia.

    abraço.

  • dududuedu, o registro foi feito em "abril" , e no nesmo consta como data de nascimento "Maio", como uma pessoa foi registrada um mês ante de nascer? Por cronologias ele nasceu em "Março " . Entendeu.

  • @cassiagoncalves ok entendi, o erro estaria no próprio registo portugues.

    Sendo assim, a minha sugestão seria encaminhar para transcrição do casamento as certidões do modo como estão , bem como a certidão de casamento brasileira, verifique se todos os nomes dos portugueses estão corretos na certidão brasileira , acredito que não haverá maiores problemas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.